19 de novembro de 2014

SOBRE INTERVENÇÕES E PETIÇÕES : O TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÃO É PARTIDO POLÍTICO

O vereador sarnomurista- aquele ligado a Sarney via Murad atualmente  em "riba" do muro - ensaiou inflamado discurso na Câmara de Vereadores de São Luís, sugerindo novas intervenções- ele comemorava a intervenção na SMTT - nos setores da Saúde/Educação na Capital.

Fábio Câmara queria "murad" a Prefeitura de São Luís. Mas a decisão do desembargador Ricardo Duaillibe, reformando a sentença que ordenara interventor no processo de licitação das linhas de transporte da Capital,  desmanchou o sonho de uma noite de intervenção/licitação/usurpação.

O desembargador Ricardo Dualllibe atendeu o petitório da Procuradoria do Município, que em liminar arguiu inconstitucionalidade- usurpação de competência do TJ/PGE - na decisão do juiz de base- da 4ª Vara da Fazenda Pública que autorizou a intervenção na SMTT.

A histórica sentença do desembargador Ricardo Duallibe soou forte/ harmoniosa como o repicar dos sinos, alertando para a separação/ independência entre os poderes. Dualibe pautou sua vida na independência/ honestidade/ transparência como advogado e corretor.  

Segundo fontes "leoninas", Ricardo Murad teria invadido o gabinete de Roseana Sarney, reclamando da histórica sentença de Ricardo Dualibe : "Eu não disse que Ricardo Duallibe não obedeceria ninguém. Se lá tivesse o meu irmão Samir, a intervenção na SMTT estava mantida".

Ricardo Duallibe foi escolhido desembargador por Roseana Sarney, em renhida disputa, cuja lista tríplice vetou o nome do cunhado da governadora, o advogado Samir Murad. Hoje(19) o Tribunal de Justiça escolhe mais 2 desembargadores com autonomia. 

A histórica sentença de Ricardo Dualibe pode ser resumida na seguinte frase : "O Tribunal de Justiça não é partido político". São decisões como esta que fazem entender o TJ-Ma como um dos poderes e não um poder na faixa dos três t- tolhido/ tutelado e tolerado. 

A sentença histórica de Ricardo Dualibe é o repicar dos sinos da democracia, anunciando a mudança de comportamento entre os poderes- harmonia/ independência. Ricardo Duallibe não decepciona todos aqueles que acreditam na sua independência/ transparência/ honestidade.

18 de novembro de 2014

TAC A : TRIBUNAL DE JUSTIÇA SUSPENDE INTERVENÇÃO NA SMTT

O Tribunal de Justiça do Maranhão suspendeu a intervenção na SMTT. O TJ-MA reformou a sentença do ilustre juiz Cícero Dias, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública.

A polêmica sentença que determinou a intervenção na SMTT, tinha em tese o escopo de promover licitação para a concessão das linhas de transportes coletivos na Capital.

O pedido de intervenção foi da titular da Promotoria de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante Cavalcante. O fundamento é a demora em cumprir Termo de Ajustamento de Conduta(TAC).

Ocorre que a SMTT tomava as medidas preliminares necessárias à licitação, quando o titular da 4ª Vara da Fazenda Pública sentenciou, indicando o enrolado advogado Anthony Bode.

Bode estaria sendo processado- supostamente por desvios de milhões dos cofres da Capital, como liquidante da Coliseu - na mesma jurisdição que lhe indicou. A indicação de Bode cheirou mal. 

Seria colocar raposa tomando conta do galinheiro? Não se sabe o teor da sentença que reformou a decisão do juiz de base. Mas com certeza evitou piorar o que estava ruim e multiplicar o que é feio e lamentável.

O titular do blog do Cesar Bello pediu : "Senhores das togas revejam esta decisão polêmica. É o interesse coletivo que está em jogo". Sábia, equilibrada, oportuna a decisão do TJ-MA. 

QUEREM JUDICIALIZAR A CAPITAL : SARMOMURAD QUER A JUSTIÇA NA FRENTE DOS SETORES DE TRANSPORTES/ SAÚDE/ EDUCAÇÃO

O vereador sarnomurista Fábio Câmara(PMDB) defende a intervenção judicial nos setores de transporte/ saúde/ educação na Capital.

Câmara diz que a intervenção na SMTT é só o começo. "Interventores nas Secretarias de Saúde/Educação seriam bem-vindos".

Câmara não quer botar a desembargadora Nelma Sarney como prefeita até a eleição de 2016? Como diria Cícero : "Até quando vais abusar"?

"Quo usque tandem abutere Catilia patientia nostra". A tradução seria + ou - assim : "Até quando Catilina abusaras de nossa paciência?" 

Esta é a primeira frase dos discursos de Cícero acusando Catilina. De Roma para São Luís tem diferenças. Mas a mentalidade parece igual.

O cônsul romano Catilina pretendia derrubar o governo republicano, apoderar-se do poder, das riquezas, juntamente com alguns apaniguados.

Será que querem transformar São Luís na Roma de Cícero e Catilina ? Com a resposta Mano Borges- castas/párias o Nordeste ainda é Índia.


INTERVENÇÃO NA SMTT TEM CHEIRO DE BOSTA ? BOSTEN É MAIS ENROLADO DO QUE PAPEL HIGIÊNICO ?

Recebo em comentário a informação de que o advogado- Antonio Bosten - indicado para coordenar o processo licitatório das linhas de transporte da Capital - é mais enrolado do que papel higiênico.

O advogado Bosten foi indicado de inopino(de forma não esperada) pela Justiça- 4ª Vara da Fazenda Pública como interventor na SMTT. O pedido é do Ministério Público- Promotoria do Consumidor. 

Contraditoriamente e inconstitucionalisimamente Bosten responderia na própria Justiça que o indicou como interventor- pasmem - por desvio de milhões dos cofres da Capital na função de liquidante da Coliseu.

Pode? Não. Que nada é Maranhão. O errado é quem está certo. Segundo comentário na postagem anterior sobre a intervenção, Bosten também é acusado de vender um posto de gasolina da AABB. Bosten é ex-funcionário do Banco do Brasil.

Bosten é um craque quando o assunto é quebradeira. Coliseu/Associação do Banco do Brasil. A SMTT será a próxima vítima das gestões de Bosten? Bosten é ligado a quem no Judiciário do Maranhão ?

A intervenção na SMTT tem cheiro de bosta? Bosten é mais enrolado do que papel higiênico? Quer dizer que quanto pior para Holanda, melhor para os Sarney ? Eu não acredito na utilização da Justiça como instrumento político.

Rapaz que perseguição. Imagina Nelma Sarney na Presidência do TJ em 2016. Prefiro acreditar na isenção/imparcialidade da Justiça Maranhense. Senhores das togas revejam esta decisão. É o interesse coletivo que está em jogo.

17 de novembro de 2014

CHORUME : JUSTIÇA INDICA ADVOGADO QUE "LIQUIDOU" COM A COLISEU

Ainda existem decisões no Maranhão, que fariam ruborizar até frade de pedra. A Justiça indicou advogado- Antonio Bosten - que literalmente teria liquidado a Coliseu, para presidir/coordenar todo o processo licitatório das concessões de linhas de transportes urbanos da Capital

Tem cheiro de chorume a indicação do advogado Antonio Bosten. Bosten não tem apenas o nome sugestivo. Bosten é "cheira" de João Castelo e foi indicado por Castelo para ser o liquidante da Coliseu- Companhia de Limpeza Serviços Urbanos.

Uma auditoria teria constatado desvio de milhões dos cofres municipais na Coliseu. Bosten foi o liquidante da empresa de Limpeza e Serviços Urbanos de São Luís. O cheiro da sua gestão seria néctar de chorume - líquido putrefato que emana do lixo.

De acordo com a suposta auditoria, Bosten sacava cheques administrativo para depósitos do INSS e pagamentos patronais. Mas segundo as fontes, Bosten não pagava as despesas. Haveria também indícios de fraudes de Guias da Previdência não reconhecida pela Receita Federal. 

