28 de outubro de 2011

CEMAR É UM CASO DE POLÍCIA: MAIS UMA SEXTA-FEIRA NA ESCURIDÃO

ATÉ QUANDO?DIANTE DA PRIMAVERA ÁRABE O MARANHÃO ENGOLE PIPOCA

O controle das instituições no Maranhão é rígido. Nada escapa, o olhar "panótico" impregnou a malha institucional. Centenas de avenidas, ruas, bairros, escolas, prédios públicos levam o nome da família Sarney. O absurdo só tem comparativo com a Bagdá de Sadam ou a Líbia de Muamar Kadafi.

A primavera Árabe aterroriza  os tiranos no mundo inteiro. Talvez a solução fosse "pendurar o último Sarney nas tripas do derradeiro Murad". Mas é o próprio Karl Marx nas teses do Humanismo e da Alienação, quem mostra  o homem como herdeiro do patrimônio cultural da humanidade.  

 O que fazer então em um Estado onde os "intelectuais" são escolhidos pelos dedos sujos de Sarney? O que dizer de uma produção literária que limita-se revelar a presença de Hitler no Maranhão? O ex-Presidente da AML, Joaquim Itapary em artigo intitulado "assim é, se lhe parece" revela com ufanismo o fato.  

A AML e a Fundação José Sarney, coincidentemente tiveram os mesmos presidentes. É como matriz e filial. As escolhas de alguns dos seus membros obedecem ao crivo da subserviência. O último a ser "pendurado nas tripas de Sarney" é Antônio Carlos Lima, o Pipoca.

Figurante do inquérito policial(Operação Boi Barrica) que investigava Fernando Sarney. Antônio Carlos Lima, o Pipoca, era quem marcava a agenda do Ministro Lobão com Fernando Sarney. A esposa do novo imortal era sócia da concubina de Ernane Cesar Sarney, ambas envolvidas nas fraudes da Fundação Sarney.

Como se observa a intimidade com o "Olimpo" requer a imortalidade. Nauro Machado em Pátria do Exílio(Lume Edições) vocifera: Erra um velho nas vielas// Mais sombrias dessa terra// Nessas ruas como celas// Para quem em si se enterra// quando andando vou, indo nelas// Como quem seu inferno erra.

 

27 de outubro de 2011

LICENÇA DE ROSEANA SARNEY VIRA SARAMPO

Roseana Sarney será submetida a cirurgia reparadora no canal lacrimejante. A recorrência das lágrimas pode ser consequência da operação de clipagem de aneurisma realizada em 3 de junho de 2009. A origem do "choro despropositado" será objeto de diagnóstico para verificar-se a necessidade de nova intervenção.

Na época, os médicos  informaram que o aneurisma estava próximo ao nervo ótico e que poderia provocar alguma lesão. A cirurgia de clipagem de aneurisma durou 4 horas e em apenas 48 horas, Roseana Sarney foi transferida da UTI para um quarto de internação.

No dia 8 de junho de 2009, Roseana Sarney, já estava de alta, mas com a recomendação de que não poderia viajar de avião durante pelo menos 15 dias. Após 40 dias afastada do cargo de governadora, Roseana Sarney, reassumiu o governo em 10 de julho de 2009.

Neste período o vice-governador, João Alberto de Sousa, comandou em tese o Estado. Na realidade quem exercia, exerce e exercerá o governo  é Jorge Murad Junior. Durante a estadia de João Alberto no governo em 2009, ocorreram discrepâncias motivadas por ego$, superego$ e instinto$.

No recente pedido de licença por apenas dez dias foi diferente. Transferiram a data do feriado em comemoração ao dia do funcionário público de sexta(28), para segunda(31) . Como terça(1°), é dia de todos os Santos e quarta(2), dia de finados criou-se na prática um feriadão fora de época.  

O interessante é que o Poder Judiciário manteve o feriado na sexta-feira(28). Mais interessante ainda é que na segunda(31), no batente, em pleno exercício da Presidência do Tribunal Justiça, o Desembargador Jamil Gedeon Neto é quem assumirá  o governo.

Como se contagiados por sarampo o vice-governador, Washington Luís e o Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, também pedirão licença. Qual o medo que ronda a "Casa Mal Assombrada"? O que motiva tanta precaução a ponto de torna facultativo o compulsório? 

