12 de agosto de 2025

IMIRANTE(INOP) PESQUISA PARA GOVERNADOR/ 2026 : ORLEANS BRANDÃO ALCANÇA EMPATE TÉCNICO COM EDUARDO BRAIDE





O Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) divulgou nesta terça-feira (12) pesquisa de intenção de voto para o Governo do Maranhão que aponta empate técnico entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB).

No principal cenário estimulado, Braide aparece com 33,89% da preferência do eleitorado, enquanto Orleans registra 30,17%. Em terceiro lugar, surge o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15,23%.

O vice-governador Felipe Camarão (PT) alcança 9,33%. Outros 7,53% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 3,85% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. 

SESC LEVA OS RÍTMOS MARANHENSES PARA SEMANA DE GASTRONOMIA REGIONAL

 



De 11 a 14 de agosto, Brasília será palco de uma verdadeira imersão na cultura e culinária maranhense durante a Semana de Gastronomia Regional, evento promovido pelo Departamento Nacional do Senac. Reunindo saberes, sabores e expressões culturais de todo o país, nesta edição, o Sesc Maranhão participará do evento com a apresentação artística e musical de Adriana Bosaipo.





Na edição 2025, a cantora e compositora Adriana Bosaipo representa e apresenta a cultura maranhense na Semana de Gastronomia Regional, realizado em Brasília. A sua trajetória artística evidencia não apenas sua versatilidade vocal e excelência técnica, mas também o profundo engajamento na valorização da cultura popular e da música tradicional do nosso estado.


Com mais de uma década de carreira, Adriana construiu um repertório que dialoga com a música popular brasileira, o jazz e o cancioneiro regional, unindo sofisticação musical, identidade e relevância artística. Finalista do Festival Canta São Luís e participante do The Voice Brasil 2022, seu talento já conquistou projeção nacional, levando o nome do Maranhão para além de suas fronteiras.



Ao participar de um evento de alcance nacional como a Semana de Gastronomia, o Sesc fortalece o intercâmbio cultural, promove a visibilidade de artistas locais e reafirma seu papel como agente difusor da arte e da cultura maranhense no cenário brasileiro. Trata-se de uma oportunidade ímpar de mostrar ao público de todo o país a riqueza, a diversidade e a força criativa do Maranhão.


“É sempre um orgulho levar a cultura do Maranhão para ser conhecida por outras pessoas. A participação do Sesc na Semana de Gastronomia reafirma nosso compromisso em promover e difundir as manifestações artísticas e a identidade cultural do nosso estado”, ressaltou Ivaldo Cantanhede, Assessor do Teatro Sesc.

 

Programação

11/08 – Aula-show de abertura
Local: Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac em Brasília
Horário: a partir das 19h (necessário realizar inscrição prévia)

 

12/08 – Almoço no Restaurante-Escola Senac Downtown Brasília com apresentação de Adriana Bosaipo
Endereço: Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco B, nº 14 (Prédio da CNC)
Serviço: À la carte (menu executivo)

Horário: 12h às 15h

 

13/08 – Almoço no Restaurante-Escola Senac na Câmara dos Deputados com apresentação de Adriana Bosaipo
Endereço: Praça dos Três Poderes, Anexo IV, 10º andar
Serviço: Buffet livre

Horário: 12h às 15h

 

14/08 – Almoço no Restaurante-Escola Senac no Senado Federal com apresentação de Adriana Bosaipo
Endereço: Praça dos Três Poderes, Anexo II
Serviço: À la carte (menu executivo)

Horário: 12h às 15h

 

11 de agosto de 2025

LATERNA DE LULA/ DESGATE PESSOAL/ INSTITUCIONAL DO STF LEVARIA DINO AVALIAR LARGA A TOGA E VOLTAR RÁPIDO PARA POLÍTICA MARANHENSE ANTES DE SER ESQUECIDO?

Dinistas de todos os naipes - do 3 de paus ao 7 de copas - perfilados  nas redes sociais  nesta segunda-feira(11)/ fizeram intempestivo culto a gestões quase esquecidas de Flávio Dino. Qual foi o motivo?

Para alguns seria a senha anunciando a volta rápida de Dino à  política maranhense/ antes de virar lenda à "Laurentino" é ficar apenas na lembrança do eleitor/ vivendo só da fama como ex-governador.

Dino é lanterna na sucessão de Lula e com o desgaste ainda maior do STF- nas pesquisas anteriores era superior a 50% -  só iria crescer na política nacional  se fosse como "rabo de cavalo" - para baixo.

Sarney passou por idêntica situação  quando Castelo com um conjunto de obras ameaçou  sua liderança no estado/ durante o exercício do governo estadual tal qual faz o governador Carlos  Brandão.

Da mesma forma o jogo da sucessão estadual ficou atrelada a renúncia ou não  do vice-governador. Naquele momento a solução foi através do vice-presidente da Alema/ Ivar Saldanha confiável a Sarney/ Castelo.

Hoje não existe alguém confiável a Carlos Brandão/ Flavio Dino e até a Presidência da Alema está pendente de decisão judicial/ que  apesar da relatoria ser de Dino está fora do seu controle e nas mãos de Fux.

Dino desgostoso teria votado em Iracema para acompanhar a tendência da maioria / hoje contabilizados em 8 a 0 e a partir dessa suposta derrota teria começado a pensar em voltar oportunamente à  política estadual.

