O governador Carlos Brandão com a habilidade peculiar demarcou o espaço político/ colocando Dino no jurídico que pela linguagem corporal a Braide - gestos/ afagos/ atenção especial - buscaria composição/ manutenção do dinismo com a eleição de Márcio Jerry na disputa para o Senado?
A estratégia agradaria a Lula/ companheiro de Jerry desde o "lulismo metalúrgico" e seria a garantia do dinismo no espaço majoritário da política maranhense. Dino sabe que a vitória de Braide/2026 lhe entregaria as chave da Capital/ comida para os "3 Leões" por 10 anos.
Dino apostaria mais na "lealdade" de Braide/ que ao derramar pelo menos meio milhão de votos garantiria a eleição de Jerry ao Senado/ do que no apoio dividido de Brandão a Weverton/ Fufuca. Pela "aritimética" da transferência uma vaga de senador seria do indicado por Braide.
O dinismo quer Jerry como "filé"/ Gama como "osso" na balança do Senado. Braide teria que optar pelo apoio como candidato do PSD ao governo - partido dele/ de Gama - ou ser apoiado como governador por Lula/ ambos eleitos em 2026. Tudo reoslvido no tempo de Lula/ Dino/ Braide.
Braide não perderia nada candidato ao governo? Se perder vence as eleições para Prefeitura de São Luís em 2028/ 2032/ ampliando o tempo de poder na Capital? Se vencesse teria o apoio de Lula para governar o Maranhão/ monitorar a Capital? Como se comportaria "Dona Armênia"?
Quando o "carcamano" Cesar Aboud governou o Maranhão em 1951/ o pai dele teria aconselhado "Cesar/ filha meu aproveita/ passa Palácio nome teu". Com tantos poderes - governador do Estado/ prefeito da Capital/ tudo ao mesmo tempo - o Palácio passaria a ser dos "3 Leões"?
Deus/ meu deus tenha pena desse povo que já ouviu tantas promessas por séculos/ ficou décadas na pobreza extrema/ esteve sob o comando de governadores perseguidores/ perversos por anos consiga optar por ciclos políticos que se alternem com objetivo do desenvolvimento do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário