15 de maio de 2011

EDUCAÇÃO: NÃO ADIANTA COOPTAR A GREVE CONTINUA

O vídeo abaixo mostra a disposição de luta dos professores em greve. As manobras de cooptção do governo não modificam o ânimo da categoria. A grande maioria dos mestres não se dobram as investidas da família Sarney.

A FOTO DO FATO: POLÍCIA DE ROSEANA SARNEY PARTE COM GOSTO E GÁS CONTRA OS PROFESSORES

A tropa de choque da Polícia Militar do Maranhão foi acionada no início da tarde de domingo(15) para afastar os professores em greve da frente do Palácio dos Leões. Roseana Sarney não consegue sono tranquilo desde que o acampamento se fixou na Praça Pedro II.

Durante a manhã em Assembléia realizada no Convento das Mêrces ficou decidido pela continuidade do movimento grevista. O Blog recebeu a informação de que alguns dirigentes sindicais voltaram sentar no colo do governo. A dupla "Júlio Tú Queres", "Júlio Dinheiro" teve recaida durante a ultima madrugada.

Batmam e Robin cairam na desconfiança da categoria a partir da escolha do Convento das Mêrces como local das plenárias. Nas Mercês funciona a Fundação José Sarney sob os auspícios do retrato da Madre Superiora.

Apesar dos pesares a greve continua.


EM PLENO DOMINGO ROSEANA AMEAÇA PROFESSORES COM TROPA DE CHOQUE

Os professores da rede pública estadual do Maranhão em Assembléia realizada na manhã deste domingo decidiram pela continuação da greve. Ao retornarem ao acampamento em frente ao Palácio dos Leões foram surpreendidos com o deslocamento da estrutura . A tropa de choque obedece ao comando do governo, que utiliza tática de guerra para afastar os grevistas das portas do Executivo. Foram utilizadas bombas de gás lacrimogeneo, spray de pimenta e balas de borracha. A cavalaria está a posto para iniciar investida sobre os professores.

A orientação parte de dentro do Palácio do Leões sob o comando do coronel Vieira, chefe da Casa Militar. Segundo informações Roseana acompanha tudo da ilha de Curupu, mas deve retornar no fim da tarde a bordo do Super-Helicóptero EC-135.

Na volta da Assembléia Geral o cenário já estava modificado. O acampamento fora distanciado do Palácio dos Leões. O objetivo é que nesta segunda-feira(16) o acampamento interfira no trânsito, incompatibilizando o movimento grevista com a população.


O MARANHÃO DA ESCRAVIDÃO: LIBERDADE PELA EDUCAÇÃO

Na abolição da escravatura (sexta-13) refleti sobre os 45 anos de mando Sarney. Qual a contribuição  que os maranhenses dão a este processo de escravidão? Surgiu a mente as leituras dos Médici, da Divina Comédia de Dante Aleghieri e os Sermões do Padre Vieira.

Da primeira assombrou-me o tempo de mando. Foram 100 anos com relatos na obra de Maquiavel (O Príncipe). A forma de cooptar  lideranças tem notáveis semelhanças de Florença à São Luís do Maranhão. A cultura é um catalisador diante da ignorância e analfabetismo. 

Na segunda interessei-me pelas alegorias e simbolismos que retratam o inferno dantesco (A Selva Escura). O poeta foge neste período das perseguições. Leão, pantera e loba representam os atores na luta pelo poder. Da Itália ao Brasil famílias ainda gravitam em torno do poder. A diferença é que no Maranhão os Sarney aproximam-se dos Médici no tempo de mando. 

Das lições do Padre Vieira a atualidade : "O nome, a cor e a fortuna, são as três causas que têm os que se chamam senhores, para a grande distinção que fazem entre si e os seus escravos". Infelizmente no Maranhão conjugam-se os três fatores dependentes e harmônicos nos três Poderes.

A esperança do Maranhão vem de um movimento grevista encabeçado pelos professores. Que a luta pela educação seja um sinal da Liberdade. Que a Liberdade gerada pela educação multiplique consciências libertárias.  Avante Professores vocês representam a luta do Maranhão .

