27 de dezembro de 2014

BREVE RETROSPECTIVA/PERSPECTIVA DOS GRUPOS POLÍTICOS NO MARANHÃO

O forasteiro Vitorino Freire comandou por 24 anos o Maranhão. Contudo foi diuturnamente contestado, conseguindo por tráfico de influência no Palácio do Catete- Presidência - acabar com a briga pelo bastão do poder "jogado pra muro", por Benedito Leite, que liderou inconteste por 12 anos. 


O ilustre jornalista morreu em Eyres-Mocube, uma pequena/pacata comuna francesa sem deixar herdeiros políticos no Maranhão. Urbano Santos chega ao governo(1918), em seguida elege governador o genro Magalhães de Almeida(1926), atiçando a briga pelo bastão do poder jogado por Benedito Leite.


Paulo Ramos ensaiou ainda que como interventor, ser a autêntica liderança no início dos anos 40. Clodomir Cardoso, Clodomir Milet, Henrique La Roque tiveram papel histórico. Mas foi o jovem José Sarney que enxotou Vitorino Freire do poder.


Instalado no poder Sarney repetiu a progressão geométrica(em dobro sucessivamente) de mando: Benedito Leite 12 anos; Vitorino Freire 24 anos e Sarney 48 anos. Qual a perspectiva de Dino?


Benedito Leite chegou ao poder pelas "mãos de gente",Vitorino Freire por culpa de "uma enchente". José Sarney foi escolhido por uma geração- a dos poetas - como o jabuti para ficar no alto das frondosas árvores do Palácio dos Leões. 


Dino é fruto do hercúleo esforço de várias gerações- a esquecida na poeira do tempo do beneditismo, a surrada em praça pública pelo vitorinismo, a tolhida na alcova do poder pelo sarneísmo. 


Dino tem um grupo de jovens/promissores políticos que pode reversar o bastão do poder nos próximos 100 anos- é a tendência justificada pela histórica progressão geométrica. Entenda-se o reversamento como prática de alternância originada/estimulada pelo dinismo.

Nas postagens seguintes analiso o potencial de cada um destes jovens atores políticos. Todos devem se reversar no comando do Governo, Senado, Prefeitura e na Câmara dos Deputados/Assembleia Legislativa.

A engrenagem é nova/competente/ficha limpa e vai transformar o Maranhão no Estado mais desenvolvido da República Federativa Brasileira. Começo pelo mais promissor dos coadjuvantes do grupo de Flávio Dino: Edvaldo Holanda Junior.

7 comentários:

  1. Anônimo22:37

    Edivaldo promissor. Meu caro ande pelas periferias da nossa cidade onde florece a massa e veja o quanto é promissor o futuro do letárgico Edivaldo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:06

    Eu andei e vou te provar com depoimentos e fotos o contrário. essa rejeição é fabricada. Edvaldo Holanda Junior vem sendo crucificado desde a campanha para prefeito, por uma única razão : foi apoiado por Flávio Dino. As mudanças no relacionamento institucional governo do estado e prefeitura de São Luís vão mudar e o resultados serão rápidos para o desespero de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo06:52

    Isso eu pago pra ver, César. Eu não torço contra, mas duvido!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:42

    Promissor mesmo, o "pouco" como dizem que ele fez em dois anos sem apoio sera dobrado com a ajuda mais que merecida do governo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:42

    Edivaldo é um homem trabalhador logo se vê que com apoio ele vai longe e São Luis vai melhorar e muito .

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:57

    É fundamental a reeleição de Edvaldo holanda Junior para o novo ciclo do Maranhão.

    ResponderExcluir
  7. Edvaldo vai ser o melhor prefeito de Sao Luis. Podem apostar.

    ResponderExcluir

COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...