O "curriculum" de Bosten o credencia a coordenar todo o processo licitatório para a concessão das linhas de transportes urbanos na Capital? Como diz o ditado: "pelo ronco das informações sobre o interventor  a licitação poderá virar fedor". 

Será que os estudos técnicos em fase de conclusão pela atual administração, incomodaram "meio mundo e um pedaço da lua"? Vamos investigar detalhadamente a questão. Mas uma coisa é certa : a indicação de Bosten tem um cheirinho estranho.

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS : GRUPO SARNEY A PEQUENO/ MÉDIO E LONGO PRAZO

O grupo Sarney sofreu acachapante derrota nas eleições majoritárias de 2014- Flávio Dino consegui 65% dos votos válidos- com Roseana Sarney dentro do Palácio dos Leões/ Edson Lobão no Ministério das Minas e Energias. A surra deve banir do cenário político as principais forças retrógradas do Maranhão.


Flávio Dino derrotou as duas oligarquias- José Sarney(Roseana)/ Edson Lobão(Edinho)- que segundo o candidato governista(Lobinho) representavam "uma só família". E agora ? Edinho Lobão diz que não quer se aventurar, mas promete apoiar outras candidaturas de um grupo unido desde 1990. 


E a família Sarney? A pequeno prazo vai tentar o controle do Poder Legislativo. A manobra- Projeto de Lei que transforma a renúncia de Roseana Sarney em sucessão partidária - é a primeira tentativa. Mas parece fadada a derrota. A eleição definitiva ocorrerá com Flávio Dino no governo. Aí é sal.


O grupo Sarney tentará a médio prazo- no biênio 2016/2018 quando Nelma Sarney tomar posse na Presidência do TJ- exercer influência nas eleições municipais(2016) e governo em(2018)? Todavia são mínimas as possibilidades de decisões judiciais, que possam modificar o quadro político estadual. Os tempos/ costumes/ posturas são outras.


A pequeno/longo prazo estudam a possibilidade de ungir Roseana Sarney Conselheira do TCE- ela ganharia foro privilegiado a pequeno prazo para safar-se das investigações da Operação "Lava Jato" e a longo prazo poderia transformar-se em Edmar Cutrim sem os finos bigodes.

O controle das contas dos prefeitos é atualmente visto como ótimo instrumento para mudar vontades políticas. "É só juntar medo- da "Lava Jato" agora - com vontade de poder- Presidência do TCE no biênio 2015/ 2016 e reeleição 2016/2018.


No assunto: A sede do Tribunal de Contas do Estado(TCE)- na Avenida Carlos Cunha - era chamado Palácio Roseana Sarney.  O nome foi retirado recentemente. A própria Roseana Sarney poderá se instalar na Presidência do TCE. Contudo é preciso saber se ainda existe prazo, conforme preceitua o Regimento Interno da ALEMA.

Em instantes(Óleo de Peroba na cara dela : Depois de usar/abusar das prebendas/sinecuras/ nepotismo trançado/cruzado por 50 anos, Roseana Sarney diz que vai enxugar a máquina).

16 de novembro de 2014

"ARNALDO DIGA AO POVO QUE FICO" : MEDO DO APROFUNDAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES DA OPERAÇÃO "LAVA JATO" FAZ ROSEANA SARNEY RECUAR DA PROPOSTA DE RENÚNCIA

A prisão do empreiteiro Ricardo Pessoa- o dono da Constran aquela empresa que recebeu 33 milhões de precatórios pagos por Roseana Sarney em agosto de 2014 - teria mudado os planos de renúncia da governadora do Maranhão.

O doleiro Alberto Youssel, reincidente  em crimes corrupção ativa/lavagem de dinheiro foi o intermediador do acordo extrajudicial. Estranho né? Preso na "Operação Lava Jato", Yousself confessou ter dado propina à governadora Roseana Sarney.

Interrogada a contadora do doleiro Alberto Yousself, Meire Poza disse que após o pagamento de propina no valor de 6 milhões, 33 milhões foram pagos à Constran pelo  governo do Maranhão.

Outro que afirma a propina para a governadora é o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto da Costa. Todos dizem ter "pago" propina à Roseana Sarney. Ela diz que é uma indignidade e vai processar "Deus e o mundo".

