7 de julho de 2025
IMAGENS DAS CÂMERAS NO ENTORNO DO CRIME EM QUE O SARGENTO DA PM TOMBOU MORTO DESCARACTAERIZA ARGUIÇÃO DE LEGÍTIMA DEFESA DO PREFEITO DE IGARAPÉ GRANDE JOÃO VITOR XAVIER?
PREFEITO DE IGARAPÉ GRANDE AO AGIR EM LEGITIMA DEFESA TERIA A ASSASSINADO POLICIAL MILITAR QUE ESTARIA A PAISANA/ ARMADO EM VAQUEJADA
O Maranhão amanheceu com a informação de que o prefeito de Igarapé Grande/ João Vitor Xavier teria ao agir em legítima defesa assassinado o policial militar Geidson Thiago Silva dos Santos/ que estava a paisana e armado durante uma vaquejada realizada emTrizidela do Vale.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão(SSP-MA)/ lamenta o ocorrido e informa que a Polícia Civil/ Militar com apoio da Inteligência já estão realizando buscas intensivas/ com objetivo de localizar o suposto autor do crime em excludente da ilicitude/ João Vitor Xavier.
6 de julho de 2025
O MARANHÃO VIVENDO UM AVANÇO HISTÓRICO
Por Carlos Brandão
Esta semana inauguramos a centésima unidade do Viva/Procon no estado. E essa nova unidade inicia um serviço que, certamente, vai realizar sonhos e mudar muitas realidades: a possibilidade de micro e pequenos empreendedores terem acesso a crédito. E isso diz muito sobre nosso governo, que corre atrás de grandes investidores internacionais ao mesmo tempo em que cria oportunidades a quem quer começar seu próprio negócio. E isso não é discurso vazio.
Nos últimos dois anos, o Maranhão tem provado que, com trabalho sério, parcerias estratégicas e políticas públicas bem direcionadas, é possível transformar dificuldades em conquistas. Os números estão aí para comprovar: nossa economia cresce acima da média do Nordeste; a indústria bate recordes; a renda das famílias melhora e milhares de novos empregos estão sendo gerados em todas as regiões do estado. Mas, mais do que números, estamos falando de gente. De vidas que estão mudando. E falando em mudar de vida, a história da Jaque nos diz muito. Mãe solo, batalhadora, começou vendendo semijoias e trabalhando como manicure de porta em porta. Pegou um microcrédito de mil reais e teve coragem de começar. Hoje tem seu estúdio, fatura cerca de R$ 7 mil por mês, sustenta os filhos com dignidade e já conquistou a casa própria. Sabe qual foi o divisor de águas na vida dela? O acesso ao crédito, a opotunidade.
É por histórias como a da Jaque que, esta semana, firmamos uma parceria histórica com o Banco do Nordeste, Sebrae e Famem. O programa Microcrédito na Mão garante crédito com juros zero – até R$ 10 mil -, orientação para quem quer empreender e mais de 150 pontos de atendimento espalhados pelo estado – inclusive nas 100 unidades do Viva/Procon que, agora, além de emitirem documentos, vão ajudar a transformar sonhos em negócios.
Estamos abrindo portas onde antes não existiam. Só no primeiro trimestre de 2025, o PIB maranhense cresceu 3,4%, com destaque para a agropecuária e a indústria de transformação, que avançou mais de 12%. Em 2023, tivemos o maior crescimento industrial da nossa história. Passamos de 1.231 para 1.400 indústrias em funcionamento. Resultado de uma política industrial firme, que inclui reestruturação de distritos industriais, incentivos fiscais e apoio direto aos pequenos negócios, por meio dos programas Juros Zero e Trabalho Jovem.
Esse dinamismo impacta diretamente na geração de emprego e renda. Nos primeiros cinco meses de 2025, criamos mais de 11 mil vagas com carteira assinada. Em 2024, o Maranhão alcançou a maior renda per capita já registrada em sua história pelo IBGE: R$ 1.078, com aumento real de 20,2% em relação a 2022 – acima da média nacional. Também tivemos queda recorde na desigualdade, com o menor índice de Gini da nossa história (um indicador estatístico que mede o grau de concentração de renda em uma determinada população).
Esse avanço tem nome: investimento. Tem endereço: o Maranhão inteiro. E tem propósito: garantir dignidade, oportunidades e esperança ao nosso povo.
Não estamos aqui para fazer promessas. Estamos entregando resultados. Com o pé no chão, mas com o olhar no futuro. Investindo na juventude, apoiando o pequeno empreendedor, fortalecendo a indústria, ampliando os serviços de cidadania e combatendo a pobreza com iniciativas como o programa Maranhão Livre da Fome, que vai tirar milhares de famílias da extrema pobreza.
