24 de junho de 2026

ORLEANS BRANDÃO RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS DO PRD




O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.




“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão. 




Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.




O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.

“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.


A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

23 de junho de 2026

OS FRANKENSTEIN DA SEGUNDA FASE DA PRÉ-CAMPANHA PARA O GOVERNO/ SENADO NO MARANHÃO

Na segunda fase da pré-campanha para o governo/ senador surgem pela imaginação criativa de blogueiros/ jornalistas/ apresentadores de podcast Frankenstein - montagem/ união - de aberrações políticas.

Na cabeça Braide/ Orleans/ Camarão. Os braços curtos de Fufuca/ longos de Weverton Rocha. As pernas compridas de Lhaésio/ feminina/ fina de Elisiane. Roseana  pode surgir do bolso do Frankenstein. 

Os principais órgãos internos do "Frank" ainda são mistérios. O pulmão de Josimar daria mais folego para Braide fora da Capital? O coração de Duarte Junior como vice aumentaria o "amor" de Orleans na Ilha? 


Quem diria que um dia governo/ senado chegassem a composições tão absurdas. "Decifra-me senão te devoro" era o desafio da Esfinge de Tebas : "qual a criatura que anda de 4 pela pela manhã/ 2 meio-dia/ 3 a tarde?

Édipo respondeu certo : "o ser humano/ que engatinha na infância/ anda ereto na idade adulta e usa bengala na velhice"/ livrando a cidade de  Tebas da maldição da Esfinge/ que sem piedade já havia devorado várias pessoas.

Quem se mostrou Leviatã com discursos de paz/ controle de conflitos no exercício de governo/ Hidra de Sete Cabeças/ serpente capaz de matar com o hálito empodrecido na República de Lula e Esfinge de Tebas na Justiça?



 

ENCONTRO POR TODO MARANHÃO EM BALSAS



CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA


A assessoria de comunicação do encontro “Por Todo o Maranhão” em Balsas, com a presença do pré-candidato ao Governo do Maranhão, fará o credenciamento dos profissionais de imprensa para a cobertura jornalística do evento que acontecerá neste sábado (27/06), a partir das 17h, no Olympia Shows.


O credenciamento é necessário para garantir a organização da cobertura e o acesso às áreas destinadas à imprensa durante a programação. As pulseiras de identificação para os credenciados serão entregues no local do evento, a partir das 14h do sábado (27).


Para fazer o credenciamento, basta acessar o link abaixo:

www.mdbma.org.br


Serviço

O que: Encontro “Por Todo o Maranhão” em Balsas, com o pré-candidato a governador Orleans Brandão


Quando: 27 de junho (sábado)


Que horas: 17h


Onde: Olympia Shows


Mais informações podem ser obtidas junto à Assessoria de Comunicação, por meio dos contatos:

Waldirene Oliveira (98)99123-8275

E-mail: ascomorleansbrandao@gmail.com

HILTON GONÇALO REFORÇA AGENDA NA BAIXADA MARANHENSE E REFORÇA DIÁLOGO COM LIDERANÇAS LOCAIS

 O pré-candidato e liderança política Hilton Gonçalo cumpriu agenda neste domingo em municípios da Baixada Maranhense, onde participou de encontros com moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos da região. A visita incluiu passagens por Cedral, Guimarães, pela Praia de Araoca e por Porto Rico do Maranhão.




Segundo Hilton Gonçalo, o objetivo da agenda foi ouvir as demandas da população e conhecer mais de perto os desafios e potencialidades de cada município. Durante os encontros, temas relacionados ao desenvolvimento regional, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida estiveram entre os assuntos discutidos.

Em publicação nas redes sociais, Hilton destacou a importância da presença constante junto à população.

