22 de junho de 2026

ORQUESTRAÇÃO NA MONTAGEM E DESMONTAGEM DAS CHAPAS PARA O GOVERNO/ SENADO NO MARANHÃO

A orquestração montagem/ desmontagem das chapas para governo/ senado no estado servem até o 1º turno - não tem 2º turno para o senado/ candidato ao senado que perder não procura beco/ vai querer continuar no jogo da sucessão.

A orquestra da oposição usou a renúncia de Lhaésio - antes ele  disse que tentaram comprá-lo - a traição de André Fufuca - jurou lealdade a Brandão - como violino : desafinou a direita/ afinou no topo da "esquerda" com "Galdino". 

O governo faz suspense. O "tchan/ tchan/ tchan - aquele da 5ª Sinfonia de Bethoven - anunciará em 10 dias vice/ 2ª vaga para o senado/ com foco no "quantitativo"/ naqueles que podem influenciar grandes contingentes eleitorais.

Josimar "perdeu o réu primário"/ está no regime semiaberto e ainda tem outro processo mais "gordinho" no STF. Esse fica na orquestra de Braide para não tocar piano - juntar suas digitais em condenação no regime "fechado"?

Duarte de vice é uma bomba com efeito retardado - pode demorar/ mas explode. Pedro Lucas como vice amarra a Federação União Brasil.  Roseana para senado  soma mais votos que todos falados e tem muito trabalho.



EM IMPERATRIZ, MARCUS BRANDÃO DESTACA CRESCIMENTO DE ORLEANS E DIZ QUE VICE SERÁ ANUNCIADO EM 10 DIAS

 

Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.


Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.


“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.


Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.


Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.



ORLEANS ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR O MARANHÃO

 

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador. 


Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.


O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.


Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema. 


“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.



A CARA DA TRAIÇÃO E UNIÃO DAS FAMÍLIAS FICHAS SUJAS NO GOVERNO DO MARANHÃO? ANDRÉ FUFUCA FICOU INTRAGÁVEL AO LADO DE EDUARDO BRAIDE

André Fufuca - a cara da traição - ficou intragável ao lado de Eduardo Braide. São dois dissimulados que podem ter o mesmo destino na política estadual.

Fufuca conseguiu enganar o maior traidor da política maranhense - Roberto Rocha - que lhe deu legenda diante do impedimento do pai Chico Dantas.

Os deputados estaduais Chico Dantas( pai de André Fufuca)/ Antônio Braide( pai de Eduardo Braide) foram caçados pela Lei da Ficha Limpa.

Será que essa história  de "transformar o Maranhão" vai ficar sem resposta? O passado de André Fufuca/ Eduardo Braide tem etiqueta Ficha Suja.

Pensam que poderão transformar o Maranhão em uma "mesa de carteado" ? Estão enganados. Campanhas tem momentos para os esclarecimentos.

O Maranhão não pode cair nas mãos dos Fichas Sujas. O eleitor esclarecido vai reagir/ votar pela continuidade do trabalho/desenvolvimento no estado.

Vai chegar a hora em que esses fantoches com caras de "meninos sonsos" serão desmascarados. Eles foram nascidos/ criados na base "Ficha Suja".

21 de junho de 2026

ORLEANS REFORÇA PARCERIA COM SEGMENTO EVANGÉLICO EM PAÇO DO LUMIAR



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.




Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.




Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.






“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.




Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.


A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.

“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

ROBERTO DÁ OS ÚLTIMOS VAGIDOS DE QUEM TERIA PEDIDO O GOVERNO DE DENTRO DOS LEÕES A UMA FADA E OFERECIDO OS DENTES DE LEITE?

Roberto Rocha criado na copa/ cozinha/ confortáveis quartos/ jardins do Palácio dos Leões se apresenta como "filho de sertanejo/ criado com costela de boi/ sopa de corredor/ merenda de caroço de macaúba".

A demagogia se estende ao "desafio de enfrentar o sistema/ disputar o governo/ cumprir o destino". São os últimos vagidos de criança que teria pedido o governo nos Leões à uma fada/ oferecido os dentes de leite?

Reza a lenda lá na cidade Colinas/ que ao cair o primeiro dente de leite/ a criançada pode amarrar/ jogar no telhado e fazer um pedido com o seguinte verso : " mourão/ mourão/ pega meu dente pôde/ me dá o meu são".