Para os dinistas que orquestraram nas redes sociais o momento seria esse/ se Dino não quiser "virar estátua de sal" ou evitar alegações de interferências políticas e não  se submeter  a investigações internacionais.

Outros acham que seria uma espécie de "chantagem eleitoral dos órfãos do dinismo"/ que lucrariam mandatos com Dino ainda que derrotado para o governo/ mas puxando votos contra Brandão.  Dino não vai  sair do STF.

Sarney "caiu para cima" - virou Presidente da República. Dino não tem a mesma possibilidade na atual/ futura conjuntura. As pesquisas que lhe colocam como lanterna de Lula/ comprovam a falta de densidade eleitoral.

10 de agosto de 2025

"EROS DO DINISMO" ACREDITA EM "GRAUS" DA "MÃO SUPREMA DA JUSTIÇA" IRIA TIRAR BRANDÃO E COLOCAR CAMARÃO NO PALÁCIO DOS LEÕES ANTES DA ELEIÇÃO DE 2026 ?

Nove entre oito dos órfãos do dinismo acreditam piamente que a "mão suprema da Justiça"/ iria ejetar o governador Brandão do Palácio dos Leões antes das eleições de 2026? 

As últimas movimentações atípicas teriam despertado as esperanças da possibilidade de repetição do mesmo procedimento ocorrido com o falecido ex-governador Jackson Lago?

Alguns acreditaram que a propalada enxurrada de investigações contra o governador Brandão e familiares avançariam não  fosse a imposição  da "Lei Majestic"/ contra o ministro Moraes? 

A Suprema Corte da Justiça Brasileira/ aquela que decide em última instância  estaria sob o olhar da comunidade/ instituições/  internacionais ao tomar decisões que cabem as Varas Criminais?

O contexto estadual/ nacional/ internacional seria de fato e de direito o "freio" na suposta possibilidade da repetição do "Grau" que retirou Jackson Lago do Governo do Maranhão ou seria apenas "Eros do dinismo"?

VENTRÍLOQUOS DO MARANHÃO JÁ ADMITEM QUE SÓ COM DINO CANDIDATO : CULTO A PERSONALIDADE E RESULTADOS SOBRE MISÉRIA E POBREZA PARALISAM A CAMPANHA DESTRAMBELHADA DE CAMARÃO

Ouvi alguns trechos do estridente  discurso do pré-candidato Felipe Camarão/ durante a repetida/ subserviente  tentativa de  culto a suprema personalidade  dos " Ventríloquos do Maranhão "/ realizado em Caxias/ na última sexta-feira(8).

O marketing de Camarão no reboque de Dino erra ao repetir o "alegado"/ não explicar o que não conseguiu fazer - diminuir a fome/ pobreza no Maranhão - abrindo espaço para o comparativo com os resultados  favoráveis a gestão  Brandão/Orleans.

A associação das imagens Dino/ Camarão ou Orleans/ Brandão está atestada em todas as pesquisas.  A dupla Orleans/ Brandão ultrapassou Dino/ Camarão em quase 10 dígitos. Brandão no governo a diferença vai disparar nos próximos  meses.

"Ventríloquos do Maranhão" já admitem que para vencer "só Dino candidato" e  olhe lá.  Tem tempo para renunciar a toga/ vestir camisas vermelhas de campanha? Barroso fala em renunciar/ Dino faria o mesmo com a "Majestic" dando urticária nas togas supremas?



8 de agosto de 2025

EM ENTREVISTA NETO EVANGELISTA DIZ QUE JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA É ERRO DOS PRÓPRIOS POLÍTICOS

 



O deputado Neto Evangelista (União Brasil) afirmou que a judicialização da política se tornou comum no Maranhão nos últimos tempos e é resultado da própria movimentação equivocada de políticos que buscam obter no Judiciário soluções que deveriam alcançar no próprio Legislativo.


“Judicializam o tempo inteiro decisões que eram para ser tomadas dentro do âmbito político, levam até a justiça, que não é o campo para se decidir. E cada vez que a política faz isso, ela erra”, declarou em entrevista à jornalista Carla Lima, no Bom Dia Mirante desta sexta-feira (8).


TCE-MA

Sobre a ação que questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a escolha de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Evangelista explicou que tentaram atribuir à Assembleia, na pessoa da presidente Iracema Vale, um suposto pedido para que denúncias fossem encaminhadas à Polícia Federal para investigação.

 

“Não ocorreu. Tentam deturpar o tempo inteiro essas informações. E é rotineiro, toda vez que alguém faz uma denúncia que não é cabível naquele instrumento, no bojo da ação, você explica: ‘Olha isso aqui não é um instrumento legal”, disse reiterando que, nesse caso, trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), instrumento para tratar sobre controle concentrado de normas.


Também afirmou que não há qualquer ilegalidade na indicação do novo conselheiro pelo governador, ressaltando indicações como a do ministro Cristiano Zanin, do STF, que era advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e do ministro Gilmar Mendes, que integrava a Advocacia Geral da União (AGU) no governo de Fernando Henrique Cardoso.


“O membro indicado, Dr. Flávio Costa, que eu conheço, foi diretor do Tribunal de Justiça, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), advogado conhecido, professor de Direito em universidades, pessoa completamente capacitada para ocupar o cargo”, ressaltou sobre a indicação ao TCE-MA.