“Quem sonha com um Maranhão mais forte precisa estar presente, percorrendo cada região, ouvindo as pessoas e construindo soluções que gerem desenvolvimento, oportunidades e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

A agenda também teve como foco o fortalecimento de parcerias políticas e institucionais na Baixada Maranhense, região considerada estratégica para os projetos de desenvolvimento do estado. Hilton Gonçalo ressaltou que seguirá percorrendo os municípios maranhenses para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade.

“Seguimos avançando, unindo forças e construindo um projeto que representa os interesses do povo maranhense”, concluiu.

DEBATE ENTRE TIAGO E JOEL EVIDENCIA SUPERIORIDADE TÉCNICA DA EQUIPE DE BRANDÃO SOBRE A GESTÃP BRAIDE

 



O debate realizado entre os ex-secretários de Saúde Tiago Fernandes, que atuou na gestão estadual, e Joel Nunes, ex-titular da pasta em São Luís, no UQ Podcast, evidenciou diferenças importantes na abordagem dos problemas da saúde pública maranhense. Ao longo da discussão, Tiago apresentou dados, contextualizou pactuações do Sistema Único de Saúde (SUS) e detalhou o funcionamento da rede de atendimento, demonstrando domínio dos temas debatidos.


Um dos principais pontos levantados por Tiago foi a baixa cobertura da atenção primária em São Luís. Segundo ele, a falta de acompanhamento preventivo faz com que milhares de pacientes procurem diretamente as unidades de urgência e emergência, contribuindo para a sobrecarga dos hospitais. O ex-secretário também ressaltou que a capital possui responsabilidades pactuadas no atendimento regionalizado e recebe recursos federais para atender pacientes de diversos municípios do Maranhão, razão pela qual o fluxo de usuários do interior para São Luís é uma consequência natural da organização da rede pública de saúde.


Outro tema abordado foi o impacto de decisões administrativas da gestão municipal sobre a rede estadual. Tiago citou mudanças no atendimento do Hospital da Criança e alterações em parcerias entre Município e Estado, como no caso da Policlínica do Cohatrac. Na avaliação dele, medidas desse tipo acabaram transferindo demandas para estruturas estaduais e aumentaram a pressão sobre serviços já bastante procurados pela população.


Ao final, o debate acabou servindo como uma demonstração da qualificação técnica dos quadros que passaram pela gestão do governador Carlos Brandão. Enquanto Tiago apresentou números, diagnósticos e soluções para os desafios da saúde pública, suas argumentações encontraram pouca contestação ao longo da discussão. Para observadores da cena política, o desempenho reforçou a imagem de um grupo que reúne profissionais com experiência prática e conhecimento aprofundado da realidade da saúde maranhense.

ORLEANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS EM SÃO LUÍS E FORTALECE ARTICULAÇÃO POLÍTICA PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS DA PRÉ-CAMPANHA

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.




O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.




Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.


Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.


"Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado", afirmou Orleans Brandão.


Unidade


O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.


O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo. 


“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão. 


Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.


No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

22 de junho de 2026

EVERTON ROCHA DESTACA UNIÃO DE ESFORÇOS NO LANÇAMENTO DAS OBRAS DA NOVA SEDE DA EMBRAPA MARANHÃO

 



O senador Weverton Rocha prestigiou, na manhã desta segunda-feira (22), ato que marcou o início das obras de construção da nova sede da Embrapa no Maranhão, realizado no Campus Maracanã do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís. O parlamentar afirmou que a nova sede é resultado da união de esforços entre a Embrapa, o Governo Federal e a bancada maranhense.



“Hoje é um dia histórico para o Maranhão. A Embrapa tem um papel estratégico para o desenvolvimento da nossa agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ficamos felizes em contribuir para que esse projeto saísse do papel. Trabalhamos junto à bancada federal para garantir recursos e fortalecer uma instituição que produz conhecimento, gera oportunidades e transforma vidas”, afirmou o senador.


Presentes ao ato a presidente do órgão, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim; o deputado federal Márcio Honaiser; o diretor-geral do IFMA Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, além de autoridades, representantes do setor produtivo, pesquisadores e estudantes.


