27 de dezembro de 2014

BREVE RETROSPECTIVA/PERSPECTIVA DOS GRUPOS POLÍTICOS NO MARANHÃO

O forasteiro Vitorino Freire comandou por 24 anos o Maranhão. Contudo foi diuturnamente contestado, conseguindo por tráfico de influência no Palácio do Catete- Presidência - acabar com a briga pelo bastão do poder "jogado pra muro", por Benedito Leite, que liderou inconteste por 12 anos. 


O ilustre jornalista morreu em Eyres-Mocube, uma pequena/pacata comuna francesa sem deixar herdeiros políticos no Maranhão. Urbano Santos chega ao governo(1918), em seguida elege governador o genro Magalhães de Almeida(1926), atiçando a briga pelo bastão do poder jogado por Benedito Leite.


Paulo Ramos ensaiou ainda que como interventor, ser a autêntica liderança no início dos anos 40. Clodomir Cardoso, Clodomir Milet, Henrique La Roque tiveram papel histórico. Mas foi o jovem José Sarney que enxotou Vitorino Freire do poder.


Instalado no poder Sarney repetiu a progressão geométrica(em dobro sucessivamente) de mando: Benedito Leite 12 anos; Vitorino Freire 24 anos e Sarney 48 anos. Qual a perspectiva de Dino?


Benedito Leite chegou ao poder pelas "mãos de gente",Vitorino Freire por culpa de "uma enchente". José Sarney foi escolhido por uma geração- a dos poetas - como o jabuti para ficar no alto das frondosas árvores do Palácio dos Leões. 


Dino é fruto do hercúleo esforço de várias gerações- a esquecida na poeira do tempo do beneditismo, a surrada em praça pública pelo vitorinismo, a tolhida na alcova do poder pelo sarneísmo. 


Dino tem um grupo de jovens/promissores políticos que pode reversar o bastão do poder nos próximos 100 anos- é a tendência justificada pela histórica progressão geométrica. Entenda-se o reversamento como prática de alternância originada/estimulada pelo dinismo.

Nas postagens seguintes analiso o potencial de cada um destes jovens atores políticos. Todos devem se reversar no comando do Governo, Senado, Prefeitura e na Câmara dos Deputados/Assembleia Legislativa.

A engrenagem é nova/competente/ficha limpa e vai transformar o Maranhão no Estado mais desenvolvido da República Federativa Brasileira. Começo pelo mais promissor dos coadjuvantes do grupo de Flávio Dino: Edvaldo Holanda Junior.

7 comentários:

  1. Anônimo22:37

    Edivaldo promissor. Meu caro ande pelas periferias da nossa cidade onde florece a massa e veja o quanto é promissor o futuro do letárgico Edivaldo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:06

    Eu andei e vou te provar com depoimentos e fotos o contrário. essa rejeição é fabricada. Edvaldo Holanda Junior vem sendo crucificado desde a campanha para prefeito, por uma única razão : foi apoiado por Flávio Dino. As mudanças no relacionamento institucional governo do estado e prefeitura de São Luís vão mudar e o resultados serão rápidos para o desespero de vcs.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo06:52

    Isso eu pago pra ver, César. Eu não torço contra, mas duvido!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:42

    Promissor mesmo, o "pouco" como dizem que ele fez em dois anos sem apoio sera dobrado com a ajuda mais que merecida do governo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:42

    Edivaldo é um homem trabalhador logo se vê que com apoio ele vai longe e São Luis vai melhorar e muito .

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:57

    É fundamental a reeleição de Edvaldo holanda Junior para o novo ciclo do Maranhão.

    ResponderExcluir
  7. Edvaldo vai ser o melhor prefeito de Sao Luis. Podem apostar.

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...