No anedotário político maranhense dizem que Roberto Rocha de dentro do Palácio dos Leões - enquanto o pai exercia o governo - teria pedido : "mourão/mourão pega meu dente pôde me dá o governo do Maranhão".

ORLEANS BRANDÃO PRESTIGIA REUNIÃO GERAL DE OBREIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BARREIRINHAS E REFORÇA DIÁLOGO COM COMUNIDADES CRISTÃS




O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.


Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.


Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.


"Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais  firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor. 

São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população", afirmou.


Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.


Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.


No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.


Compromisso


Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.


O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.


"Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado", declarou o pastor.


A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. "Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população", afirmou.

20 de junho de 2026

EM RIBEIRÃOZINHO, ORLEANS BRANDÃO DESTACA AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO E PROPOSTA PARA REGIÃO TOCANTINA



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve nesta sexta-feira (19) em Ribeirãozinho do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Flávio Soares, por lideranças políticas da Região Tocantina e pela população. Durante o encontro, falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, apresentou propostas para a região e defendeu uma gestão construída a partir do diálogo com os prefeitos, da escuta da população e da presença constante nos municípios.




Ao lembrar sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans destacou que percorreu os 217 municípios maranhenses ouvindo gestores e a população para transformar demandas em ações concretas.




“Eu não esperei o ano eleitoral para estar aqui. Talvez muitos de vocês não me conhecessem, mas eu já estava como secretário de Assuntos Municipalistas, dedicando a minha vida a fazer isso. Faz mais de quatro anos que estou andando por todos esses municípios, conversando com as pessoas, entendendo esse estado”, afirmou.




Durante o discurso, Orleans citou investimentos já realizados em Ribeirãozinho, como a implantação do Restaurante Popular, da unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, pavimentação em bloquetes, perfuração de poços artesianos, entrega de tablets aos estudantes da rede estadual, melhorias na alimentação escolar e obras de infraestrutura que fortalecem o desenvolvimento do município.




Na área da saúde, defendeu a implantação de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz e de um Hospital Oncológico em Açailândia, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados na Região Tocantina.




“Eu participei de um governo que deu certo. Participei ativamente de entregas que melhoraram a vida das pessoas e sei que não posso parar por aqui. Eu sinto no meu coração que ainda vou ajudar muito essa região e continuar valorizando um povo que durante muito tempo não foi visto”, declarou.




O prefeito Flávio Soares destacou a parceria entre Ribeirãozinho e o Governo do Estado e afirmou que o município vive um novo momento com os investimentos realizados.




“Eu ainda não tinha visto o Governo do Estado entregar tanto para os municípios da Região Tocantina. É um governo presente, que trabalha, que olha para o interior. Esse é o tipo de governo que o povo está aprovando e nós vamos continuar nesse rumo”, afirmou.




Também participaram do encontro o ex-prefeito Geraldo Braga, o vice-prefeito Boaz Rocha, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Soares, o ex-prefeito de Buritirana Wagtônio Brandão, o ex-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, além dos prefeitos Zé Pequeno (Davinópolis), Domingos França (Montes Altos), Antônio Coelho, Léo Cunha (Estreito), vereadores, secretários municipais e lideranças de diversos municípios da Região Tocantina.




PARA ALÉM DAS FORÇAS OCULTAS ATÉ CHEGAR AS FORÇAS SUPREMAS

O excêntrico ex-presidente Jânio Quadros renunciou e atribuiu o gesto a "forças terríveis" - disseminada e assimilada pela população como forças ocultas para não bater de frente com o poder econômico/ que rejeitava João Goulart vice-presidente.

Jânio Quadros assumiu o poder com grande apoio popular/ implementou medidas austeras/ enfrentou dificuldades com partidos/ militares. Jânio tentou um auto golpe - voltar ao poder com maiores poderes. O Congresso não assimilou a manobra.  

Jânio Quadros descreveu o cargo de presidente como "suprema ironia" - "de um lado um inferno/ do outro melhor que ter orgasmo". Jânio confessou que a renúncia foi uma articulação : "pensei que exigiriam que ficasse/ Jango era inaceitável para elite política".

Renúncia voluntária é morte política antecipada - "rei morto/ rei posto". A renúncia por pressão é um inferno/ pior do que a disfunção que retira o "prazer supremo". O "quadro" político maranhense vai além das forças ocultas/ chega a "força suprema".

A "elite política" dinista se sustenta na "força suprema"/ não aceita Orleans.  "Eduardo Supremo" recebeu  de casamento "fusca/ candidato  chamado Fufuca". Falta quem saiba disseminar antipatia aos eleitores contra "força" suprema da mesma forma velada.





LIDERANÇA DE SÃO LUÍS ANUNCIA APOIO A ORLEANS APÓS DEIXAR BRAIDE




Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.


“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.


“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.

ORLEANS BRANDÃO DISCUTE PLANO PARA O AGRONEGÓCIO NO SINRURAL DE IMPERATRIZ




Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense. 




O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.


O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.


Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo. 


"Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade", enfatizou.


A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção. 


“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam", concluiu.  


O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.

19 de junho de 2026

ORLEANS BRANDÃO REÚNE LIDERANÇAS E APOIADORES EM ATO POLÍTICO EMDAVINÓPOLIS




O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.




Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.




“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.




Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.


“O homem é bom e tem sido acessível. Ele esteve todo o tempo ao lado do governador Brandão, conhece os problemas de todos os municípios e é um homem que está aqui para fazer história. Davinópolis está pronta para este projeto, porque sabe quem realmente trabalha e entrega resultados para a nossa população”, afirmou.


Ao falar sobre sua trajetória, Orleans ressaltou que a experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas lhe permitiu conhecer de perto a realidade dos 217 municípios maranhenses. Ao colocar seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, afirmou que pretende manter o ritmo de investimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a parceria com as prefeituras.


“Eu sou empresário, pai de família e alguém que recebeu a missão de andar o Maranhão e ouvir as pessoas. Não parei um dia sequer, buscando trazer recursos e obras que melhoram a vida dos maranhenses. Agora, coloco meu nome à disposição para continuarmos esse trabalho, gerando emprego, renda e oportunidades, sempre com a convicção de que o povo do Maranhão quer seguir avançando com segurança e seriedade”, pontuou.


Também participaram do encontro a deputada estadual Janaína Lima, o deputado estadual Antônio Pereira, o pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, a pré-candidata a deputada federal Raymara Lima, o prefeito de Ribeirãozinho do Maranhão, Flávio Soares, o pré-candidato a deputado federal pastor Célio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, Jolimar da Silva, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças religiosas.

MARCUS BRANDÃO REVELA QUE HAVIA CONSENSO SOBRE FUFUCA AO SENADO E QUE O EX-MINISTRO FALOU EM "PEDIDO" PARA SAIR DO GRUPO


O ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, reforçou a união do grupo brandonista e revelou que já havia um consenso em torno do nome do ex-ministro André Fufuca (PP) para a disputa ao Senado. Também afirmou que Fufuca tinha conhecimento dessa decisão do grupo, mas que contou ter recebido um “pedido” de alguém para que deixasse a base do governo Carlos Brandão.


Em entrevista ao blog Tribuna 98, Marcus Brandão afirmou que, pelo fortalecimento do grupo brandonista, os demais pretendentes ao Senado já tinham aberto mão da disputa para o ex-ministro, incluindo os deputados federais Pedro Lucas e Roseana Sarney, que aparecem bem colocados nas pesquisas. 


Marcus Brandão disse que informou Fufuca da decisão e  alertou sobre os riscos de deixar a base governista e perder aliados. Nesse momento, o ex-ministro teria relatado o “pedido” de alguém, cujo nome não foi revelado, e que por isso não poderia mais ficar do lado do governo.

 

“De 100 prefeitos, acho que 95 já me mandaram vídeos dizendo que jamais ficarão com ele [Fufuca], até pela maneira como ele falou”, disse.


O ex-presidente do MDB agradeceu as mensagens de prefeitos de todo o Maranhão reafirmando apoio ao governo e à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB). “Eu já contava com isso, porque o modo de Brandão trabalhar é ser amigo, é ser companheiro, é ser solidário”, ressaltou.


Munido de dados de pesquisas recentes, o ex-presidente do MDB, também avaliou que o ex-ministro teria “dado o maior tiro no pé da vida” ao deixar o grupo governista. “Ele, hoje, está tendo queda, comprovadamente nas pesquisas”, afirmou.


Também deu indícios de que a saída de Fufuca é vista como uma traição ao grupo brandonista, do qual participou por quatro anos. “Foi uma das maiores punhaladas, pelas costas  que nós recebemos”, afirmou Marcus Brandão.




CABEÇA NA FORCA E PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS ? ADIADA PARA 23/06 A INSTRUÇÃO/ JULGAMENTO NO STF DE ROBERTO ROCHA



ANTES


Adiada para a próxima terça-feira - 23/06/ 2026 - a Audiência de Instrução/ Julgamento de Roberto Rocha no STF. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes/ que redesignou a audiência.


