24 de outubro de 2013

O BISPO(ZÉ REINALDO) NÃO APRENDEU : ERRA O ALVO E BATE EM JOSÉ SARNEY

O ex-governador José Reinaldo, bispo das oposições corre na diagonal(de um lado para outro) com desenvoltura de médio enxadrista, mas erra o alvo do xeque-mate.

"Zé Reinaldo" até que usou bem os peões(Weverton Rocha-ingenuidade/Ildon Marques- o ódio) em "en passant". Capturou sem exposição a ex-sarneista Rosângela Curado.

O "garfo"(ataque as peças desprotegidas-Roseana Sarney/Luís Fernando) está erroneamente trocada pela pregadura(imobilização de movimentos) "pra riba" de José Sarney.

José Reinaldo em mais um dos seus longos artigos contra Sarney(Um triste fim para José Sarney),  inverte o "espeto"(no ataque a peça de maior valor fica na frente da de menor valor ).

José Sarney não é o candidato ao governo de 2014. Mas o ódio "cega e você não percebe". José Reinaldo/José Sarney disputam o fim do jogo. Flávio Dino/Luís Fernando começam outra disputa.  

"Sarney sempre preferiu o caminho fácil da politização de qualquer assunto, o que o levou a não tentar resolver nada, lhe bastando atacar e agredir aqueles que ousavam mostrar a verdadeira situação do Maranhão como a resultante dos anos de mandonismo absoluto no estado"(José Reinaldo).

HOLANDA JUNIOR SAI DEBAIXO DA SOVAQUEIRA DE FLÁVIO DINO

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior assumiu postura prioritária de gestor nas últimas semanas. O Projeto Eleitoral(Dino-2014) fica em segundo plano, conservando a fidelidade originária.

Holanda Junior assume a função de protagonista principal do propalado processo de mudança. A imagem da atual gestão da Capital terá reflexo em todo o Estado do Maranhão.

Flávio Dino e seus articuladores teimaram em priorizar a imagem de Holanda Junior, como melhor e mais pragmática das estratégias para vencer as eleições de governo em 2014.

Faltam mais de 11 meses para eleição, embora na prática restem apenas 10 meses(Natal, Carnaval, Semana Santa, São João). Estes feriados não tem sido favoráveis a Holanda/Dino.

É saudável a imagem de Holanda Junior sem tutores(Roberto Rocha&Filho, Flávio Dino&Márcio Jerry). Distanciado de tutores e preceptores Holanda Junior causa boa impressão de gestor.

É bem por aí. Entre crianças e idosos, o sorriso do "menino  de deus". Ora, trabalha que melhora. 




O JOGO DE XADREZ/DAMA DA POLÍTICA MARANHENSE : O PREVISÍVEL E O IMPREVISÍVEL

O jogo de xadrez desenvolve o raciocínio, a capacidade de antever os movimentos do adversário. Diferentemente do jogo de dama, onde são valorizadas as trocas.

Político vencedor é aquele que vai além da dama(trocas). Ganha o jogador de xadrez, tendo capacidade de prever a maior sequência de jogadas dos adversários.

Depois do troca-troca(jogo de dama) de partidos encerado no dia 14, Flávio Dino começa  a sentir a necessidade de aprender jogar o xadrez da política maranhense.

Tavares o lente(professor) de Dino, conhece os movimentos do adversário, Sarney. Ocorre que foi Sarney quem ensinou Tavares, o que torna Dino previsível para Sarney.

Flávio Dino ainda jogador de dama nutria a sensação da vitória fácil, ufanava-se de ter cooptado Rosângela Curado como a rainha do xadrez da política do Maranhão.

Sarney eterno jogador de xadrez esperou o momento certo, para transformar Elisiane Gama em rainha do jogo político de 2014. Ele diz que Elisiane Gama nunca falou com ele. E precisa?

O xeque-mate é no rei da oposição(Flávio Dino) e não na suposta rainha(Elisiane Gama). Como disse Marcelo Tavares : "Elisiane é vagão, não é locomotiva". 

