9 de maio de 2011

POLÍTICA: OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS SÃO DO JOGO DE XADREZ, MAS O BLEFE VEM DO BARALHO

A atividade política no Maranhão não tem nenhuma denotação científica. Quando usamos da capacidade  para interpretar os fatos nesta seara, a conotação que surge é sempre do jogo de interesses escusos.

Os movimentos parecem seguir a orientação do jogo de xadrez. Peões postam-se a frente, contudo a capacidade de locomoção é pequena. Os bispos ao contrário correm em diagonal, com espaços mais amplos. As torres dão  proteção ao rei e a rainha. Os cavalos pela capacidade de deslocamento percorrem os dois lados do tabuleiro político.

Rei e rainha são preservados durante o jogo. Quase sempre o objetivo é  que a rainha defina o "xeque mate". Tudo depende dos movimentos dos adversários. Se inteligentes e bem elaborados, indo além de único lance, merecem raciocínio na mesma intensidade  em proporção maior.

Na ação todos se igualam no blefe(mentira) comum no jogo de baralho. Exemplo é usar Roberto Costa como peão na Assembléia Legislativa e blefar com a sua candidatura à Prefeito de São Luís em 2012. Outros lances se entabulam como é o caso da candidatura do bispo Luís Fernando ao Governo em 2014. O blefe se repete, posto que Lobão da "torre" do Ministério das Minas e Energias é o candidato ao governo no Maranhão. 

O objetivo nos dois casos é preencher os espaços e não deixar o vácuo para a oposição. Luís Fernando Silva cacifa-se para o governo em 2014, mas mira a Prefeitura de São Luís em 2016. Lobão com posse de "chapeuzinho vermelho" no MME tem os olhos bem grande no governo do Maranhão em 2014.

Essas são as possíveis movimentações das peças da "Branca". Para não dar nó em neurônios, deixo para movimentar as "Negras" nos próximos lances. Lembrando que Roseana Sarney é exímia jogadora de baralho, entretanto costuma atrapalhar-se no jogo de xadrez.


9 comentários:

  1. Fábio01:58

    Por onde anda a flawinha que nunca mais apareceu por aqui no blog?

    ResponderExcluir
  2. Camarada César,
    Subscrever o seu texto e peço licença para postar em nosso blog: http://testemunhomunicipal.blogspot.com
    Grato.
    Josivaldo Corrêa.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:49

    Camarada Josivaldo tenha a certeza de que para mim é uma honra. Aproveito para renovar a minha estima e consideração pela sua pessoa, seu histórico de lutas e posturas políticas. Um grande e afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo08:51

    Fábio a Flawinha escreve o Balaio do Maranhão lincado ao nosso Blog. Na mudança para o site ele vem com a gente.Um abraço e participe sempre com as dicas da educação.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:43

    César, por que será o que candidato a Vice-Rei, Luís Fernando Silva, esquece do sobrenome MOURA, pois, o nome completo desse jovem candidato a caudilho é: Luís Fernando Moura da Siva.?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15:47

    Adoro a Flawinha não abandone ela Seu César Bello.
    Sobre o sobrenome Moura de Luis qual é o problema? além de vice-rei ele é ótimo amigo,filho, pai, irmão, tio........nada a ver esse comentário de invejoso aí de cima...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16:53

    Gente ainda estou por aqui. Não estou parada. Quem está parado, infelizmente, é o Maranhão.

    Olha a nova, César.

    O lançamento do programa de ROESEANA "Maranhão Profissional" foi adiado devido a morte de um secretário dela. Eu até respeito o momento. Porém acredito que as ações de um governo não podem parar por causa da morte de alguém. A não ser que seja da representante do executivo. Aí tudo bem.

    Imagina se isso acontecer toda vez que alguém ligado ao governo morrer, como ficará o Estado? Mais estagnado do que já é.

    Morre um, mas ficam milhares de pessoas vivas esperando atitudes do governo para resolver a situação da saúde, educação, emprego, moradia, segurança do Estado.

    O MARANHÃO NÃO PODE PARAR, não acha Governadora? ;)

    ResponderExcluir
  8. vai ser tipo aqueles cursos da rede globo, é esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo00:12

    salazar eu te peço desculpas por não estar respondendo os comentários com a brevidade de sempre. Neste caso é o provável. Um abraço e aprticipe sempre.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...