DEPOIS


O interrogatório do ex-senador Roberto Rocha será realizado por videoconferência e conduzido pelo juiz auxiliar do gabinete do relator/ Diego Martinez Fervenza Cantoario. A conta finalmente chegou?

A defesa Roberto Rocha alega que as declarações - chantagear prefeitos para apoiarem a candidatura de Dino ao Senado  - contra o então governador estariam protegidas pela imunidade parlamentar.

Na peça acusatória os patronos da causa do ministro Flávio Dino argumentam que as declarações não se baseiam em fatos concretos/ configurando ataque a reputação do então governador do Maranhão.

Tem quem aposte que a "cabeça de Roberto Rocha está na força da perda dos direitos políticos"/ tornando-o inelegível ainda nas eleições de 2026/ por longos/ duradouros  anos.  Diz o ditado popular " aqui se faz/ aqui se paga".



 

ORLEANS BRANDÃO CUMPRE AGENDA EM AÇAILANDIA E DISCUTE PROJETOS PARA O MUNICÍPIO E REGIÃO

 


O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, cumpriu intensa agenda de compromissos em Açailândia nesta quinta-feira (18), marcada por encontros com a população, lideranças políticas e representantes da imprensa. 




A programação incluiu entrevistas a rádios e tv, encontros com o prefeito Dr. Benjamim, vereadores e lideranças locais e visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em fevereiro deste ano e já referência no atendimento de urgência e emergência na região.




Durante os encontros, Orleans destacou os avanços do município a partir da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia, ressaltando investimentos que ampliaram a infraestrutura e fortaleceram os serviços públicos.




“Açailândia é uma cidade polo, fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. O governador Carlos Brandão já trouxe a UPA, o Hospital Regional e mais de 40 quilômetros de pavimentação. Eu quero dar continuidade a esse trabalho, olhando para as demandas reais da população”, afirmou Orleans.


O prefeito Dr. Benjamim destacou a importância da integração entre Estado e município na viabilização de obras estruturantes e no avanço de projetos locais.


"É uma parceria extremamente produtiva para nós. Temos um histórico recente de frutos colhidos e, agora, firmamos compromissos futuros. Não há outro caminho para a sequência desse progresso a não ser o apoio ao Orleans Brandão", declarou.



Projetos futuros


Além de ouvir as demandas locais, Orleans apresentou iniciativas consideradas prioritárias para o futuro de Açailândia. Entre elas está a implantação de um Hospital Oncológico, proposta que busca descentralizar o tratamento contra o câncer e ampliar o acesso à assistência especializada.


“O Hospital Oncológico já faz parte do meu plano de governo. As tratativas com o governador Carlos Brandão e a iniciativa privada estão em andamento. A proposta é garantir atendimento mais próximo das famílias e gerar mais de mil empregos na região”, garantiu.


A mobilidade urbana também esteve em pauta, com a apresentação de estudos para a construção de dois túneis subterrâneos na BR-222, voltados à melhoria do fluxo de veículos e à redução de acidentes no trecho urbano da rodovia.


Encerrando a agenda, Orleans destacou o diálogo com lideranças e o alinhamento em torno de novas propostas para a região: “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre o presente e o futuro da cidade, além de prestar contas de ações importantes realizadas quando estive à frente da Secretaria. Açailândia é uma cidade polo, estratégica para o Maranhão, e precisa continuar avançando com planejamento, diálogo e parceria”, finalizou.

18 de junho de 2026

PREFEITOS DE TODO MARANHÃO REAFIRMAM APOIO A ORLEANS BRANDÃO




Em vídeos que circulam nas redes sociais, prefeitos de todo o Maranhão demonstram força política e reafirmam apoio à pré-candidaturade Orleans Brandão(MDB) ao governo do Estado.
  
O movimento dos líderes municipais é para mostrar que continuam unidos em torno da chapa e do projeto municipalista de Orleans. 

Confira alguns vídeos:







 

EM ENCONTRO NO POLO COROADINHO , ORLEANS BRANDÃO AFIRMA QUE VAI SOLUCIONAR PROBLEMAS DO TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO LUÍS



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de um encontro com moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, atendendo a convite do vereador Daniel Oliveira. O evento reuniu lideranças políticas, representantes comunitários e moradores da região para discutir demandas locais e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.