A liberdade é o sol que nos anima.     

14 de maio de 2011

GUERRA DE TRAVESSEIROS : DELÍRIOS E EJACULAÇÕES

Retornamos as atividades para de chofre recebermos ameaça de processo judicial. A motivação advém de comentários de leitores a respeito de tendências e opções. A postagem foi publicada na sexta(13) sob o título 'BLOG DO CESAR BELLO TEVE MATÉRIAS RETIRADAS DO SEU CONTEÚDO. Os comentários às supostas  relações  homoafetivas envolvem personagens da blogosfera.

Disponho aos que sentirem-se ofendidos com os comentários, todas as "ferramentas" do Blog para elucidação do caso. 

Adianto que não irei contribuir nessa "guerra de travesseiros", nem tão pouco com delírios ou ejaculações. 



13 de maio de 2011

BLOG DO CESAR BELLO TEVE MATÉRIAS RETIRADAS DO SEU CONTEÚDO NA QUINTA-FEIRA(12)

Tomei conhecimento que o servidor que cobre alguns usuários de Blogs estaria com problemas. Para não ser acusado de "Sindrome da Perseguição" aguardei paciente o retorno do serviço, que ocorreu após as 14 horas da sexta-feira(13).

Ocorre que para minha surpresa as matériaS da quinta-feira(12) foram retiradas do conteúdo do Blog. Vou procurar esclarecimentos junto ao servidor para as razões da exclusão. Rogo que seja apenas mais uma questão técnica.

Crível é a suspensão do serviço, incrível  a retirada das matérias. Todas relativas as atitude do governo com os educadores. Vamos aguardar as justificativas.

11 de maio de 2011

SERÁ QUE COM TANTA MISÉRIA NÃO ENCONTRAM NENHUMA PROVA PARA PRENDER SARNEY?

O IBGE divulgou mais um  índice que comprova a miséria do Maranhão. Qual o volume de recursos federais durante os últimos 45 anos, remetidos para o Maranhão? Se corrigidos em quanto aumentariam estes valores? Isoladas as administrações de Roseana Sarney qual seriam estas estimativas? Qual a relação da miséria do povo do Maranhão com o enriquecimento da família Sarney? Será que diante das estatísticas não se encontram provas para prender Sarney?

Enquanto isso na "Sala de Justiça" contentam-nos com prisões de Prefeitos. Vereadores e Secretários Municipais. Bom mesmo seria ver os verdadeiros responsáveis pela miséria do Maranhão presos, julgados e condenados. Quem sabe um dia, quando a Justiça não encontrar-se tolhida, tutelada e tolerada.

Pai e filha multiplicaram o que estava ruim e pioram o que é feio e lamentável.

Ao inferno com eles.



FALTA DE QUALIFICAÇÃO: SEGURANÇAS DE ROSEANA AGRIDEM PROFESSORA

Os seguranças de Roseana Sarney são exemplos da falta de qualificação. A constatação ocorreu nesta manhã(11) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana . A contradição entre o que a Sarney fala e a realidade, ocorreu após mais um saco de promessas . Uma professora de educação física tentou protestar próximo a Roseana Sarney . A guarda pessoal de Roseana agiu de forma violenta, retirando a professora do local. 

No evento Roseana Sarney prometia a qualificação da mão de obra maranhense para 240 mil postos de trabalho. Mas os funcionários que fazem a segurança da governadora mostravam o contrário. Roseana Sarney não freqüenta locais públicos porque teme  protestos, principalmente da categoria dos professores.

A informação vazou no programa radiofônico "Qual é a Bronca". O locutor fez tudo para minimizar a informação, mas um professor com muita habilidade conseguiu denunciar. 

ENQUANTO ROSEANA SARNEY PROMETE O IBGE ESCLARECE

Roseana Sarney realizou nesta manhã(11), um mega-evento em 3 dimensões . O objetivo é divulgar mais um fantasioso programa de governo, supostamente voltado para qualificação mão de obra. Após quarenta e cinco anos de poder, a família Sarney finalmente entendeu que qualificar o trabalhador é função do governo.