“Quero registrar o reconhecimento da Embrapa ao senador Weverton Rocha, que sempre esteve ao lado da nossa instituição. Por meio de sua articulação junto à bancada federal, presidida pelo deputado Márcio Honaiser, foram destinados recursos importantes que contribuíram para o fortalecimento da infraestrutura e dos projetos da Embrapa no Maranhão”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim.


Investimento

O empreendimento, que receberá investimentos de R$ 43,9 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um marco para o fortalecimento da pesquisa agropecuária, da inovação e do desenvolvimento sustentável no Maranhão.


A nova estrutura será construída em uma área de aproximadamente 22 hectares e contará com instalações modernas voltadas à pesquisa, inovação e articulação institucional, fortalecendo a atuação da Embrapa nos biomas Amazônia e Cerrado, na região do Matopiba, na agricultura familiar e junto às comunidades tradicionais.

ORQUESTRAÇÃO NA MONTAGEM E DESMONTAGEM DAS CHAPAS PARA O GOVERNO/ SENADO NO MARANHÃO

A orquestração montagem/ desmontagem das chapas para governo/ senado no estado servem até o 1º turno - não tem 2º turno para o senado/ candidato ao senado que perder não procura beco/ vai querer continuar no jogo da sucessão.

A orquestra da oposição usou a renúncia de Lhaésio - antes ele  disse que tentaram comprá-lo - a traição de André Fufuca - jurou lealdade a Brandão - como violino : desafinou a direita/ afinou no topo da "esquerda" com "Galdino". 

O governo faz suspense. O "tchan/ tchan/ tchan - aquele da 5ª Sinfonia de Bethoven - anunciará em 10 dias vice/ 2ª vaga para o senado/ com foco no "quantitativo"/ naqueles que podem influenciar grandes contingentes eleitorais.

Josimar "perdeu o réu primário"/ está no regime semiaberto e ainda tem outro processo mais "gordinho" no STF. Esse fica na orquestra de Braide para não tocar piano - juntar suas digitais em condenação no regime "fechado"?

Duarte de vice é uma bomba com efeito retardado - pode demorar/ mas explode. Pedro Lucas como vice amarra a Federação União Brasil.  Roseana para senado  soma mais votos que todos falados e tem muito trabalho.



EM IMPERATRIZ, MARCUS BRANDÃO DESTACA CRESCIMENTO DE ORLEANS E DIZ QUE VICE SERÁ ANUNCIADO EM 10 DIAS

 

Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.


Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.


“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.


Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.


Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.



ORLEANS ESTÁ PREPARADO PARA GOVERNAR O MARANHÃO

 

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas. E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador. 


Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.


O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.


Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema. 


“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.



A CARA DA TRAIÇÃO E UNIÃO DAS FAMÍLIAS FICHAS SUJAS NO GOVERNO DO MARANHÃO? ANDRÉ FUFUCA FICOU INTRAGÁVEL AO LADO DE EDUARDO BRAIDE

André Fufuca - a cara da traição - ficou intragável ao lado de Eduardo Braide. São dois dissimulados que podem ter o mesmo destino na política estadual.

Fufuca conseguiu enganar o maior traidor da política maranhense - Roberto Rocha - que lhe deu legenda diante do impedimento do pai Chico Dantas.

Os deputados estaduais Chico Dantas( pai de André Fufuca)/ Antônio Braide( pai de Eduardo Braide) foram caçados pela Lei da Ficha Limpa.

Será que essa história  de "transformar o Maranhão" vai ficar sem resposta? O passado de André Fufuca/ Eduardo Braide tem etiqueta Ficha Suja.

Pensam que poderão transformar o Maranhão em uma "mesa de carteado" ? Estão enganados. Campanhas tem momentos para os esclarecimentos.

O Maranhão não pode cair nas mãos dos Fichas Sujas. O eleitor esclarecido vai reagir/ votar pela continuidade do trabalho/desenvolvimento no estado.

Vai chegar a hora em que esses fantoches com caras de "meninos sonsos" serão desmascarados. Eles foram nascidos/ criados na base "Ficha Suja".

21 de junho de 2026

ORLEANS REFORÇA PARCERIA COM SEGMENTO EVANGÉLICO EM PAÇO DO LUMIAR



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu sábado (20)uma agenda voltada ao segmento evangélico, participando da 4ª Conferência da União de Mulheres da Assembleia de Deus do Ciclo de Oração de Paço do Lumiar (UMCOADEPLU) e do Encontro do Dia do Capelão, realizado em São Luís.




Ao longo do dia, ele esteve acompanhado do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, da deputada estadual Mical Damasceno, do secretário de Representação Social, Wellington Amorim, do prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, além de lideranças religiosas e políticas.




Durante a 4ª Conferência da UMCOADEPLU em Paço do Lumiar, que reuniu mulheres de diversas congregações da Assembleia de Deus, Orleans destacou ações desenvolvidas no município quando ocupava o cargo de secretário de Assuntos Municipalistas, citando obras e programas executados na região. Na ocasião, Orleans lembrou da importância de uma das intervenções realizadas no município, ao mencionar o impacto do centro de hemodiálise.






“O centro de hemodiálise considero uma das obras mais importantes que já entregamos aqui em Paço do Lumiar. A cura só vem com o transplante, mas o conforto de ter uma máquina próxima da sua casa possibilitando esse tratamento é muito importante”, lembrou.




Ainda durante a conferência, Orleans destacou a parceria construída com o segmento evangélico durante sua atuação como secretário, que resultou em ações como a regularização de mais de mil igrejas no último ano, além da distribuição de kits musicais e programas de apoio às entidades religiosas.


A deputada estadual Mical Damasceno também manifestou apoio ao pré-candidato e ressaltou a relação com o segmento evangélico.

“Como secretário Orleans sempre esteve à disposição das nossas demandas. Ele é o nosso pré-candidato ao Governo do Estado porque tem um olhar atencioso e valoriza os evangélicos”, afirmou ela.

ROBERTO DÁ OS ÚLTIMOS VAGIDOS DE QUEM TERIA PEDIDO O GOVERNO DE DENTRO DOS LEÕES A UMA FADA E OFERECIDO OS DENTES DE LEITE?

Roberto Rocha criado na copa/ cozinha/ confortáveis quartos/ jardins do Palácio dos Leões se apresenta como "filho de sertanejo/ criado com costela de boi/ sopa de corredor/ merenda de caroço de macaúba".

A demagogia se estende ao "desafio de enfrentar o sistema/ disputar o governo/ cumprir o destino". São os últimos vagidos de criança que teria pedido o governo nos Leões à uma fada/ oferecido os dentes de leite?

Reza a lenda lá na cidade Colinas/ que ao cair o primeiro dente de leite/ a criançada pode amarrar/ jogar no telhado e fazer um pedido com o seguinte verso : " mourão/ mourão/ pega meu dente pôde/ me dá o meu são".

No anedotário político maranhense dizem que Roberto Rocha de dentro do Palácio dos Leões - enquanto o pai exercia o governo - teria pedido : "mourão/mourão pega meu dente pôde me dá o governo do Maranhão".

ORLEANS BRANDÃO PRESTIGIA REUNIÃO GERAL DE OBREIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BARREIRINHAS E REFORÇA DIÁLOGO COM COMUNIDADES CRISTÃS




O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou a Reunião Geral de Obreiros do Campo da Assembleia de Deus de Barreirinhas, neste sábado (20), atendendo ao convite da congregação. O encontro representou mais um importante momento de diálogo entre Orleans e diferentes segmentos da sociedade, fortalecendo a aproximação com as comunidades cristãs e lideranças religiosas de diversas regiões do estado.