Marcelo-peão está certo. Como peão de Dino/Tavares, Marcelo não sabe quem promoveu Elisiane Gama, apenas cumpre a função de proteger o rei da oposição(Flávio Dino).

Surgem outras peças no tabuleiro de três cores(Flávio Dino, Luís Fernando, Elisiane Gama). O PDT mexeu neste sentido. Hilton Gonçalo(PDT) modifica a formatação da disputa.  




23 de outubro de 2013

POR IGOR LAGO : FLÁVIO DINO NO DIVÃ

DIVÃ MARANHENSE 4
Se Sigmund Freud ressuscitasse e fosse chamado a comentar o quadro político e eleitoral maranhense, talvez diria a um pré-candidato a governador: 
“Quem quer ter muitas namoradas, acaba ficando sem nenhuma!”;
Se Lavrently Beria ressuscitasse e fosse chamado a comentar o quadro midiático ludovicense, talvez diria a um tarefeiro que cultiva a personalidade de seu chefe:
“Tudo tem um limite. Stálin se foi em março de 1953, eu, em dezembro do mesmo ano!”.
É impressionante. Parece que a esperteza é a maior das virtudes (se é que se pode considerá-la assim!) dos novos protagonistas de uma certa oposição maranhense.
Os dissidentes do sarneyísmo creem na possibilidade de ter todos os palanques presidenciáveis no Maranhão.
De Lula-Dilma, Campos-Marina e Aécio-Serra e, se der, até os do PSOL, PSTU e PCB.
Assim, não sobrará nem para o sarneyísmo…
Isto, em jogo, chama-se W.O. ou walkover, a vitória fácil, na qual um dos competidores não pode competir.
Mas, a política não é jogo, apesar de estar muito parecida ou pior que muitos jogos que vemos por aí.
E, quando a coisa parece sair de controle, se revelam piores que aqueles que combatem. 
É o que estamos assistindo por nossas plagas tupiniquins e midiáticas

PDT AMEAÇA LARGAR O BARCO DE DINO : CANDIDATURA DE HILTON GONÇALO VAI PARA ESTRADA

O PDT não quer ser noiva largada no altar. Cansados de esperar o noivo do PC do B(Flávio Dino), autorizaram desde a última segunda-feira(21) o médico Hilton Gonçalo a viabilizar sua candidatura ao governo.

Gonçalo no seu estilo de fazer política(com resultados) sequência a itinerância por Timon(9), Pinheiro(10), Bacabal(11), terminando esta primeira fase em São Luís(12).

Weverton Rocha revoltado como noiva abandonada no altar diz : "o partido tem sua importância e deve ser reconhecido como tal. Cabe a Flávio Dino chamar o partido e não o PDT correr atrás".

Pelo que se observa o PDT não quer nem ficar esperando como nubente difamada. "Temos quadros para participar da eleição majoritária", diz Rocha como noiva sem sapatos na Igreja da Sé.

Analisando o noivo(PC do B), Flávio Dino está  como o milionário (Ignácio)de Amor a Vida que ama Valdirene, mas tem medo da fama de Weverton Piriguete. Eles podem reatar como em Amor a Vida. 


22 de outubro de 2013

ELISIANE GAMA E HILTON GONÇALO : QUEM CORRE CANSA, QUEM ANDA ALCANÇA



A deputada Elisiane Gama pavimenta candidatura à Prefeitura de São Luís em 2016, usando a candidatura ao governo do estado em 2014, como trampolim eleitoral.

Gama corre a todo vapor, tenta no salto duplo carpado(governo-2014/prefeitura-2016) eleição em cargo majoritário, poder de decisão, dinheiro na mão o resto no chão.

A sede de poder de Gama lhe tira o equilíbrio. Cansada pode cair de costa e machucar o nariz(quebrar a cara). Ficar sem mandato, perder a tribuna, não ter a ribalta, os holofotes, virar estátua de sal.

O inverso deste comportamento esbaforido(ofegante) pelo poder tem o médico Hilton Gonçalo. Sereno, equilibrado não jacta-se pela incontestável administração no município de Santa Rita.