"NOSSO FOCO É TRABALHAR POR SÃO LUÍS E PELO MARANHÃO", AFIRMA ORLEANS BRANDÃO

 Ao participar da inauguração do Estádio Beira-Rio, na Ilhinha, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, mostrou com dados concretos que a gestão estadual está focada em trabalhar pelo Maranhão e por São Luís “enquanto outros só falam de perseguição e coisas ruins”. Ele também destacou que, com a parceria de vereadores, prefeitos e deputados, o governador Carlos Brandão tem realizado obras históricas e obtido resultados inéditos na geração de emprego e renda para os maranhenses.



“Enquanto outros falam de perseguição, de coisas ruins, o nosso governo segue mudando os rumos do Maranhão, entregando obras e serviços todos os dias e tirando maranhenses da pobreza extrema. Trabalhamos diuturnamente, com o apoio de todos que querem construir uma São Luís e um estado melhor”, afirmou Orleans, sob aplausos dos moradores da Ilhinha e São Francisco.



Na entrega do Estádio Beira-Rio, o primeiro com grama sintética no estado, Orleans lembrou que a obra foi uma demanda apresentada pelo deputado Osmar Filho e reivindicada também pelo deputado Neto Evangelista, pelos vereadores Clara Gomes, Thay Evangelista, Concita Pinto e Romeo Amin. “São lideranças que ajudam a construir uma cidade melhor. Aqui já temos obras importantes, como o Iema, o Restaurante Popular, a Clínica Sorrir. E há outros grandes investimentos em andamento – como a extensão da avenida Litorânea e a implantação da avenida Metropolitana – para desenvolver São Luís. É esse o trabalho que estamos realizando por todo o Maranhão”, enfatizou o secretário de Assuntos Municipalistas.



Orleans fez questão de ressaltar, ainda, a ação do governo estadual no combate à fome e na geração de emprego e renda: “Criamos o maior programa de transferência de renda, que também garante assistência à saúde e a capacitação das pessoas para que possam garantir seu próprio sustento, que é o Maranhão Livre da Fome. Nos últimos dois anos, alcançamos o recorde de mais dois milhões e 700 mil pessoas ocupadas, e a abertura de 30 mil empresas somente este ano. Com muito trabalho na área social e na geração de emprego e renda, o Maranhão está no rumo certo e melhor a cada dia. Esse é o nosso foco”.



"PARTIDO SE FAZ COM GENTE, POLÍTICOS E VOTOS. E ISSO NOS TEMOS", AFIRMA IRACEMA VALE SOBRE A MUDANÇA NO PSB

 A presidente Da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, disse, na sessão desta quinta-feira (7), que partido se faz é com gente, com político e com voto. E que isso o grupo ao qual pertence tem suficiente para sair fortalecido e vencedor nas próximas eleições.




Foi com essa declaração forte, equilibrada e positiva que a deputada Iracema Vale reagiu à manobra que, à revelia da base governista, levou à mudança no comando estadual do PSB.


Direcionada aos “deputados estaduais do PSB que não comungam com os rumos que a direção nacional do partido tomou”, a fala também foi um recado ao grupo de oposicionistas que fez manobra sorrateira para assumir o comando do partido. “O que não nos mata, nos fortalece”, sentenciou.


Iracema Vale citou conversa em que o presidente nacional da legenda, João Campos, falou com o deputado federal Duarte Júnior sobre a motivação maior para a mudança. “Foi muito além das forças dele e do querer dele”, disse ela.


A presidente da Alema destacou, ainda, a força política do governador Carlos Brandão e os convites recebidos de outras legendas. “Nós temos muitos convites de outros partidos que igualmente lutam pelo bem do povo do Maranhão. E o nosso governador é um governador forte, atuante, está sendo convidado por várias legendas, e nós - eu pelo menos e ouvi aqui a maioria dos deputados -, nós vamos nos reorganizar, nos reinventar em um partido que seja mais... não vou dizer mais democrático, mas que nos escute mais”, ressaltou.


Também relatou que, no passado, passou por experiência igual e que deu a volta por cima. “Eu fui convidada, na eleição passada, a sair de um partido em que eu estava há muitos anos e que sempre gostei, que admiro, não deixo de admirar, inclusive ajudei a construir, votei nele. Mas, fui para outro partido, para o PSB, e fui a deputada estadual mais votada do Maranhão e consegui, com a minha votação, não só me eleger, mas fortalecer a Bancada de Estadual do PSB”, relembrou.

7 de agosto de 2025

DEPUTADOS DETONAM "TRAIÇÃO" E JOGADA PESSOAL NA MUDANÇA DE COMANDO DO PSB



A troca no comando do PSB no Maranhão foi rechaçada pela base aliada ao governador Carlos Brandão na sessão desta quinta-feira (7). Segundo os parlamentares, a mudança foi feita nos bastidores, sem diálogo, e com um único objetivo: satisfazer interesses pessoais de quem já não desfruta das benesses do poder.


Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia, já havia usado o termo “traição” antes mesmo da troca ser oficializada. Depois da confirmação, o tom subiu durante a sessão plenária. Parlamentares como Ana do Gás, Andreia Resende, Antônio Pereira, Florêncio Neto, Claudio Cunha, João Batista Segundo, Davi Brandão e Adelmo Soares engrossaram o coro contra o que eles classificaram como “golpe político”.


Adelmo foi direto ao ponto. “Não há motivo ético, administrativo ou moral pra tirarem o partido de Brandão. É só interesse pessoal de quem quer continuar mamando nas benesses do Governo do Maranhão.”


Já o deputado Catulé Júnior (PP) foi ainda mais explícito. “Na minha opinião, cortaram os privilégios de uma casta. A turma perdeu a boquinha e agora quer desestabilizar.”


Apesar do ataque, o tiro saiu pela culatra. A tentativa de esvaziar o poder de Brandão dentro do PSB fracassou. A base garantiu que o apoio ao governador continua firme, com ou sem legenda. E se o governador sair do PSB, os deputados afirmam que seguirão com ele.


Davi Brandão foi claro. “Quem determina meu destino partidário é Carlos Brandão. Confio nele, respeito ele, e sigo com ele.”


Antônio Pereira, vice-presidente da Alema, reforçou. “Nosso rumo político segue com Brandão, um governador que pensa nesta e nas futuras gerações.”


Florêncio Neto lembrou que foi Brandão quem fez o PSB crescer no Maranhão. “Ele construiu a maior bancada da Assembleia, da Câmara de São Luís, e multiplicou prefeitos. O PSB só virou o que é hoje porque passou pelas mãos dele.”




A mensagem é clara: tentaram dar o golpe, mas esqueceram que Brandão ainda comanda a tropa. E quem mexe com ele, mexe com todo mundo.


6 de agosto de 2025

NOTA DOS PARLAMENTARES DO PSB-MA

 


Os deputados estaduais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Maranhão se reuniram, nesta terça-feira (06), no gabinete da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, para manifestar repúdio ao ato arbitrário que resultou na mudança da presidência estadual da legenda, sem qualquer diálogo com as bases partidárias ou consulta prévia aos seus membros eleitos.


A decisão, imposta de forma unilateral, desconsidera o compromisso coletivo que sempre pautou a atuação do PSB no estado e ignora o protagonismo dos parlamentares que ajudaram a fortalecer o partido junto à população maranhense.


Estiveram presentes na reunião os deputados Daniella, Davi Brandão, Antonio Pereira, Andreia Rezende, Florêncio Neto, Ariston e Iracema Vale. O deputado Adelmo Soares, embora ausente na ocasião, declarou integral apoio à manifestação do grupo.


Os parlamentares reafirmam seu compromisso com a democracia interna, com a transparência nas decisões partidárias e com o respeito à história construída pelo PSB no Maranhão, sempre pautada pela escuta, pelo diálogo e pela construção coletiva.


Reafirmam, ainda, que seguirão caminhando ao lado do governador Carlos Brandão, liderança que, junto com os parlamentares estaduais, foi fundamental para transformar o PSB na força política que é hoje no estado.

ASSEMBLEIA SE PRONÚNCIA SOBRE DECISÃO DO MINISTRO FLÁVIO DINO EM AÇÃO NO STF

 Diante do despacho proferido pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), relativo à composição do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), cumpre registrar que a advogada que buscava intervir no feito jamais atendeu aos requisitos legais mínimos exigidos para figurar como amicus curiae. Por essa razão, a negativa quanto à sua participação processual já era esperada.


A Procuradoria da Casa analisa, contudo, a viabilidade de interposição de recurso, diante da ausência de aplicação de sanção por litigância de má-fé à referida advogada. Tal medida se impunha, diante do abuso processual evidenciado. A atuação da advogada extrapolou os limites da lealdade processual, instrumentalizando o Judiciário para fins meramente políticos.


No que se refere à remessa das informações sobre as supostas irregularidades apontadas pela mesma advogada, trata-se de procedimento de praxe, sem qualquer juízo de mérito. Por força de lei, todo magistrado deve remeter notícias de fato às instâncias competentes, ainda que sem indícios concretos, pois o Supremo Tribunal Federal não é o foro apropriado para apuração de tais questões. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que as ações de controle concentrado tratam da análise de constitucionalidade de normas, não se confundindo com procedimentos de natureza investigativa. Tentar transformar esse gesto automático em escândalo é ato de desinformação. Não se pode aceitar que questões jurídicas sejam vilipendiadas por leituras políticas destituídas de respaldo na realidade dos fatos.


O que realmente importa é o que está sendo adiado: a nomeação de dois novos conselheiros para o TCE do Maranhão. Primeiro, tentou-se impedir o processo com uma intervenção sem base legal. Agora, o andamento segue sendo postergado por manobras de um partido político que se opõe à escolha legítima da Assembleia Legislativa. Enquanto isso, a Corte de Contas permanece desfalcada, comprometendo o controle das contas públicas e o interesse coletivo. Não é apenas a institucionalidade que está sendo prejudicada, mas o próprio direito da população a um tribunal técnico, completo e funcional.


Deputada Iracema Vale

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão


5 de agosto de 2025

OMELETE JURÍDICO? DINO TIROU A CLARA E MEXEU A GEMA POLÍTICA AO EXCLUIR A ADVOGADA MINEIRA E MANDAR INVESTIGAR O GOVERNADOR DO MARANHÃO ?

Depois de longos meses de espera o  Ministro do STF/ Flávio Dino surpreendeu os operadores do direito do Maranhão/ DF ao dar despacho que "mudaria/ deslocaria o foco jurídico" nos autos  da Ação Direta se Inconstitucionalidade sobre escolhas dos Conselheiros TCE-MA?

Para os juristas que cultuam decisões objetivas o despacho de Dino criou um "omelete jurídico" - tirou a advogada mineira Clara Alcântra que queria funcionar como "amiga da causa" e mexeu com a gema da política local/ mandou investigar Carlos Brandão/ o governador do Maranhão.