Durante o encontro, Orleans destacou a parceria construída e ações realizadas na comunidade desde o período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Todos os dias, a gente está conversando para trazer ações para o Polo Coroadinho”, afirmou.




O pré-candidato ressaltou ainda que o diálogo permanente com as lideranças locais permitiu identificar demandas importantes para os moradores do Polo Coroadinho e garantiu a execução de ações voltadas à comunidade.


Entre os compromissos assumidos durante o encontro, Orleans destacou a necessidade de implantação de uma unidade do Viva Procon na região. Outro tema abordado foi a situação do transporte público da capital. Orleans afirmou que pretende buscar soluções para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade aos usuários do sistema. Se não resolverem, eu já estou estudando. Quando chegar lá eu resolvo o problema do transporte público de São Luís”, afirmou.


Time unido

“Faço parte de um time que vai caminhar ao seu lado. Um time que terá o próximo governador do Estado para fazer a diferença aqui. Nós vamos caminhar juntos, de mãos dadas, para trazer as melhorias que essa região precisa”, afirmou o deputado estadual Glalbert Cutrim, também presente no evento.


Já o vereador Daniel Oliveira ressaltou o apoio recebido de Orleans nos últimos anos para atender demandas da comunidade. “Orleans pode contar comigo, porque eu honro quem me honra. Foi ele quem nos apoiou para atender as demandas da nossa comunidade quando outros fecharam as portas”, declarou.


Moradores que participaram do encontro também avaliaram positivamente a oportunidade de acompanhar de perto as propostas apresentadas. A professora Antônia Costa, moradora da região há mais de 50 anos, afirmou que foi a primeira vez que ouviu Orleans pessoalmente. “A fala dele demonstrou capacidade de governar o estado, foi muito gratificante”, disse.


A moradora Simone também destacou a impressão deixada pelo encontro. “Gostei do que ouvi, ele me passou confiança”, afirmou.


Ao final do evento, Orleans agradeceu a recepção dos moradores e reafirmou o compromisso de continuar dialogando com as comunidades para construir soluções voltadas às necessidades da população.

17 de junho de 2026

EDUARDO SUPREMO AUTORIZA LHAÉSIO RETORNA A CAMPANHA DE SENADOR AO SABER QUE FUFUCA SEM A PLACA DO UNIÃO BRASIL PODE FICAR FORA DA DISPUTA PARA O SENADO

Não tem mais como esconder que Eduardo Braide é de fato/ de direito/ embora de direita por debaixo "do breu das togas" "Eduardo Supremo". As últimas articulações que levaram Fufuca para ser pré-candidato a senador pela chapa de Eduardo Supremo deixaram claro as digitais "supremas".

A resposta de Brandão foi rápida/ conseguiu o apoio integral do Presidente da Federação União Brasil/ Antônio Rueda para Orleans. Se depender de Rueda/ que não confia em Fufuca(PP)/ Pedro Lucas(União Brasil) é quem vai ser o pré-candidato ao Senado da União Brasil na chapa de Orleans.

Fufuca deve ficar rodado na pretensão de eleger-se senador no Maranhão pela União Brasil. Rueda não esquece a traição de Fufuca/ que mesmo aconselhado por Ciro Nogueira/ Presidente do PP a deixar o governo Lula/ disse : "minha fidelidade é ao povo brasileiro". Vai ter o troco merecido?

UNIÃO BRASIL DECLARA APOIO TOTAL A ORLEANS BRANDÃO


O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e o dirigente estadual do partido no Maranhão, deputado Pedro Lucas Fernandes, receberam o pré-candidato a governador Orleans Brandão em Brasília, nesta quarta-feira (17), para reafirmar total apoio da legenda à sua pré-candidatura. Eles fizeram questão de destacar o compromisso de manter a lealdade ao projeto político que dará continuidade ao processo de desenvolvimento que vive o Maranhão.


“Estamos recebendo o próximo governador do Maranhão com muito entusiasmo. Fizemos nosso compromisso com ele já no ano passado e estamos aqui, hoje, reafirmando nosso apoio à sua candidatura. Orleans, conte conosco: o União Brasil seguirá com você, com toda força e todo espírito de vitória”, afirmou Antônio de Rueda.


Dirigente estadual do União Brasil, Pedro Lucas enfatizou que ele e seu grupo sempre estiveram ao lado de Orleans Brandão e continuarão determinados em apoiar e trabalhar para que ele possa dar continuidade aos avanços conquistados no Maranhão nos últimos anos. “Compromisso é para ser honrado. Por isso, estamos aqui reafirmando nosso apoio a esse projeto vitorioso que com certeza o povo do Maranhão vai abraçar”, declarou o deputado.


Orleans Brandão agradeceu aos líderes do União Brasil pela confiança e lealdade, reafirmando sua convicção na vitória: “Agradeço ao presidente Rueda pela confiança, e ao amigo Pedro Lucas, que sempre esteve com a gente, pela lealdade. Obrigado pelo apoio para que possamos continuar esse grande trabalho pelo povo do Maranhão. O governador Carlos Brandão já implantou grandes programas, com ele o estado já avançou e tenho certeza que podemos avançar muito mais. Vamos seguir juntos para uma grande vitória!”



FUFUCA OU PEDRO LUCAS ? UM DELES VAI "BOIAR" ? BRAIDE RELAXA LHAÉSIO BONFIM/ ROBERTO ROCHA ANUNCIA FUFUCA COMO 1º PRÉ-CANDIDATO A SENADOR / BRANDÃO IMPETRA PEDRO LUCAS COMO SEGUNDO-PRÉ-CANDIDATO A SENADOR PELA UNIÃO BRASIL

O anúncio de que André Fufuca que até semana passada frequentava o Palácio dos Leões/ assegurando "lealdade leonina" seria o primeiro pré-candidato a senador de Braide surpreendeu "meio mundo do governo" - Brandão/ núcleo mais próximo de campanha - e um "pedaço da lua da direita"- Lhaésio Bonfim/ Roberto Rocha.

O "meio mundo do governo" assimilou rapidamente a "deslealdade supradinistas" - "suprema" através dos aparelhos dinistas - por meio de Fufuca e "impetrou" pedido de Pedro Lucas como segundo pré-candidato a senador ao União Brasil/ embaralhando a decisão nacional da União Brasil: Fufuca/Braide ou Pedro Lucas/ Orleans?

A União Brasil a qual André Fufuca e Pedro Lucas estão filiados vai decidir. Se autorizar Pedro Lucas como 2º pré-candidato a senador na capa de Orleans Brandão/ Fufuca fica "rodado" e se autorizar Fufuca como 1º pré-candidato de Braide quem vai boiar é Pedro Lucas. Se depender do Presidente da União/  Antônio Rueda/ Fufuca "boia".

Fufuca(PP) então Ministro dos Esportes foi aconselhado a desembarcar do governo Lula/ bateu de frente com Antônio Rueda - que comanda a Federação União Brasil/ PP - permaneceu até a data da desemcompatibilização. Chegou a fatura? Fufuca é filiado ao PP/ que tem o desgastado Ciro Nogueira como presidente da legenda.

Antônio Rueda/ Presidente da Federação União Brasil não confia em André Fufuca(PP) como Brandão nunca "devera ter confiado". Fufuca é filiado ao PP de Ciro Nogueira/ que faz parte da Federação União Brasil. Pedro Lucas é do União Brasil e sempre demonstrou fidelidade ao Partido/ a Federação/ Brandão. Quem decide pela Federação União Brasil/ PP é Rueda.

16 de junho de 2026

" SE MEU FUSCA FALASSE " ? ANDRÉ FUFUCA SAI DO DETRAN DEPOIS DE ANOS NA DIREÇÃO E ARRISCA PERDER O RUMO CERTO DO SENADO PARA TRILHAR ROTA SUPREMA VIA BRAIDE

O deputado André Fufuca depois de anos de benefícios palacianos deixou a "direção" do Detran/ para arriscar perder o rumo certo do Senado e trilhar o caminho supremo via Braide.

A decisão não era esperada. Agora é fazer do "limão a pedrada". A candidatura do deputado federal Pedro Lucas ao Senado - articulado a nível nacional/ estadual - é uma pedrada

Brandão tem capacidade de assimilar o desfalque da escalação de Fufuca ainda no "vestuário". A substituição mantém o União Brasil no "meio do campo de Brandão"/ Lula impedido.

"Se meu Fusca falasse" : "Dino conversa com Lula e passa para Galdino que lança Fufuca pela direita com Braide". Brandão desarma a jogada no meio com Pedro Lucas da União Brasil".

ORLEANS BRANDÃO REÚNE PRÉ-CANDIDATOS DO MDB PARA ALNHAMENTO POLÍTICO

 


O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.


Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.



Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.


“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.