Gonçalo soldado/general do grupo político(PDT) espera o momento adequado, para cumprir/ordenar as propostas de campanha ao governo. Como diz o ditado "quem corre cansa, quem anda alcança."


http://www.marcelovieira.blog.br/wp-content/uploads/2013/10/hilton.jpg

DE VOLTA AO VITORINISMO : EDUARDO CAMPOS DECIDE O FUTURO DE ELISIANE GAMA

Pernambucano, Vitorino Freire chegou ao Maranhão em 1930, no alforje do interventor e amigo Capitão Martins de Almeida, o "Bala na Agulha". Os pernambucanos fizeram festa a bala, aterrorizando os maranhenses por décadas.

Depois de 83 anos da "era Vitorino", o retorno do mando político dos pernambucanos é realidade. Até a filiação do ex-petista Bira do Pindaré ao PSB foi em Recife, sobre a assistência de Luís Fernando Freire(Vitorino Filho).

Ontem era Flávio Dino, hoje(22) é Elisiane Gama que desce ao beija-mão. Gama participa de solenidade no Piauí, para alinhar sua candidatura ao governo, a de Eduardo Campos para Presidência da República.

Eduardo Campos faz fila de candidatos maranhenses ao seus pés. Quem são os capatazes que encurralam os políticos do Maranhão para a "fazenda" dos pernambucanos? Será que querem um similar de Vitorino Freire?  

FLÁVIO DINO PARA ALÉM DO BEM E DO MAL : COMPADRIO COM ZÉ REINALDO O IGUALA A SARNEY

A leitura do perfil psicológico de Flávio Dino remete a Sarney. Ambos sentem-se perseguidos no exercício político, injuriados na vida privada.

Os "coitadinhos" tem semelhanças nas práticas. Em nome do pragmatismo protegem e são protegidos por acusados/condenados por desvios de dinheiro público.

Pesquisas recentes igualam Dino a Sarney, pelo compadrio de ambos com José Reinaldo. O primeiro cria, o segundo criador, o terceiro completa o ciclo de cria virou criador.

Dino até que tem razão quando reclama de postagens obsessivas do blogueiro Marcos Deça, contudo não tem testamento divino que lhe assegure blindagem contra as verdades.

Sem tolerância as críticas é melhor que Dino volte a tomar assento nas confortáveis cadeiras do Judiciário. Quem mandou aceitar ser afilhado político de Zé Reinaldo. Filho é para sempre.

"Independência é algo para bem poucos- é prerrogativa dos fortes. Falar muito de si mesmo, pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é"(Para Além do Bem e Mal-Friedrich Nietzsche).

Em defesa da verdade 
Sarney escreveu artigo intitulado "A velha política", Flávio Dino repete a estratégia de vítima e posta "Em defesa da verdade". Eles sabem que o povo do Maranhão, descendente de índios e negros adora as vítimas.  

"Aqui não se discute nada, é “Sarney é o inimigo, devemos matá-lo”. O que interessa é que a falta de temas, de ideias a discutir, leva a essa confrontação, que já dura décadas"(artigo A velha política).

DILMA NO MARANHÃO : ROSEANA SARNEY E FLÁVIO DINO NA RECEPÇÃO




Anunciada a visita da presidente Dilma na segunda quinzena de novembro ao Maranhão. A suposta itinerância precederia 11 meses, 15 dias as eleições de 2014, tendo como objetivo calar factoides.

Carta Capital, Isto É, Estado de São Paulo especularam sobre o fim da aliança Dilma/Lula/Sarney. A resposta do Planalto(presença física de Dilma no Maranhão) vai além do desmentido oficial.

No sereno da recepção será possível ver  ombreados lado à lado Roseana Sarney e Flávio Dino, que comandam grupos antagônicos, mas que disputam o prestígio de apoiar a reeleição de Dilma Rousseff.

Dona Dilma preferiu visitar o Maranhão no ano que precede as eleições de 2014. Evita assim comparecer no período mais "animado",  quando os grupos Sarney/Dino disputarão o comando político do estado.

Eu não disse que Dilma não rejeitaria Sarney ou Dino! Quem quiser se antecipar nas leituras políticas é só "folhear" esta coluna eletrônica. "Eu só abro a minha boca, quando  tenho certeza".    



