ARTICULAÇÕES POLÍTICAS : GRUPO SARNEY A PEQUENO/ MÉDIO E LONGO PRAZO

O grupo Sarney sofreu acachapante derrota nas eleições majoritárias de 2014- Flávio Dino consegui 65% dos votos válidos- com Roseana Sarney dentro do Palácio dos Leões/ Edson Lobão no Ministério das Minas e Energias. A surra deve banir do cenário político as principais forças retrógradas do Maranhão.


Flávio Dino derrotou as duas oligarquias- José Sarney(Roseana)/ Edson Lobão(Edinho)- que segundo o candidato governista(Lobinho) representavam "uma só família". E agora ? Edinho Lobão diz que não quer se aventurar, mas promete apoiar outras candidaturas de um grupo unido desde 1990. 


E a família Sarney? A pequeno prazo vai tentar o controle do Poder Legislativo. A manobra- Projeto de Lei que transforma a renúncia de Roseana Sarney em sucessão partidária - é a primeira tentativa. Mas parece fadada a derrota. A eleição definitiva ocorrerá com Flávio Dino no governo. Aí é sal.


O grupo Sarney tentará a médio prazo- no biênio 2016/2018 quando Nelma Sarney tomar posse na Presidência do TJ- exercer influência nas eleições municipais(2016) e governo em(2018)? Todavia são mínimas as possibilidades de decisões judiciais, que possam modificar o quadro político estadual. Os tempos/ costumes/ posturas são outras.


A pequeno/longo prazo estudam a possibilidade de ungir Roseana Sarney Conselheira do TCE- ela ganharia foro privilegiado a pequeno prazo para safar-se das investigações da Operação "Lava Jato" e a longo prazo poderia transformar-se em Edmar Cutrim sem os finos bigodes.

O controle das contas dos prefeitos é atualmente visto como ótimo instrumento para mudar vontades políticas. "É só juntar medo- da "Lava Jato" agora - com vontade de poder- Presidência do TCE no biênio 2015/ 2016 e reeleição 2016/2018.


No assunto: A sede do Tribunal de Contas do Estado(TCE)- na Avenida Carlos Cunha - era chamado Palácio Roseana Sarney.  O nome foi retirado recentemente. A própria Roseana Sarney poderá se instalar na Presidência do TCE. Contudo é preciso saber se ainda existe prazo, conforme preceitua o Regimento Interno da ALEMA.

Em instantes(Óleo de Peroba na cara dela : Depois de usar/abusar das prebendas/sinecuras/ nepotismo trançado/cruzado por 50 anos, Roseana Sarney diz que vai enxugar a máquina).

1 comentários:

 
Tecnologia do Blogger.