Também participaram da programação o prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; a deputada estadual Mical Damasceno; o ex-deputado federal Costa Ferreira; além de pastores, missionários e outras referências do segmento evangélico maranhense.


Na ocasião, Orleans Brandão agradeceu o acolhimento e as parcerias construídas ao longo dos últimos anos com diversas comunidades evangélicas do Maranhão. Ele destacou a importância do apoio espiritual que tem recebido durante sua caminhada.


"Meu coração é só gratidão por ter oportunidades como esta de conversar com as pessoas, ouvir suas experiências, receber suas orações e reafirmar os compromissos que temos com a população maranhense. A cada encontro como esse me sinto ainda mais  firme no propósito de continuar trabalhando por um Maranhão cada vez melhor. 

São momentos que renovam nossa fé, nossa esperança e nossa disposição para servir a população", afirmou.


Orleans também ressaltou a importância da Secretaria de Representação Social, criada pelo governador Carlos Brandão. Ele considera a iniciativa fundamental para ampliar o diálogo permanente com as comunidades cristãs e demais segmentos organizados da sociedade.


Segundo ele, a estrutura permite que as demandas dessas comunidades sejam ouvidas de forma mais próxima e efetiva, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e fortalecendo a participação social nas decisões governamentais.


No encontro, Orleans Brandão destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão nos últimos anos, ressaltando a melhoria dos indicadores sociais e econômicos em diversas áreas. Entre os resultados mencionados, destacou a saída de mais de um milhão de maranhenses da condição de extrema pobreza, conforme dados do IBGE, além dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde e programas sociais.


Compromisso


Sob a coordenação do pastor presidente da área de Barreirinhas, Eliazar Canavieira, a Reunião Geral de Obreiros da Assembleia de Deus tem como objetivo promover o alinhamento espiritual, o aperfeiçoamento ministerial e a organização administrativa da igreja. O encontro reúne pastores, evangelistas e auxiliares com o propósito de capacitar os obreiros para servir cada vez melhor às comunidades onde atuam.


O pastor Eliazar Canavieira agradeceu a presença de Orleans Brandão e ressaltou a importância do diálogo entre as lideranças públicas e a comunidade cristã.


"Vamos orar pedindo a Deus que fortaleça sua caminhada e lhe conceda sabedoria para continuar servindo ao povo maranhense. Também é importante que as pessoas reconheçam e apoiem aqueles que têm demonstrado trabalho, compromisso e dedicação com o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso estado", declarou o pastor.


A missionária Diolinda Mendes também ressaltou a relevância da aproximação entre representantes da sociedade e as comunidades religiosas. "Considero muito importante essa proximidade porque nos permite conhecer melhor seus objetivos para a sociedade, compreender seus propósitos e avaliar se eles caminham em sintonia com os valores da nossa igreja e com os interesses da população", afirmou.

20 de junho de 2026

EM RIBEIRÃOZINHO, ORLEANS BRANDÃO DESTACA AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO E PROPOSTA PARA REGIÃO TOCANTINA



O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve nesta sexta-feira (19) em Ribeirãozinho do Maranhão, onde foi recebido pelo prefeito Flávio Soares, por lideranças políticas da Região Tocantina e pela população. Durante o encontro, falou sobre os investimentos realizados pelo Governo do Estado no município, apresentou propostas para a região e defendeu uma gestão construída a partir do diálogo com os prefeitos, da escuta da população e da presença constante nos municípios.




Ao lembrar sua atuação como secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans destacou que percorreu os 217 municípios maranhenses ouvindo gestores e a população para transformar demandas em ações concretas.




“Eu não esperei o ano eleitoral para estar aqui. Talvez muitos de vocês não me conhecessem, mas eu já estava como secretário de Assuntos Municipalistas, dedicando a minha vida a fazer isso. Faz mais de quatro anos que estou andando por todos esses municípios, conversando com as pessoas, entendendo esse estado”, afirmou.