21 de outubro de 2013

ERRO DE AVALIAÇÃO : NOMEAÇÃO DE PAULO MARINHO JUNIOR SIMBOLIZA CONTINUISMO

Em termos de Messoregião é no Leste do Maranhão, que Flávio Dino concentra maiores índices de intenção de votos. Caxias/Timom/Matões/Dom Pedro são os maiores/médios "feudos" da oposição maranhense.

É natural que a situação procure fortalecer suas bases na Messoregião em epígrafe. A escolha de Ricardo Archer para Articulação foi o primeiro acertado  passo dessa reengenharia política, que pretende levar Luís Fernando ao governo.

Ricardo Archer vem de uma família com passado político limpo. Não existe nos anais da política/administração nada que desabone Sebastião/ Renato/ Ricardo Archer durante quase um século de vida pública.

Não se pode dizer o mesmo de Paulo Marinho Junior, que assumiu a Secretaria de Juventude do Estado, no lugar do não menos "desapetrechado" Carlos Filho, ex-genro de Roseana Sarney. Junior e Filho são dois exemplos do continuísmo. 

Marinho Junior é filho do famoso Paulo Marinho, que em menos de 30 anos "deu nó em pingo d'água. A escolha é pragmática, no entanto simboliza continuísmo de práticas "nada republicanas", perpetradas por Paulo Marinho, ex-prefeito de Caxias. 

Paulo Marinho Junior e José Viera mostram o quanto estamos longe de aperfeiçoar as disputas políticas no Maranhão. A carência de bons quadros atinge a todos os grupos envolvidos no embate eleitoral de 2014. Em nome do pragmatismo Junior/Zé Vieira se embolam com Luís Fernando/Flávio Dino. 

ISSO É QUE É ASSESSORIA : UFMA ESCLARECE SITUAÇÃO FUNCIONAL DE FLÁVIO DINO

A Universidade Federal do Maranhão, em respeito à opinião pública, vem informar que a notícia publicada no site Atual 7 sobre a atual situação econômica do presidente da Embratur não é verdadeira.

A instituição informa que o servidor Flávio Dino de Castro e Costa, matrícula SIAPE 1064951, vinculado ao Departamento de Direito, está cedido para o Ministério do Turismo onde ocupa atualmente a função de confiança DAS 101.6, de Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur, pela qual recebe o seu salário(grifo nosso).

Durante o tempo em que está afastado, o servidor nunca recebeu qualquer vencimento básico nem restituição por titulação.

LIGA QUE EU TE ESCUTO : FLÁVIO DINO SEM COMUNICAÇÃO




Tentei ouvir Márcio Jerry sobre a denúncia do Blog Atual7. Segundo Yuri Almeida, Flávio Dino receberia proventos sem dar aula na UFMA em São Luís. Dino preside a Embartur no DF.

Márcio Jerry ficou de retornar a ligação, mas até o momento não o fez. Almeida em conversa com o titular desta coluna eletrônica informou movimentação atípica no setor de protocolo da UFMA.

Flávio Dino foi cedido para Embratur em 2011, no entanto no mês de julho de 2013, um processo com nome de Flávio Dino foi encaminhado para Auditoria da UFMA.   Qual o motivo?

Creio que Dino não esteja recebendo sem dar aulas. Dino não precisa mais de salário de professor. Seria bom que assessores  explicassem detalhes da disposição de Dino(UFMA/Embratur).

Por isso que defendo com Ambrósio, Márcio Jerry na Coordenação de   Flávio Dino. Não dá para tocar o sino na Igreja da Sé(Prefeitura de São Luís) e acompanhar a procissão de dentro da mesma Igreja.


FLÁVIO DINO UM PROFESSOR GAZETEIRO?

O Atual7 posta informação que o Dr. Flávio Dino de Castro e Costa- é muito sobrenome na Tradição da Política Maranhense(Dino), Família(Castro) e Propriedade(Costa) recebe sem trabalhar na UFMA.