O governo reagiu com Nota Pública ao "tarifaço de dois mil e vinte e seis por cento" sobre as escolhas do TCE-MA/ destacando que estas obedecem as regras próprias/ não são objeto de apreciação administrativa ou judicial do STF/ no que diz respeito a definição concreta de nomes.

A nota o Governo diz ainda que a Ação Direta de Inconstiucionalidade(ADI)/ em questão trata apenas da análise abstrata da constitucionalidade das normas que regem o processo de escolha de conselheiros/ sem relação com casos específicos ou vagas determinadas no âmbito do TCE-MA.

Segundo a nota/ embora o despacho que determinou investigação tenha por base as alegações da advogada/ não existem indícios consistentes/ tão pouco que apontem conduta de autoridade com foro perante ao STF - a competência para investigar/ julgar o governador seria do STJ.

A nota do governo alerta : "Dessa forma, não há nos autos qualquer elemento que justifique a adoção de medidas investigativas. As providências sobre tais alegações, caso se entenda cabíveis, deverão ocorrer nas instâncias competentes, com base nos parâmetros legais aplicáveis".

Será que depois da fala "despachante" de Lula no Encontro Nacional do PT/ no último domingo(03)/ vem enchente ou seria "mão de gente" até o 2026/ botando um "supremo de camarão-jabuti" nas palmeiras do Palácio dos Leões? Chama Trump? "Correr atrás de doido"? Aonde isso vai parar?

SEBRAE ABRE INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO PREFEITURA EMPREENDEDORA CICLO 2025/ 2026 NO MARANHÃO

 


As inscrições são gratuitas e online. Premiação reforça importância dos pequenos negócios e dos municípios nas boas iniciativas de desenvolvimento econômico e empreendedorismo.



O Sebrae anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) no Maranhão (ciclo 2025/2026), a partir desta quarta-feira, 6 de agosto. A iniciativa, que visa reconhecer as melhores práticas de gestão municipal, premiará as prefeituras de todo o Brasil e do estado que se destacam na criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. As inscrições vão até o dia 31 de outubro. 

Podem participar do ciclo, prefeituras de todo o estado com iniciativas implementadas e resultados comprovados, realizadas no período de 12 de junho de 2024 a 28 de novembro de 2025.

Protagonismo municipal - As iniciativas inscritas devem ser protagonizadas pela gestão municipal e ter como foco principal os pequenos negócios (MEI’s, Microempresas, Empresas de pequeno porte, Produtores Rurais, Artesãos e Estudantes). Elas precisam, ainda, seguir os princípios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e da Lei da Liberdade Econômica, representando contribuições efetivas para o crescimento econômico e social do município.



Além desses critérios, as iniciativas devem também estar inseridas em uma das nove categorias abrangidas pela premiação: Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Turismo & Identidade Territorial, Sustentabilidade & Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural e Gestão Inovadora.

Inscrições online - O calendário de inscrições para as prefeituras maranhenses, o regulamento completo e as informações sobre o prêmio estão disponíveis no portal https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.

O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir as ações bem-sucedidas que contribuem para o crescimento e a consolidação dos pequenos negócios, fomentando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Desde a sua primeira edição em 2001, mais de 11 mil iniciativas foram inscritas, com mais de mil práticas premiadas em nível estadual e nacional, evidenciando a evolução da gestão pública na agenda do empreendedorismo.

Vencedores no Maranhão 

Na última edição, o Maranhão se destacou com dez prefeituras premiadas em nível estadual, incluindo Estreito, que conquistou o prêmio nacional na categoria Sala do Empreendedor, com o projeto “Sala do Empreendedor Inteligente”. 

 


Além dessa conquista do município de Estreito, foram vencedores em 2024, no Maranhão, os municípios de Grajaú, nas categorias Sustentabilidade & Meio Ambiente e Cidade Empreendedora, com os resultados do Programa e o projeto de empreendedorismo rural em comunidades indígenas; Barra do Corda, com projeto de Compras Governamentais; São Bento, com ações de Empreendedorismo na Escola; e Sítio Novo, com o programa de Empreendedorismo Rural. Com o projeto de Governança Territorial, Bequimão também venceu uma das categorias da premiação em 2024, assim como Maracaçumé, com suas ações de Inclusão Produtiva; São José de Ribamar, com o programa municipal de Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; e Humberto de Campos, na categoria Turismo & Identidade Territorial.

O ciclo 2025-2026 do Prêmio Prefeitura foi lançado em julho, durante a edição local do Transformar Juntos. A primeira etapa é a inscrição no portal online. Depois, os projetos passam por etapas de avaliação até a premiação final estadual e nacional, programada para 30 de maio de 2026. 

Para o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora representa uma “oportunidade para as gestões municipais demonstrarem seu compromisso com o desenvolvimento local e a valorização dos pequenos negócios, dando visibilidade a ações que contribuem efetivamente para uma gestão pública mais eficaz e transformadora”. 


PRÉ-MOBILIZA SLZ 2025 ERÁ AÇÕES DE ESTÍMULO AO TURISMO NA PRÓXIMA SEMANA



 Ministradas por consultora renomada, as agendas serão voltadas ao trade turístico de São Luís e aos empreendedores do território criativo da Liberdade, mediante inscrição


A 5ª edição do Mobiliza SLZ, movimento fomentador do turismo, da cultura e da economia criativa de São Luís, vai promover o Pré Mobiliza SLZ 2025 nos dias 13 e 14 agosto, com oferta de atividades gratuitas focadas no fortalecimento do segmento turístico da capital. Fruto de uma parceria entre o Sebrae Maranhão e a Prefeitura de São Luís, as agendas serão conduzidas por Karina Zapata — referência em empreendedorismo criativo no país — no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Quilombo Urbano da Liberdade, um dos territórios criativos impulsionados pelo movimento.