Imagina se por delação premiada o dono da Constran, o empreiteiro Ricardo Pessoa também afirmar que pagou os 6 milhões em propina para a governadora Roseana Sarney? Um pedido de prisão temporária seria inevitável.

O doleiro Alberto Yousself afirma ter pago propina à Roseana Sarney. A contadora Meire Poza diz que o valor foi de 6 milhões. E Ricardo Pessoa?  Sem foro privilegiado Roseana Sarney não passaria do Estreito dos Mosquitos. 

15 de novembro de 2014

SERÁ QUE VÃO LEVAR ATÉ AS LOUÇAS DO PALÁCIO DOS LEÕES? A ORDEM SERIA SANGRAR OS COFRES PÚBLICOS ATÉ A ULTIMA GOTA PARA INVIABILIZAR O 1º ANO DE GOVERNO DE FLÁVIO DINO

Roseana Sarney deixará o governo sob forte acusação de ser propineira- aqueles que recebem comissões para facilitar pagamentos com verbas públicas. Comentam nos corredores das Secretarias Estaduais que a ordem seria sangrar os cofres públicos até a ultima gota, para inviabilizar o 1º ano do governo de Flávio Dino.


O juiz parananense Sérgio Moro- aquele que preside a as investigações da "Operação Lava Jato" e diz que não vê rosto nem bolso - acha estranho que a empreiteira Constran tenha utilizado os serviços de Alberto Yousself, especialista em lavagem de dinheiro, para negociar precatórios com o governo do Maranhão. 


Mais estranho são as negociações com diárias para funcionários/ pagamentos de empreiteiros  que supostamente estariam acontecendo nos órgãos públicos do Maranhão. Somente depois da posse de Flávio Dino, com a auditagem nos estratos de todos pagamentos/diárias será possível avaliar o tamanho dos buracos nas contas públicas.  

Será que estes vão levar até as louças do Palácio dos Leões?

COROATÁ : QUAL O TAMANHO DO EQUIVOCO DA JUÍZA E QUAL SERÁ A POSTURA DO JUDICIÁRIO ?

A expectativa de tempos republicanos antes da posse do governador eleito Flávio Dino, faz crer na possibilidade de mudanças do Poder Judiciário.

De Poder erroneamente concebido na faixa dos três "tés"- tolhido/ tutelado e tolerado - a poder independente dentro da convivência harmônica. 

Algumas desta mudanças- no Poder Judiciário - podem ser percebidas antes mesmo da "passagem da faixa"  no Poder Executivo. Senão vejamos :

Em Coroatá a juíza cassou a prefeita Teresa Murad e suspendeu por 8 anos os direitos políticos do marido da alcaide, o fanfarrão Ricardo Murad .

Teresa Murad apavorada se internou no Hospital Sírio Libanês com medo das algemas e tornozeleiras. Ricardo diz que tudo é um grande equívoco.

Qual é o tamanho do equivoco ? A construção com fins eleitoreiros/abandono posterior a eleição de 13 poços artesianos durante  o pleito de 2012.

No rol das provas vídeo/áudio dos discursos : "Teresa vai resolver em definitivo o problema da água em Coroatá", bem ao estilo "Trator". 

Qual será a postura do Poder Judiciário ? O Maranhão aguarda com muita expectativa o desenrolar desta questão pública.

14 de novembro de 2014

RICARDO VAI "MURAD" A DECISÃO DA JUÍZA DE COROATÁ NO PLANTÃO REPUBLICANO DO TJ?

Ricardo Murad procurou "arrimo" na banca do advogado Marcos Lobo. Murad quer "murad"- anular/detonar/reformar - a decisão da juíza de Coroatá que casou o mandato da sua esposa, Teresa Murad e os direitos políticos do "Trator".


Murad disse em sua página no Facebook que a juíza cometeu um "equívoco sem tamanho"- a construção de 13 poços artesianos em locais estratégicos na véspera da eleição para Prefeitura de Coroatá. Imagina se o equívoco tivesse tamanho?