Dino desmentiu, justificando que não recebe salários da UFMA desde 2011. Lamentou ser vítima de mais  mais um factoide, mas não detalhou os termos da Portaria que o coloca a disposição da Embratur.

Yuri Almeida fustiga Flávio Dino para que informe/comprove se o ônus(pagamento) é da Embratur ou UFMA. Almeida que difere dos "Caridosos" pela linha investigação independente/inteligente sofre patrulhamento.

Que diabo! Bastou ser o nome de Flávio Dino que não se pode questionar/investigar? O blogueiro-editor do Atual7, Yuri Almeida quer o acusado provando por meios de documentos que não é professor gazeteiro.

Almeida ainda tem  bomba que faz menção a quiproquó(briga) de Dino com a UFMA. Dino estaria dando aulas em faculdades particulares, fato que é proibido pela cláusula de exclusividade imposta pela UFMA.


QUAL O TEMPO DE ARTICULAÇÃO/DESGATE POR 2 MINUTO DE TELEVISÃO?

Quanto tempo Flávio Dino gastou em articulações, para confirmar o apoio  do Solidariedade (1 minuto 45 segundos) e do PROS (51 segundos)? Juntas as novas sigla somam 1 minuto e 96 segundos de televisão.

Os dois novos partidos recepcionaram 41 deputados federais. Recém criados SDD e PROS facilitaram a migração de parlamentares sem temor da  perda do mandato.

Simplício(Solidariedade) soma no conteúdo/procedimento, mas valeu a pena por 51 segundos ter como companheiro de mudança o deputado José Vieira? A resposta virá em 2014.

PARTIDONOVA BANCADA*TEMPO DE TV*
PT8603'03''26
PMDB
71
02'34''02
PSD
49
01'51''13
PSDB
49
01'51''13
PP
40
01'33''54
PR
31
01'16''04
PSB
27
01'08''25
Solidariedade
23
01'00''45
DEM
21
00'56''55
PTB
19
00'52''65
Pros
18
00'50''70
PDT
14
00'42''91
PCdoB
14
00'42''91
PSC
13
00'40''96
PV
11
00'37''06
PRB
8
00'31''21
PPS
6
00'27''31
PTdoB
4
00'23''41
PSOL
3
00'21''46
​Demais
6
03'58''31
TOTAL51325min​​
Fonte: Câmara dos Deputados e TSE / *sujeito a alterações






2014 : QUANDO VACA NÃO CONHECERÁ BEZERRO E BOI DARÁ CHIFRADA NO DONO

Tem muita gente escrevendo besteira sem conhecimento prático de eleições. Por exemplo : "As composições locais não valem nada, se não forem avaliadas por quem manda lá em cima".

Não sabem os "Rapunzel", diferençar composição para tempo de televisão(palanque eletrônico) da campanha de bastidores/rua. Uma coisa não se liga "inconstitucionalissimamente"  a outra.

As próximas eleições majoritárias(governo/senado/2014) não decidem apenas quem será o governador, mas nas mãos de quem fica o comando político do Maranhão. Vale tudo, quem perder fica com nada.

Quem impedirá Madeira de votar com Luís Fernando? Aécio Neves! Me compra um chicote. Quem vai impedir Augusto Lobato e cumpanheiros de votar em Dino? Munteiro! Me compra uma Barbie.

Segura peão!



APRENDE DEÇA : NÃO TROCA TEMPO DE TELEVISÃO POR OBSESSÃO

O blogueiro Marcos Deça raciocina com o fígado. O despeito que nutre por Flávio Dino, o impede de ter lógica nas suas ilações. Deça faz postagem sobre obsessão histórica de Dino pelo apoio do PT.

Não é nada disso bobinho. O que interessa para Flávio Dino é o tempo de televisão. O PT é o partido que tem o maior número de deputados federais(86 congressistas)- leia-se tempo de televisão.

Quantos minutos de televisão vale a obsessão de Dino pelo PT? 3 minutos e 3 segundos. Aprende enquanto eu estou vivo Marcos Deça, do contrário vais continuar escrevendo com o fígado. Acorda bobinho.

Dino quer que o PT se foda e o meu pinto cresça.

 

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...