Durante o discurso, Orleans citou investimentos já realizados em Ribeirãozinho, como a implantação do Restaurante Popular, da unidade do Viva/Procon, da Estação Tech, pavimentação em bloquetes, perfuração de poços artesianos, entrega de tablets aos estudantes da rede estadual, melhorias na alimentação escolar e obras de infraestrutura que fortalecem o desenvolvimento do município.




Na área da saúde, defendeu a implantação de um Hospital de Urgência e Emergência em Imperatriz e de um Hospital Oncológico em Açailândia, com o objetivo de ampliar o acesso a atendimentos especializados na Região Tocantina.




“Eu participei de um governo que deu certo. Participei ativamente de entregas que melhoraram a vida das pessoas e sei que não posso parar por aqui. Eu sinto no meu coração que ainda vou ajudar muito essa região e continuar valorizando um povo que durante muito tempo não foi visto”, declarou.




O prefeito Flávio Soares destacou a parceria entre Ribeirãozinho e o Governo do Estado e afirmou que o município vive um novo momento com os investimentos realizados.




“Eu ainda não tinha visto o Governo do Estado entregar tanto para os municípios da Região Tocantina. É um governo presente, que trabalha, que olha para o interior. Esse é o tipo de governo que o povo está aprovando e nós vamos continuar nesse rumo”, afirmou.




Também participaram do encontro o ex-prefeito Geraldo Braga, o vice-prefeito Boaz Rocha, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Soares, o ex-prefeito de Buritirana Wagtônio Brandão, o ex-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, além dos prefeitos Zé Pequeno (Davinópolis), Domingos França (Montes Altos), Antônio Coelho, Léo Cunha (Estreito), vereadores, secretários municipais e lideranças de diversos municípios da Região Tocantina.




PARA ALÉM DAS FORÇAS OCULTAS ATÉ CHEGAR AS FORÇAS SUPREMAS

O excêntrico ex-presidente Jânio Quadros renunciou e atribuiu o gesto a "forças terríveis" - disseminada e assimilada pela população como forças ocultas para não bater de frente com o poder econômico/ que rejeitava João Goulart vice-presidente.

Jânio Quadros assumiu o poder com grande apoio popular/ implementou medidas austeras/ enfrentou dificuldades com partidos/ militares. Jânio tentou um auto golpe - voltar ao poder com maiores poderes. O Congresso não assimilou a manobra.  

Jânio Quadros descreveu o cargo de presidente como "suprema ironia" - "de um lado um inferno/ do outro melhor que ter orgasmo". Jânio confessou que a renúncia foi uma articulação : "pensei que exigiriam que ficasse/ Jango era inaceitável para elite política".

Renúncia voluntária é morte política antecipada - "rei morto/ rei posto". A renúncia por pressão é um inferno/ pior do que a disfunção que retira o "prazer supremo". O "quadro" político maranhense vai além das forças ocultas/ chega a "força suprema".

A "elite política" dinista se sustenta na "força suprema"/ não aceita Orleans.  "Eduardo Supremo" recebeu  de casamento "fusca/ candidato  chamado Fufuca". Falta quem saiba disseminar antipatia aos eleitores contra "força" suprema da mesma forma velada.





LIDERANÇA DE SÃO LUÍS ANUNCIA APOIO A ORLEANS APÓS DEIXAR BRAIDE




Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.


“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.


“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.

ORLEANS BRANDÃO DISCUTE PLANO PARA O AGRONEGÓCIO NO SINRURAL DE IMPERATRIZ




Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense. 




O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.


O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.


Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo. 


"Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade", enfatizou.


A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção. 


“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam", concluiu.  


O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.

19 de junho de 2026

ORLEANS BRANDÃO REÚNE LIDERANÇAS E APOIADORES EM ATO POLÍTICO EMDAVINÓPOLIS




O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.




Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.




“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.




Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.