Karina Zapata é consultora sênior em Turismo, Economia Criativa e Redes de Cooperação na Perspectiva Territorial (Foto: Arquivo Pessoal)



Na quarta-feira (13), das 16h às 18h, Zapata ministrará a palestra "Fortalecimento da Economia Criativa para Novas e Melhores Práticas Turísticas", com a expectativa de atrair o trade turístico de São Luís e os empreendedores do bairro Liberdade. Na ocasião, haverá ainda a apresentação da programação do Mobiliza SLZ 2025, que acontecerá de 6 a 14 de setembro. Na quinta-feira (14), das 14h às 18h, será a vez do CAT receber a "Oficina de Construção de Produtos de Turismo Criativo de Base Local", que tem como público-alvo os empreendedores da região.

                         Palestra trará insights para inspirar projetos nos eixos de turismo e economia criativa



De acordo com Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae Maranhão, as ações vão fornecer inspirações para roteiros e projetos nos eixos de turismo e economia criativa, além de aproximar empreendedores e criativos. “O pré-Mobiliza SLZ 2025 objetiva capacitar e sensibilizar os empresários, apresentando casos de sucesso, tendências de mercado, modelos de negócios criativos e estratégias de articulação entre os setores. O conteúdo será adaptado à realidade local, com foco em soluções práticas e aplicáveis, estimulando a inovação e a colaboração entre os agentes envolvidos”, esclarece a gestora.

                                                       Oficina também será conduzida por Karina Zapata


Para participar, é necessário realizar inscrição por meio do link docs.google.com/forms/d/19yWQDQ7czzSA1J1YzuPavPQeaLXaoHpxCOiSux5VoQ0/viewform. Mais informações podem ser obtidas no número (98) 98723-2194.

Sobre a palestrante
Empreendedora social e consultora sênior em Turismo, Economia Criativa e Redes de Cooperação na Perspectiva Territorial, Karina Zapata dá palestras em todo o país. A expert é cofundadora e presidente da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo (Recria), diretora-executiva da empresa Sistema Z e consultora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).




4 de agosto de 2025


 

LULA FRITA CAMARÃO NO PRIMEIRO DOMINGO DE AGOSTO : "TEM GENTE QUE É CANDIDATO A GOVERNADOR SEM CONSULTAR O PARTIDO/ É PRECISO SABER QUAIS SÃO AS CHANCES QUE VOCÊ TEM DE VENCER OU SE É MELHOR FAZER ALIANÇAS "


O     presidente Lula fritou Felipe Camarão a "óleo/ alho" logo no primeiro domingo de agosto/ durante o Encontro Nacional do PT : "não basta querer ser candidato a governador sem consultar o partido/ precisa saber quais  as chances que tem de vencer ou se seria melhor fazer alianças que ampliasse o quadro petista no Senado"/ disse olhando para Camarão.

Felipe Camarão estava na plateia e fez "cara de paisagem" / como se a mensagem não tivesse como carapuça a sua cabeça. Camarão saiu do Encontro Nacional do PT e foi ao encontro do "Dindo"/ a quem relatou a pragmática/ desestimulante fala do presidente Lula sobre sua natimorta candidatura. Camarão estaria disposto a rever sua postura? 

Para entornar mais o "caldo de Camarão"/ a Justiça anulou a eleição do PED do PT no Maranhão, determinou uma nova eleição. Tudo isso na primeira semana de agosto que promete"desgosto". Uma reunião na "Casa do Dindo" teria "varado" a madrugada/ com propostas variadas : Jerry para o Senado com Braide ou Camarão com Brandão?

A fala do Lula foi considerada "tarifaço político-eleitoral" de 100% na candidatura de Camarão ao Governo. Lula quer Camarão/ Brandão disputando juntos o Senado. Lula sabe que se dividir uma das vagas vai para o PSD de Kassab/ Braide/ sem a mínima possibilidade futura de aliança PT/PSD. 

CLEBER VERDE DECLARA APOIO A HILTON GONÇALO PARA O SENADO

 


Presidente do MDB de São Luís, deputado federal destacou que o perfil técnico e a experiência administrativa do ex-prefeito de Santa Rita são diferenciais entre os pré-candidatos

 

MDB NO MOVIMENTO. Entrada de Cleber Verde na campanha reforça candidatura de Hilton Gonçalo na Grande São Luís

O presidente municipal do MDB em São Luís, Cléber Verde, oficializou neste sábado, 2, seu apoio à pré-candidatura do médico e ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, ao Senado Federal nas eleições de 2026.

A declaração fortalece o palanque do pré-candidato, que vem construindo alianças estratégicas em diversas regiões do Maranhão.

“O Maranhão precisa de um senador com compromisso com as causas do nosso povo, que conheça a realidade do estado e tenha coragem para fazer diferente. Por isso, declaro meu apoio à pré-candidatura de Hilton Gonçalo”, afirmou Verde, destacando o perfil técnico, a experiência administrativa e a capacidade de diálogo de Hilton Gonçalo como diferenciais para representar o Maranhão no Congresso Nacional. 