Enquanto Roseana promete o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatíticas esclarece. O Maranhão proporcionalmnte é o Estado que concentra o maior número de miseráveis. Somam 1,7 (Um milhão e setecentos Mil ) os habitantes que vivem com renda inferior a R$ 70 Reais (Setenta Reais). Para avaliar melhor o quadro tenha-se em mente que a população do Maranhão é de 6,5 Milhões .

Fica difícil acreditar em qualquer inicitiva de Roseana  Sarney que envolva educação. A história das suas administrações foram marcadas pelo abandono e negociatas, como no caso do Telensino com a Rede Globo. O atual movimento grevista na educação briga justamente pela qualidade do ensino. Roseana Sarney responde com intolerância e intransigência. Quem pode acreditar neste governo? Os números não mentem e as posturas falam.

10 de maio de 2011

EDUCAÇÃO: PROFESSORES MOBILIZADOS PROTESTAM NA ASSEMBLÉIA

Os professores do Maranhão estão mobilizados e mantém o movimento grevista em todo o Estado. Hoje na Assembléia Legislativa restou provado folêgo para mais cem dias. A categoria protestou, cantou e promoveu a suspensão dos trabalhos. A força do movimento vem da união da categoria em torno dos pleitos pela qualidade do ensino. Destaque para o Estatuto do Magistério e Piso Salarial reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal .

Roseana Sarney  vem postergando a implantação do estatuto do Magistério, desde que apeou Jackson Lago do  poder. O reconhecimento do Piso Salarial é decorrência da decisão do STF, mas fica  prejudicado pela falta de previsão do orçamento em 2011. 

O governo de forma esperta diz que vai cumprir a decisão do STF quanto ao Piso Salarial. Ocorre que o  Superior Tribunal Federal não definiu a questão orçamentária nos Estados. Como no caso da Lei da Ficha Limpa foi reconhecido a constitucionalidade, no entanto a aplicação ficou indefinida pelo empate na decisão . Cabe aos governos decidirem pela implantação ao não do Piso Salarial. De onde se conclui que se existe intransigência ela vem do governo do Estado do Maranhão.

Se o governo da Sarney não correr o bicho vai pegar. Se ela ficar parado o ano letivo fica prejudicado. 

CASTELO QUERIA FAZER DEMAGOGIA COM O IMPOSTO PREDIAL E SE DEU MAL

João Castelo e José Sarney são animais políticos em extinção. Foi a força cronológica da ordem política que os colocou nesta situação. Do contrário por longo tempo ainda atrasariam o desenvolvimento do Maranhão. O modo de operar é o mesmo de trinta anos passados, com dissimulação e uso de terceiros para reparo dos erros.

Não foi diferente agora em 2011, quando da desastrada tentativa de fazer demagogia com o imposto predial. Castelo programou lançar o IPTU, com medidas que garantissem a melhoria da sua popularidade. Articulou isentar os contribuintes cujos valores não influenciam na arrecadação do município. Mas ao mesmo tempo "passou o sal" nos que de alguma forma aumentam o bolo da arrecadação municipal.

O "Robin Hood" tenta pela prática demagógica, com o uso do chapéu alheio juntar a fome com vontade de comer. Ocorre que alguns insatisfeitos resolveram vazar o conteúdo do PVC( Plano para Valorizar Castelo) . Isso foi o bastante para a turma da "Sarna" fazer o costumeiro rebuliço. Castelo saiu à francesa e só retornou quando a "Planta de Valores Genéricos" foi justificada.

Outros acham que tudo foi adequadamente preparado, com o fito de fritar Domingos Brito. Brito é o único remanescente entre os Secretários que é oriundo da cota dos doadores de campanha. A FRANERE está no DNA do ainda Secretário de Urbanismo do Município.   


9 de maio de 2011

POLÍTICA: OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS SÃO DO JOGO DE XADREZ, MAS O BLEFE VEM DO BARALHO

A atividade política no Maranhão não tem nenhuma denotação científica. Quando usamos da capacidade  para interpretar os fatos nesta seara, a conotação que surge é sempre do jogo de interesses escusos.

Os movimentos parecem seguir a orientação do jogo de xadrez. Peões postam-se a frente, contudo a capacidade de locomoção é pequena. Os bispos ao contrário correm em diagonal, com espaços mais amplos. As torres dão  proteção ao rei e a rainha. Os cavalos pela capacidade de deslocamento percorrem os dois lados do tabuleiro político.

Rei e rainha são preservados durante o jogo. Quase sempre o objetivo é  que a rainha defina o "xeque mate". Tudo depende dos movimentos dos adversários. Se inteligentes e bem elaborados, indo além de único lance, merecem raciocínio na mesma intensidade  em proporção maior.

Na ação todos se igualam no blefe(mentira) comum no jogo de baralho. Exemplo é usar Roberto Costa como peão na Assembléia Legislativa e blefar com a sua candidatura à Prefeito de São Luís em 2012. Outros lances se entabulam como é o caso da candidatura do bispo Luís Fernando ao Governo em 2014. O blefe se repete, posto que Lobão da "torre" do Ministério das Minas e Energias é o candidato ao governo no Maranhão. 

O objetivo nos dois casos é preencher os espaços e não deixar o vácuo para a oposição. Luís Fernando Silva cacifa-se para o governo em 2014, mas mira a Prefeitura de São Luís em 2016. Lobão com posse de "chapeuzinho vermelho" no MME tem os olhos bem grande no governo do Maranhão em 2014.

Essas são as possíveis movimentações das peças da "Branca". Para não dar nó em neurônios, deixo para movimentar as "Negras" nos próximos lances. Lembrando que Roseana Sarney é exímia jogadora de baralho, entretanto costuma atrapalhar-se no jogo de xadrez.


MAIS TRÊS MORTES NA BR-135: NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO SUPERA A IMPRUDÊNCIA DOS MOTORISTAS

Conversava nesta manhã de segunda-feira(9) com um motorista experiente na travessia da BR-135. São quase 50 anos no périplo entre São Luís e Pedreiras, sempre passando pelo "Campo de Perizes". Pelo relato ficou claro que a negligência dos governos, supera a imprudência dos motoristas. O número de veículos que cruzam a BR 135 cresceu de forma ameaçadora, mas os governos negligentes não perceberam a necessidade do alargamento nas vias da estrada .

Depois de centenas de vidas ceifadas foi anunciada ampliação da "Estrada da Morte". Ocorre que a propalada obra, como as dos hospitais e escolas, não saem da mídia para a realidade. Roseana Sarney anuncia durante todos os invernos a promoção de melhorias na BR-135. Ao final das chuvas desmancha-se como água no asfalto, todas as promessas de ampliações, reformas e manutenções nas estradas que cortam o Maranhão.

Com certeza a negligência dos governos Sarney supera a imprudência dos motoristas.
  

A SAÚDE PREVENTIVA É O MELHOR PROGRAMA À SER ADOTADO

Moradores do Bairro do Turu estão insatisfeitos com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. O motivo é a proliferação de insetos que assemelham-se aos transmissores da "doença de chagas". Foram acionados os setores de Vigilância Sanitária dos órgãos competentes. Mas até agora Estado e Município não atenderam as solicitações . É bem provável que estejam esperando mais um surto , para agirem na tradicional forma repressiva.

Os comandos da Saúde do Estado e Município de São Luís, ainda não perceberam que o melhor programa é a prevenção. As comunidades tentam auxilar, contudo por negligência os governos de João Castelo e Roseana Sarney não executam ações preventivas.

Os resultados são os alarmantes índices de hansienise, tuberculose, esquistossomosse e "doença de chagas". O governo do Maranhão e a administração da Capital "Quatrocentona" deveriam eleger a prevenção como prioridade. 

Quanto pior estiver a saúde do povo, maiores são as somas de recursos à serem solicitados. É uma equação criminosa e burra, mas que trás dividendos para os detentores do poder.
       

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...