Porque Murad fala em Tribunais Superiores ? O TRE-MA seria a instância natural para o recurso. O Plantão do TJ-MA não é competente para apreciar a matéria. Ainda que fosse, o Provimento dos Plantões exige que o caso seja recente/atual.

A ação é de 2012, qualquer decisão reparadora no fim de semana-Plantão Republicano- inicia em 15 de novembro deixaria na atual atmosfera democrática cheiro nada republicano.

Como a temporada não está para "lobos", Marcos Lobo sugeriu os Tribunais Superiores. Mas Murad está propenso a não seguir a orientação do causídico da alcateia- coletivo de lobos.


Ricardo teria dito que vai "murad"- anular/ detonar/ reformar - a decisão da juíza de Coroatá que cassou seus direitos políticos e o mandato da sua esposa Teresa Murad. "Imagina ficar uma semana sem a Prefeitura de Coroatá"? teria duvidado Murad.

Recordar é viver. Eita parece que essa é da boa. Rapaz o cabra era do babado? Depois sou eu quem leva a fama sem proveito. "Mê irmão" essa é do fundo do baú. É o cabra ou não é o cabra?

13 de novembro de 2014

DEPOIS VEM AS ALGEMAS : JUÍZA CASSA TERESA/RICARDO MURAD

A conspícua(distinta) juíza de Coroatá cassou o mandato de Tereza Murad e Neuza Muniz(vice). Motivo? Abuso de poder econômico- Ricardo Murad mandou construir 13 poços artesianos, em pontos estratégicos no município durante a campanha eleitoral de 2012.

A magistrada constatou que as obras eram eleitoreiras. Passada a eleição as obras foram abandonadas pelo casal Teresa/Ricardo Murad. O abandono corroborou para a decisão da ilustre magistrada, que cassou o mandato da dupla de rapinosos-Teresa/Ricardo Murad- por oito anos. 

Depois vem as algemas. Teresa Murad se internou em São Paulo quando soube que também poderá usar as pulseiras metalizadas ou tornozeleiras eletrônicas. É só o começo, tem muito mais.

Ricardo Murad ao lado da esposa Teresa Murad 
Esse de peruca e óculos é o blogueiro Pablito Caridoso?

ARRIÉGUA ARNALDO MELO NÃO LARGA ROSEANA SARNEY : DE DOMINGO À SÃO DOMINGOS

10799572_578961975549293_686778120_n

GOVERNADOR PAPAGAIO DE PIRATA : ARNALDO MELO NÃO LARGA AS ANÁGUAS DE ROSEANA SARNEY

O deputado Arnaldo Melo não larga as "anáguas" de Roseana Sarney. Nos bastidores políticos Arnaldo Melo foi apelidado de "governador papagaio de pirata"- aqueles que sempre aparecem nas fotos com as celebridades.

De Jatobá, passando pela ponta do Espigão e até Nova Iorque- interior do Maranhão - Arnaldo colado/ do lado/ atracado/ enroscado no pescoço/ nas anáguas daquela que lhe promete o governo.  

roseana 

EXCELENTE : MÁRCIO JARDIM INTRODUZ A HISTÓRIA RECENTE DA POLÍTICA MARANHENSE EM SUAS AULAS

O professor Márcio Jardim já merece mandato eletivo- sua história de luta é a resistência dentro do PT contra domínio de Sarney.

Criativo, culto e espirituoso Jardim tem plantado ao longo de sua trajetória política passagens que aliam conteúdo/ prática e boa retórica.

Fico feliz de saber que Jardim voltou a sala de aula, introduzindo dados da história recente da política maranhense no conteúdo ensinado.

Ele é ótimo professor/ ator político. Está na hora de aproveitarem o potencial deste homem, que tira/reproduz do dia a dia as maiores lições.

Tem calma cabra, tua hora é agora. Imagina Márcio Jardim como Secretário de Educação. Aí seria mais do que revolução burguesa/francesa.

Eu apostaria todas minhas fichas no sucesso de Márcio Jardim. Tenho absoluta certeza que professores e alunos pensam da mesma forma.

Márcio Jardim na SEDUC.

767d95a0e6e826c64dac7b2525da2a68 (1)
3c575759c315f1c8ad2d5c0ceaf2cb7a