“O homem é bom e tem sido acessível. Ele esteve todo o tempo ao lado do governador Brandão, conhece os problemas de todos os municípios e é um homem que está aqui para fazer história. Davinópolis está pronta para este projeto, porque sabe quem realmente trabalha e entrega resultados para a nossa população”, afirmou.


Ao falar sobre sua trajetória, Orleans ressaltou que a experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas lhe permitiu conhecer de perto a realidade dos 217 municípios maranhenses. Ao colocar seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, afirmou que pretende manter o ritmo de investimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a parceria com as prefeituras.


“Eu sou empresário, pai de família e alguém que recebeu a missão de andar o Maranhão e ouvir as pessoas. Não parei um dia sequer, buscando trazer recursos e obras que melhoram a vida dos maranhenses. Agora, coloco meu nome à disposição para continuarmos esse trabalho, gerando emprego, renda e oportunidades, sempre com a convicção de que o povo do Maranhão quer seguir avançando com segurança e seriedade”, pontuou.


Também participaram do encontro a deputada estadual Janaína Lima, o deputado estadual Antônio Pereira, o pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, a pré-candidata a deputada federal Raymara Lima, o prefeito de Ribeirãozinho do Maranhão, Flávio Soares, o pré-candidato a deputado federal pastor Célio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, Jolimar da Silva, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças religiosas.

MARCUS BRANDÃO REVELA QUE HAVIA CONSENSO SOBRE FUFUCA AO SENADO E QUE O EX-MINISTRO FALOU EM "PEDIDO" PARA SAIR DO GRUPO


O ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, reforçou a união do grupo brandonista e revelou que já havia um consenso em torno do nome do ex-ministro André Fufuca (PP) para a disputa ao Senado. Também afirmou que Fufuca tinha conhecimento dessa decisão do grupo, mas que contou ter recebido um “pedido” de alguém para que deixasse a base do governo Carlos Brandão.


Em entrevista ao blog Tribuna 98, Marcus Brandão afirmou que, pelo fortalecimento do grupo brandonista, os demais pretendentes ao Senado já tinham aberto mão da disputa para o ex-ministro, incluindo os deputados federais Pedro Lucas e Roseana Sarney, que aparecem bem colocados nas pesquisas. 


Marcus Brandão disse que informou Fufuca da decisão e  alertou sobre os riscos de deixar a base governista e perder aliados. Nesse momento, o ex-ministro teria relatado o “pedido” de alguém, cujo nome não foi revelado, e que por isso não poderia mais ficar do lado do governo.

 

“De 100 prefeitos, acho que 95 já me mandaram vídeos dizendo que jamais ficarão com ele [Fufuca], até pela maneira como ele falou”, disse.


O ex-presidente do MDB agradeceu as mensagens de prefeitos de todo o Maranhão reafirmando apoio ao governo e à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB). “Eu já contava com isso, porque o modo de Brandão trabalhar é ser amigo, é ser companheiro, é ser solidário”, ressaltou.


Munido de dados de pesquisas recentes, o ex-presidente do MDB, também avaliou que o ex-ministro teria “dado o maior tiro no pé da vida” ao deixar o grupo governista. “Ele, hoje, está tendo queda, comprovadamente nas pesquisas”, afirmou.


Também deu indícios de que a saída de Fufuca é vista como uma traição ao grupo brandonista, do qual participou por quatro anos. “Foi uma das maiores punhaladas, pelas costas  que nós recebemos”, afirmou Marcus Brandão.




CABEÇA NA FORCA E PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS ? ADIADA PARA 23/06 A INSTRUÇÃO/ JULGAMENTO NO STF DE ROBERTO ROCHA



ANTES


Adiada para a próxima terça-feira - 23/06/ 2026 - a Audiência de Instrução/ Julgamento de Roberto Rocha no STF. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes/ que redesignou a audiência.