O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

15 de junho de 2026

HILDON ROCHA DESTACA PROGRAMA MARANHÃO LIVRE DA FOME

 Durante discurso na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães o deputado federal Hildo Rocha(MDB) destacou que o programa Maranhão Livre da Fome, criado pelo governo Carlos Brandão, conquistou reconhecimento internacional levando o governo do Maranhão a ser convidado pela Estônia para apresentar sua experiência de combate à insegurança alimentar.


O parlamentar maranhense ressaltou o papel de Orleans Brandão(MDB) na construção da iniciativa, que une transferência de renda, qualificação profissional, assistência de saúde e inclusão produtiva. Segundo Hildo Rocha, o programa já contribuiu para que milhares de famílias saíssem da vulnerabilidade nutricional. 


Para o deputado, os resultados alcançados reforçam o protagonismo do Maranhão na construção de políticas públicas inovadoras, mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível combater a pobreza com ações estruturadas, inclusão produtiva e geração de oportunidades para quem mais precisa.




https://tinyurl.com/2zmzx3kb

ORLEANS BRANDÃO REAFIRMA COMPROMISSO DE AMPLIAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS

 


A garantia dos direitos da pessoa idosa foram o mote do 11º Arraiá da FelizIdade, promovido pelo vereador Raimundo Penha com o apoio do Governo do Estado e a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O pré-candidato a governador Orleans Brandão prestigiou a festa que reuniu cerca de 1.500 idosos participantes de grupos da terceira idade, no Centro de Convenções da UFMA.




Recebido com muito carinho pelo público 60+ que lotou o Arraiá da FelizIdade, Orleans Brandão lembrou de outros encontros que já teve com idosos de São Luís, para ouvi-los e discutir propostas voltadas para essa parcela da população maranhense. “Estivemos no Baile da FelizIdade, já tivemos a nossa roda de conversa e hoje participamos desse grande arraial com muita alegria. E mais uma vez reafirmamos o nosso compromisso de seguir avançando em políticas públicas voltadas para os idosos. Vocês precisam e têm direito ao lazer, à cultura, à saúde. Por isso temos sido parceiros desse grande vereador que é o Raimundo Penha, a quem agradecemos por levantar a bandeira da terceira idade”, declarou o pré-candidato.




Orleans Brandão também disse que tem sido motivado por um número cada vez maior de pessoas que acreditam em seu projeto de continuar melhorando São Luís e o estado do Maranhão, sempre trabalhando em parceria com os representantes da população que têm efetivo trabalho para melhorar a vida das pessoas, como o vereador Raimundo Penha. “Essa parceria vai ter continuidade para que possamos continuar buscando, juntos, resolver os problemas da terceira idade”, concluiu. 




Raimundo Penha fez questão de agradecer pela parceria do Governo do Estado, indispensável para a realização do Arraiá da FelizIdade, e pela atenção dispensada por Orleans Brandão aos projetos que buscam garantir os direitos das pessoas com mais de 60 anos de idade. “Nós oferecemos ao longo do ano atividades físicas, recreativas e culturais aos nossos idosos, no projeto SuperAção 60+ e em outros grupos que apoiamos, como a Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) da UFMA, para possibilitar que eles possam cuidar da saúde física e mental, e tenham assegurado a convivência social. E nada disso seria possível se não fossem os nossos parceiros”, enfatizou ele.


O já tradicional Arraiá da Felizidade, que acontece há 11 anos, reuniu mais de 1.500 idosos de diversos bairros de São Luís na tarde de quarta-feira (10). No palco, atrações culturais e grupos formados por idosos se revezaram para completa animação do público presente. A festa mais uma vez garantiu o direito ao lazer e à cultura ao público com mais de 60 anos de idade.

ALUÍSIO MENDES REAFIRMA COMPROMISSO COM O GOVERNADOR BRANDÃO E ORLEANS

 


O deputado federal e pré-candidato à reeleição Aluísio Mendes (Republicanos) reafirmou, em ato na cidade de São João Batista, seu apoio ao trabalho do governador Carlos Brandão e, consequentemente, ao projeto do pré-candidato ao governo Orleans Brandão (MDB). 


“Sem dúvida nenhuma, é um governador que já deixou a sua marca. Governador simples, humilde, municipalista, que abriu as portas do Palácio dos Leões para a classe política”, declarou.


Aluísio Mendes destacou que Brandão foi o melhor governador para São João Batista e abriu mão de uma eleição garantida ao Senado para seguir trabalhando pelo Maranhão.


