15 de maio de 2011

O MARANHÃO DA ESCRAVIDÃO: LIBERDADE PELA EDUCAÇÃO

Na abolição da escravatura (sexta-13) refleti sobre os 45 anos de mando Sarney. Qual a contribuição  que os maranhenses dão a este processo de escravidão? Surgiu a mente as leituras dos Médici, da Divina Comédia de Dante Aleghieri e os Sermões do Padre Vieira.

Da primeira assombrou-me o tempo de mando. Foram 100 anos com relatos na obra de Maquiavel (O Príncipe). A forma de cooptar  lideranças tem notáveis semelhanças de Florença à São Luís do Maranhão. A cultura é um catalisador diante da ignorância e analfabetismo. 

Na segunda interessei-me pelas alegorias e simbolismos que retratam o inferno dantesco (A Selva Escura). O poeta foge neste período das perseguições. Leão, pantera e loba representam os atores na luta pelo poder. Da Itália ao Brasil famílias ainda gravitam em torno do poder. A diferença é que no Maranhão os Sarney aproximam-se dos Médici no tempo de mando. 

Das lições do Padre Vieira a atualidade : "O nome, a cor e a fortuna, são as três causas que têm os que se chamam senhores, para a grande distinção que fazem entre si e os seus escravos". Infelizmente no Maranhão conjugam-se os três fatores dependentes e harmônicos nos três Poderes.

A esperança do Maranhão vem de um movimento grevista encabeçado pelos professores. Que a luta pela educação seja um sinal da Liberdade. Que a Liberdade gerada pela educação multiplique consciências libertárias.  Avante Professores vocês representam a luta do Maranhão .

A liberdade é o sol que nos anima.     

6 comentários:

  1. Nota mil para sua postágem caro CESAR BELLO. Só a educação pode e deve tranformar o nosso querido e lindo Maranhão. PREZARIA MUITO UMA VISITA SUA AO BRASIL-316. (O BRASIL-316).

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:29

    Obrigado e claro que te visitarei agora mesmo. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de texto reflexivo coerente e sábio. Obrigada Cesar Belo.

    ResponderExcluir
  4. Cesar... os professores estao sendo agredidos em frente ao palácio pela tropa de choque...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:27

    OK já estou nolocal cobrindo a arbitrariedade.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:18

    Bem feito para os professores. Eles merecem muito mais. Eles escolheram Roseana como governadora e está aí o que eles merecem;

    ResponderExcluir