DEPOIS


O interrogatório do ex-senador Roberto Rocha será realizado por videoconferência e conduzido pelo juiz auxiliar do gabinete do relator/ Diego Martinez Fervenza Cantoario. A conta finalmente chegou?

A defesa Roberto Rocha alega que as declarações - chantagear prefeitos para apoiarem a candidatura de Dino ao Senado  - contra o então governador estariam protegidas pela imunidade parlamentar.

Na peça acusatória os patronos da causa do ministro Flávio Dino argumentam que as declarações não se baseiam em fatos concretos/ configurando ataque a reputação do então governador do Maranhão.

Tem quem aposte que a "cabeça de Roberto Rocha está na força da perda dos direitos políticos"/ tornando-o inelegível ainda nas eleições de 2026/ por longos/ duradouros  anos.  Diz o ditado popular " aqui se faz/ aqui se paga".



 

ORLEANS BRANDÃO CUMPRE AGENDA EM AÇAILANDIA E DISCUTE PROJETOS PARA O MUNICÍPIO E REGIÃO

 


O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, cumpriu intensa agenda de compromissos em Açailândia nesta quinta-feira (18), marcada por encontros com a população, lideranças políticas e representantes da imprensa. 




A programação incluiu entrevistas a rádios e tv, encontros com o prefeito Dr. Benjamim, vereadores e lideranças locais e visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em fevereiro deste ano e já referência no atendimento de urgência e emergência na região.




Durante os encontros, Orleans destacou os avanços do município a partir da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia, ressaltando investimentos que ampliaram a infraestrutura e fortaleceram os serviços públicos.




“Açailândia é uma cidade polo, fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. O governador Carlos Brandão já trouxe a UPA, o Hospital Regional e mais de 40 quilômetros de pavimentação. Eu quero dar continuidade a esse trabalho, olhando para as demandas reais da população”, afirmou Orleans.


O prefeito Dr. Benjamim destacou a importância da integração entre Estado e município na viabilização de obras estruturantes e no avanço de projetos locais.


"É uma parceria extremamente produtiva para nós. Temos um histórico recente de frutos colhidos e, agora, firmamos compromissos futuros. Não há outro caminho para a sequência desse progresso a não ser o apoio ao Orleans Brandão", declarou.



Projetos futuros


Além de ouvir as demandas locais, Orleans apresentou iniciativas consideradas prioritárias para o futuro de Açailândia. Entre elas está a implantação de um Hospital Oncológico, proposta que busca descentralizar o tratamento contra o câncer e ampliar o acesso à assistência especializada.


“O Hospital Oncológico já faz parte do meu plano de governo. As tratativas com o governador Carlos Brandão e a iniciativa privada estão em andamento. A proposta é garantir atendimento mais próximo das famílias e gerar mais de mil empregos na região”, garantiu.


A mobilidade urbana também esteve em pauta, com a apresentação de estudos para a construção de dois túneis subterrâneos na BR-222, voltados à melhoria do fluxo de veículos e à redução de acidentes no trecho urbano da rodovia.


Encerrando a agenda, Orleans destacou o diálogo com lideranças e o alinhamento em torno de novas propostas para a região: “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre o presente e o futuro da cidade, além de prestar contas de ações importantes realizadas quando estive à frente da Secretaria. Açailândia é uma cidade polo, estratégica para o Maranhão, e precisa continuar avançando com planejamento, diálogo e parceria”, finalizou.

18 de junho de 2026

PREFEITOS DE TODO MARANHÃO REAFIRMAM APOIO A ORLEANS BRANDÃO




Em vídeos que circulam nas redes sociais, prefeitos de todo o Maranhão demonstram força política e reafirmam apoio à pré-candidaturade Orleans Brandão(MDB) ao governo do Estado.
  
O movimento dos líderes municipais é para mostrar que continuam unidos em torno da chapa e do projeto municipalista de Orleans. 

Confira alguns vídeos:







 

ORLEANS BRANDÃO RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS DO PRD

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas d...