“Por isso, reafirmo aqui o meu compromisso com o governador Carlos Brandão”, assegurou Aluísio Mendes.




14 de junho de 2026

DR. YGLÉSIO COMENTA A SAÍDA DE LHAESIO E DEFENDE RECOMPOSIÇÃO URGENTE DA DIREITA NO MARANHÃO



Pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio afirma que a saída de Lahesio Bonfim confirma o esvaziamento de uma candidatura que vinha em declínio e defende articulação para garantir palanque competitivo a Flávio Bolsonaro no estado.


A saída de Lahesio Bonfim da disputa pelo Governo do Maranhão reacendeu o debate sobre os rumos da direita no estado. Para o médico, advogado, deputado estadual e pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio, a decisão não chega a surpreender, porque a pré-candidatura de Lahesio já vinha apresentando sinais claros de desgaste.


Segundo Dr. Yglésio, o declínio de Lahesio era resultado direto da falta de posicionamento político firme, da ausência de uma estratégia clara para o campo conservador e da dificuldade de dialogar com os diferentes grupos da direita maranhense.


“A saída de Lahesio não criou a confusão. Ela apenas confirmou um processo de esvaziamento que já vinha acontecendo. A candidatura dele vinha em declínio constante, principalmente pela falta de posicionamento. A direita precisa de liderança, clareza, coragem e capacidade de articulação”, afirmou Dr. Yglésio.


Para o pré-candidato, a decisão de Lahesio abre uma lacuna importante no campo conservador, especialmente no debate sobre a construção de uma candidatura majoritária capaz de representar a direita e oferecer um palanque forte para Flávio Bolsonaro no Maranhão.


“Agora há uma lacuna evidente. E essa lacuna precisa ser recomposta com urgência. O eleitor conservador do Maranhão não pode ficar sem rumo, sem projeto e sem palanque. É preciso construir uma alternativa que una o campo, dialogue com os municípios e represente de verdade a direita no estado”, declarou.


Dr. Yglésio também revelou que houve diálogo com o ex-senador Roberto Rocha, que avalia a possibilidade de entrar na disputa pelo Governo do Estado diante do novo cenário.


“Conversamos hoje com o ex-senador Roberto Rocha, que está avaliando com responsabilidade essa possibilidade. O momento exige grandeza, diálogo e senso de missão. A prioridade deve ser aglutinar o campo conservador e garantir uma candidatura com densidade política para defender nossas bandeiras e dar sustentação a Flávio Bolsonaro no Maranhão”, destacou.


O deputado avaliou que a direita maranhense precisa evitar a fragmentação e construir uma frente com coerência programática, foco em segurança pública, liberdade econômica, defesa da família, combate à pobreza e enfrentamento ao crime organizado.


“Não basta lançar um nome por lançar. O Maranhão precisa de alguém com capacidade de enfrentar o sistema, mas também com preparo para governar, montar equipe, dialogar com lideranças e apresentar soluções reais para os problemas do povo”, completou.


Enquanto acompanha as articulações majoritárias, Dr. Yglésio afirmou que sua pré-campanha a deputado federal segue em ritmo acelerado em todo o estado. Filiado ao PRD, ele é apontado como um dos nomes mais competitivos da legenda para a eleição proporcional de 2026.


“Nossa pré-campanha segue em ritmo acelerado. Estamos percorrendo o Maranhão, conversando com lideranças, fortalecendo nossa base e ampliando o diálogo com o eleitor de direita, conservador e independente. Dentro do PRD, sou hoje um dos favoritos para a disputa de deputado federal, e vamos trabalhar com muita intensidade para construir uma candidatura forte, limpa e competitiva”, disse.


Dr. Yglésio ressaltou que sua atuação política seguirá voltada à defesa de pautas conservadoras, ao fortalecimento da direita e à construção de um projeto que represente o eleitor que se sente abandonado pela política tradicional.


Para o pré-candidato, a direita maranhense segue viva, forte e exigente, mas precisa de lideranças com firmeza, posicionamento e coragem para ocupar o espaço deixado pela indefinição no campo majoritário.

ORQUESTRAÇÃO NA MONTAGEM E DESMONTAGEM DAS CHAPAS PARA O GOVERNO/ SENADO NO MARANHÃO

A orquestração montagem/ desmontagem das chapas para governo/ senado no estado servem até o 1º turno - não tem 2º turno para o senado/ candi...