Jorge Murad reinará solitário como é do seu agrado. Pelo próprio nome, o Presidente do Tribunal "Jamais" fará sombra ao plantonista do governo.  A "galera" delira, como diz um blogueiro governista. Ledo engano, tem quem pense. 


     

 

ARMAÇÃO: ROSEANA SARNEY QUER COLOCAR AMIGA ÍNTIMA NO TRE

Em curso a operação "Salgueiro" no TRE do Maranhão. Trata-se de um conjunto de forças que pretende emplacar a ex-procuradora do Estado Rosimar Salgueiro na Corte Eleitoral. Rosimar Salgueiro é Procuradora aposentada e  da turma que atravessa as madrugadas no carteado com Roseana Sarney.

A "jurista" é casada com o empresário José Carlos Salgueiro, o casal pif-paf sócios do empreendimento USIMAR EMPREENDIMENTOS AUTOMOTIVOS S/A constam no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça na condição de apelados. 

Sérgio Muniz e José Carlos Sousa e Silva devem deixar o TRE na próxima terça-feira(1). Como o biênio dos dois encerra em finados e até o momento a Presidente Dilma não se manifestou sobre a recondução, ambos sentem-se embalsamados e cheirando a formol.

De acordo com o entendimento dos "pretórios" se em dez dias a Presidente não se manifestar, Sérgio Muniz e José Carlos Sousa e Silva serão substituídos por Rosimar Salgueiro e Francisco Ramos.

Eita Maranhão, mas como diria o Padre "O que se há de fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra  não se deixa salgar". Olha a Salgueiro aí gente.

   


ACENDEU A LUZ VERMELHA: ROSEANA SARNEY CORRIGIRÁ ANEURISMA

Roseana Sarney poderá submeter-se a pequena cirurgia reparadora em São Paulo. A governadora reclama desde a clipagem do aneurisma de lacrimejamento constante no olho esquerdo. As fortes dores de cabeça, vômitos e perda da consciência durante voo recente  acenderam a luz vermelha.

 

A clipagem separa o aneurisma da corrente sanguínea. A bolsa é "amarrada" por dispositivos que lembaram grampos. Essa técnica protege o vaso e, mesmo que a bolsa venha se romper, o sangue continua circulando sem perigo para o paciente operado. Portanto, Roseana Sarney não corre perigo de vida.

Roseana Sarney deverá apenas certificar-se  da ocorrência ou não deste rompimento. Em caso afirmativo, ela gastou uma das sete vidas que temos direito. Isto porque a cirurgia anterior antecipou-se a ocorrência fatídica.

É raro descobrir um aneurisma antes que ele se rompa. Mas Roseana Sarney é monitorada "48 horas por dia". Ela pode e deve valer-se das condições materiais das quais é detentora. Contudo é preciso respeitar  a debilidade física que lhe atormenta desde a adolescência.

Para confirmar o diagnóstico de aneurisma cerebral, são necessários exames como tomografia computadorizada e angiografia cerebral. Esses procedimentos de "alta complexidade", somando-se a cirurgia de clipagem evitam a morte prematura. Eles são caríssimos e inacessíveis aos pobres mortais.  

A governadora prefere não arriscar fazer a pequena cirurgia no Maranhão. Agora imagina se fosse de "alta complexidade". Roseana vai para São Paulo, com certeza e a graça do bom Deus reassumirá o governo no dia 7 de novembro.

Durante o período de 10 dias, o vice-governador Washington Luís, o Macaxeira, assumirá o governo. A propósito, o que é marrom por fora, branco por dentro e sai sangue? A resposta é Macaxeira. E Macaxeira sai sangue ? Enfia que a resposta vem em menos de 10 segundos.



26 de outubro de 2011

BENGALA ENTRA EM TAVARES E TATÁ DIZ QUE ROSEANA É INCONSTITUCIONAL

Aprovada PEC que prorroga de 70 para 75 anos as aposentadorias dos servidores públicos. Foram favoráveis 30 deputados,  7 votaram contra. O governo antecipadamente sabia da ampla maioria e dos compromissos de alguns "oposicionistas" com a malha funcional corrompida.