  • a entrada do MDB da capital amplia a base política do ex-prefeito na região metropolitana;
  • político de diversos mandatos, Cléber Verde tem forte capilaridade na Grande São Luís.

Cléber Verde ainda contou que pretende trazer prefeitos para abraçar o projeto de Dr Hilton ao Senado. O Deputado Federal é o decano da bancada maranhense e o que possui mais mandatos consecutivos em exercício.

“Recebo com alegria o apoio de Cléber Verde, uma liderança respeitada e comprometida com o Maranhão. Nosso projeto é coletivo e visa representar cada maranhense com seriedade e trabalho”, agradeceu o pré-candidato.

Hilton Gonçalo já conta com o respaldo de diversas lideranças municipais, parlamentares e de movimentos sociais em todo o Maranhão…

2 de agosto de 2025

A LINGUAGEM CORPORAL DE FLÁVIO DINO SINALIZA QUE O DINISMO CAMINHA NA DIREÇÃO DE BRAIDE BUSCANDO A ELEIÇÃO DE MÁRCIO JERRY PARA O SENADO ?

                              


                               
PORQUÊ  O MINISTRO FLÁVIO DINO NÃO CUMPRIMENTOU A PRESIDENTE DA ALEMA IRACEMA VALE  E O EX-PRESEDENTE JOSÉ SARNEY MAS DEU ATENÇÃO ESPECIAL A BRAIDE?


O governador Carlos Brandão com a habilidade peculiar demarcou o espaço político/ colocando Dino no jurídico que pela linguagem corporal a Braide - gestos/ afagos/ atenção especial - buscaria composição/ manutenção do dinismo com a eleição de Márcio Jerry na disputa para o Senado?

A estratégia agradaria a Lula/ companheiro de Jerry desde o "lulismo metalúrgico" e seria a garantia do dinismo no espaço majoritário da política maranhense. Dino sabe que a vitória de Braide/2026 lhe entregaria as chave da Capital/ comida para os "3 Leões" por 10 anos.

Dino apostaria mais na "lealdade" de Braide/ que ao derramar pelo menos meio milhão de votos garantiria a eleição de Jerry ao Senado/ do que no apoio dividido de Brandão a Weverton/ Fufuca.  Pela "aritimética" da transferência  uma vaga de senador seria do indicado por Braide.

O dinismo quer Jerry como "filé"/ Gama como "osso" na balança do Senado. Braide teria que optar pelo apoio como candidato do PSD ao governo - partido dele/ de Gama - ou ser apoiado como governador por Lula/ ambos eleitos em 2026. Tudo reoslvido no tempo de Lula/ Dino/ Braide. 

Braide não perderia nada candidato ao governo? Se perder vence as eleições para Prefeitura de São Luís em 2028/ 2032/ ampliando o tempo de poder na Capital? Se vencesse teria o apoio de  Lula  para governar o Maranhão/ monitorar a Capital? Como se comportaria "Dona Armênia"?

Quando o "carcamano" Cesar Aboud governou o Maranhão em 1951/ o pai dele teria aconselhado "Cesar/ filha meu aproveita/ passa Palácio nome teu". Com tantos poderes - governador do Estado/ prefeito da Capital/ tudo ao mesmo tempo - o Palácio passaria a ser dos "3 Leões"?

Deus/ meu deus tenha pena desse povo que já ouviu tantas promessas por séculos/ ficou décadas na pobreza extrema/ esteve sob o comando de governadores perseguidores/ perversos por anos consiga optar por ciclos políticos que se alternem com objetivo do desenvolvimento do estado. 




31 de julho de 2025


 

PRÉ-CANDIDATURA DE ORLEANS RECEBE APOIO DO PSDB

 Em mais um grande ato político, o PSDB declarou apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), ao governo do Estado na disputa eleitoral de 2026. Articulado pelo presidente estadual da legenda, Sebastião Madeira, o jantar em São Luís contou com a participação do dirigente nacional tucano, Marconi Perillo; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e de dezenas de lideranças municipais (prefeitos e vereadores) e estaduais.



Ex-deputado federal e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo disse que governo bem avaliado não perde eleição, ainda mais se contar com o apoio de tantas lideranças. “Este é um projeto de continuidade e também de renovação. Orleans será o governador mais jovem do Brasil e o Maranhão vai ganhar muito com a sua gestão. Ele é jovem, correto e equilibrado, e o Brasil está precisando de equilíbrio, voltar a ser o país do diálogo. Por isso, viemos declarar que, sob o comando estadual do Madeira, o PSDB que hoje governa 18 estados apoiará Orleans em 2026”. 


Lembrando que o PSDB já teve em seus quadros o então vice-governador Carlos Brandão, Madeira abriu o encontro afirmando que o partido se reergue na política do Maranhão e se prepara para a disputa eleitoral de 2026, quando quer eleger uma bancada de deputados estaduais e federais. “Brandão é um governador humano, que cuida dos municípios, trabalha dia e noite pelos maranhenses, vai atrás das empresas para gerar emprego e renda, e acabar com a fome no estado. Apoiamos Orleans para dar continuidade a esse governo”, afirmou o presidente estadual do partido.


Ao recordar que já foi presidente da juventude do PSDB, em Colinas e no estado, Orleans disse estar muito feliz com a declaração de apoio tucano ao governador Carlos Brandão e à sua pré-candidatura. “Fazemos um governo que tem mostrado resultados. Nos últimos 15 dias, visitei mais de 30 cidades, e tenho muito orgulho de poder dizer, por onde passo, que em todos os 217 municípios o governo do Estado tem obras e serviços que estão mudando a vida das pessoas”, declarou ele.