Desta forma orientou o governista Edilásio Junior  encaminhar a votação contra a matéria. O objetivo era desgastar aqueles que fazem oposição só ao governo de Roseana Sarney, ignorando o restante dos que dentro da malha institucional exercem o controle da sociedade civil organizada.

O tiro foi certo, a bengala perfurou a incolumidade de Marcelo Tavares. O "líder" da oposição há menos de 48 horas bradava da tribuna da AL pela inconstitucionalidade da estatização da Fundação José Sarney. Quando os interesses envolveram togas e contas,  Marcelo virou Carneiro e votou Tavares.

O problema do Maranhão não é só Sarney, mas a malha institucional viciada, corrompida e sempre em defesa da manutenção dos privilégios. São nestes instantes que fica claro quem realmente quer mudar  mentalidades e práticas políticas.

O neoconstitucionalista Carlos Alberto Millhomem de 74 anos, se arrastou com muita dificuldade até a tribuna. Arfando e do alto de 150 quilos da mais pura gordura, bradava tal qual Marcelo Tavares em dias anteriores: inconstitucional é a fome, a miséria e a falta de segurança pública.

Tatá terminou chamando Roseana Sarney de inconstitucional. A governadora é constitucionalmente  responsável pelas políticas públicas no Estado. Portanto, os índices de fome, miséria, violência, analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil, falta de saneamento são frutos de sua irresponsabilidade.

A deputada Nice Lobão foi até o gabinete de Tatá agradecer seu empenho pela aprovação da matéria em 2° turno. Detalhe , Nice Lobão, estava de bengala e disse que vai usá-la contra quem se manifestar "desfavorável a candidatura do Edson". O Edson é o Lobão de 79 aninhos.

O Maranhão em um "museu de grandes novidades". "O futuro repete o passado". O tempo parou em 1900 e bunda. Agora confere de bunda para cá.


    


25 de outubro de 2011

"SAULUS" : O CÓDIGO DA VIDA DE UM SUBSERVIENTE


Hoje foi um dia daqueles dito de "cão". Quando penso em livrar-me dos caninos afiados, deparo-me com o artigo do maior lobista do governo Sarney. Saulo Ramos pela força das influências transformou-se em Ministro da Justiça  e confidente do então Presidente José Sarney.

Mentor jurídico que permitiu a Sarney governar 5 anos, o "enrugado jurista" deixa as azinabradas ceroulas para cativar a conhecida subserviência. Faz defesa da estatização da Fundação José Sarney , mas esquiva-se de opinar sobre o ônus para o Estado em torno de R$ 1.200 hum milhão e duzentos mil reais.

Ultrapassado Saulo Ramos foi buscar no 1° Triunvirato sua inspiração servil. Desinformado ou querendo mal informar apresenta Júlio Cesar, Pompeu e Crasso em disputa política. Ignora o contexto histórico, a informalidade da aliança e os interesses financeiros dos dois primeiros em torno de Crasso.

O erro de Crasso vem de um ego fragilizado semelhante ao de Saulo Ramos. Para ambos a vida só faz sentido pela subserviência. Crasso era o homem mais rico de Roma, mas não tinha influencia política. Financiou Júlio Cesar e Cneu Pompeu.

Pompeu casou-se com a filha de Júlio Cesar, herdando muitas terras. A legislação favorecia aos negócios de Crasso. Júlio Cesar isola-se no centro do poder e elege o genro e o patrocinador cônsules em parceria. No momento certo Júlio Cesar e Pompeu expuseram Crasso e suas tropas a morte.


"Saulus" ao exercitar a subserviência, ignora propositadamente fatos do passados e no presente. O erro de Crasso foi orquestrado por Júlio Cesar e Pompeu. Portanto o crasso(erro) passa a crase(fusão) se é que ele pode entender a contração do genro(Pompeu) com o sogro( Júlio Cesar). 

A catilinária legalista de "Saulus" é minúscula, ante a legitimidade de livrar-se o Maranhão do patrimonialismo sarneysta. Saulo Ramos é "uzeiro e vezeiro" em reescrever a história em causa própria. Quem atesta é Jô Soares que assim se pronunciou no lançamento de Código da Vida.


 

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...