Agradecendo a manifestação de apoio de dezenas de líderes tucanos, Orleans disse que ver de perto o governador transformando o Maranhão é a sua motivação: “Aceitamos a missão de dar continuidade a esse grandioso trabalho, e tenho certeza de que, com o apoio de todos vocês, seremos vitoriosos”


Primeira a reunir seus aliados em um forte ato de apoio a Orleans, Iracema Vale disse que as lideranças ali reunidas apoiam Orleans porque querem a continuidade de um governo que dialoga e valoriza o povo e a classe política, e a manutenção de todas as políticas públicas como o Maranhão Livre da Fome. “Brandão é um governador empreendedor, que sente as dores do povo e quer o Maranhão avançando. É esse o governo que temos que defender. Orleans é humilde, trabalhador, jovem decidido, inteligente e perseverante. É por tudo isso que ele tem o apoio desse grupo que a cada dia está mais forte”, declarou a deputada.

29 de julho de 2025

CERTEZA DA PERMANÊNCIA DE BRANDÃO NO GOVERNO LEVA OS ÓRFÃOS DO DINISMO AO DESESPERO

O ainda deputado estadual Rodrigo Lago passou recibo do desespero político-eleitoral dinista/ ante a certeza da permanência de Brandão no Palácio dos Leões/ até o dia 1º de fevereiro de 2027.

Brandão terá 1 ano/ seis meses para tocar obras/ serviços por todo estado no rítmo empreendido regularmente na sua profícua/ aprovada gestão desde quando reelegeu-se governador em 2022.

O dinismo que tratava a gestão Brandão como de "transição" - para Camarão - foi surpreendida pelo êxito/ competência do atual governador que faz política sem privilegiar este ou aquele grupo aliado.

Os dinistas ainda mal acostumados aos privilégios políticos/ eleitorais reagiram sem sucesso a perda do comando da ALEMA/ com ações jurídicas junto ao STF para atrapalhar a gestão Brandão/ Maranhão.

Brandão tirou o Maranhão da linha de extrema pobreza/ realiza obras/ serviços/ atraiu grandes empresas/ gerou empregos/ renda/ fez nascer um novo ciclo político que precisa ter certeza da continuidade.

A operacionalização desta continuidade do ciclo político/ administrativo brandonista tornou-se inviável sob de Felipe Camarão/ depois das improcedente querelas jurídicas/ políticas centralizadas no STF.

Brandão é líder inconteste com obras/ serviços/ resultados administrativos em todo Maranhão. Rodrigo Lago/ o "Espoca Urna" diz que não/ contrariando todasas pesquisas que dão a Brandão 65% de aprovação.

"Só Castaniodo" prá ele?




27 de julho de 2025

LIDERANÇAS POLÍTICA DO SERTÃO MARANHENSE DECLARAM APOIO A ORLEANS

 


Reunidos em um encontro articulado pelo prefeito de São Domingos do Maranhão, Kléber Tratorzão, dezenas de lideranças políticas dos municípios de São Domingos, São João dos Patos, Mirador, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Jatobá, Graça Aranha, Buriti Bravo, Lago dos Rodrigues, Santa Filomena, São José dos Basílios, Fortuna, Paraibano, Joselândia, Presidente Dutra e Colinas declararam apoio à pré-candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, ao governo do Estado em 2026. Foi mais um grande ato político que mostra o crescimento do nome do secretário para a disputa eleitoral de 2026.



“Com a experiência de quem está no quarto mandato de prefeito, tenho a convicção de que somente com unidade e trabalho podemos transformar o nosso município e o nosso estado. Por isso, hoje reunimos nosso grupo político e todas as lideranças do Sertão para apresentar Orleans como nosso pré-candidato a governador, porque o grandioso trabalho que vem sendo realizado por Carlos Brandão e sua equipe tem que ter continuidade”, afirmou Kléber Tratorzão, sob aplausos de vereadores, prefeitos e outros líderes políticos presentes no almoço em São Domingos, que também contou com a participação do deputado federal André Fufuca.



Orleans Brandão declarou sua alegria em ver tantos amigos do Sertão Maranhense ali reunidos, convidados pelo prefeito Kleber Tratorzão e a primeira-dama Núbia Patrol. Ao agradecer pela declaração de apoio, afirmou que aceita com muita responsabilidade e trabalho a missão que a ele está sendo confiada, com o compromisso de dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Maranhão.



“Desde o primeiro dia em que assumi o cargo de secretário, tenho andado por todo o Maranhão, ouvindo os gestores municipais, estabelecendo parcerias e levando as políticas públicas a quem mais precisa. São mais três mil obras já entregues, como os Viva Procon, os restaurantes populares, as areninhas esportivas, a pavimentação asfáltica, e outras grandes obras sonhadas pela população, como a estrada que liga São Domingos a Graça Aranha. Também estamos combatendo a pobreza com o programa Maranhão Livre da Fome, e gerando emprego e renda para as pessoas. Vamos continuar levando desenvolvimento aos 217 municípios”, enfatizou Orleans Brandão.

ORLEANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS DE TODO O MARANHÃO EM DOIS DIAS DE DIÁLOGOS E FORTALECE A MAIOR ALIANÇA MUNICIPALISTA DO MARANHÃO

  Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB)...