O Maranhão vive, hoje, um ciclo virtuoso de crescimento e inclusão. E é apenas o começo. Porque acreditamos que desenvolvimento de verdade é o que começa pela base, transformando a vida de quem mais precisa. E é por esse caminho que vamos continuar. Com coragem, trabalho e fé no que virá.
5 de julho de 2025
HELENA DUAILIBE CONTESTA OPOSIÇÃO E ESCLARECE SOBRE CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO MARANHÃO LIVRE DA FOME
Participante ativa da construção do programa Maranhão Livre da Fome, a deputada Helena Duailibe (PP) fez um discurso bastante esclarecedor sobre a iniciativa do governo, durante a sessão da quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa. Contestando informações inverídicas ditas pela oposição, a parlamentar destacou a participação de diversos órgãos e entidades na iniciativa.
“A vontade do governador Carlos Brandão foi só uma, mas a construção do Maranhão Livre da Fome foi de várias entidades. Eu fico muito triste quando se critica um programa que foi construído com a sociedade civil e aqui eu me sinto responsável, porque eu participei deste programa”, disse ela que, na época, era secretária de Estado de Políticas para as Comunidades.
Helena Duailibe detalhou que participaram das reuniões para alinhamento do programa representantes de entidades e instituições, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério Público, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, prefeituras municipais, Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), entre outros.
“Foi construído exatamente com muitas instituições que nós temos que respeitar aqui no Maranhão”, enfatizou.
A parlamentar também destacou o esforço que vem sendo feito para a qualificação e inserção dos beneficiados do programa no mercado de trabalho. “A vontade do governador é de que essas pessoas, daqui a um ano, deixem de receber esse auxílio de R$ 200. Tanto é que ele conseguiu com empresas, como o Grupo Mateus, mais de 300 vagas para que essas pessoas sejam capacitadas e, posteriormente, realmente sejam inseridas no mercado de trabalho”, assegurou.
REPUBLICANOS OFICIALIZA APOIO AO GOVERNO BRANDÃO E REFORÇA BASE ALIADA COM 24 PRFEITOS
O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (4), o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, e mais 24 prefeitos. Durante o encontro, eles oficializaram o apoio político do partido ao governador, passando a integrar oficialmente a base governista.
A reunião também contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Gil Cutrim. O gesto de apoio reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado.
O governador Carlos Brandão destacou seu contentamento com a aliança. "Estou muito feliz com a decisão do deputado Aluísio, uma vez que a gente sempre teve uma boa relação. Agora, vamos estreitar ainda mais essa parceria, e quem ganha com isso é o municipalismo, são os municípios", disse.
O deputado Aluísio Mendes, presidente estadual do Republicanos, afirmou a importância da parceria para o estado. "Temos muita certeza de que o projeto do governador Carlos Brandão é vitorioso e vai continuar trazendo ao Maranhão muitos avanços. Por isso, trazemos 24 prefeitos parceiros, que estão agora ombreados com este grande projeto político que tem transformado o estado", declarou.
Para a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, o apoio do partido confirma o bom trabalho feito pelo governo. "Esse momento de adesão do Republicanos ao grupo governista representa o respeito pelo trabalho que tem sido executado pelo governador. É sinal de aprovação do que está sendo realizado e de que o estado está no rumo certo, e que assim deve continuar", disse.
O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, também participou do encontro. Ele tem se destacado pelo protagonismo na articulação entre o Estado e os municípios, auxiliando prefeitos na execução de obras, programas e projetos que beneficiam diretamente a população.
"O deputado Aluísio já tem realizado um trabalho muito grande em todos os municípios e a gente fica muito feliz com esse momento, para reforçarmos ainda mais essa parceria", afirmou o secretário.
Para o prefeito de Poção de Pedras, Jhulio Sousa. "O governo Carlos Brandão tem melhorado a qualidade de vida dos maranhenses. Por isso, viemos aqui, buscando a parceria do governador, da presidente da Assembleia e de todo o grupo governista", afirmou o prefeito.
Estiveram presentes os prefeitos Vinicius Vale (Barreirinhas), Neném (Belágua), Rodrigo Coelho (Benedito Leite), André Introvini (Buriti), Fernando Bermuda (Campestre), Abnadar Portela (Capinzal do Norte), Amin Quemel (Carutapera), Aldo Lopes (Cururupu), Dra. Fernanda Lima (Fortaleza dos Nogueiras), Chiquinho do Banco (Governador Eugênio Barros), Walace Azevedo (Icatu), Raimundo Zuca (Joselândia), Itaires Tratorzão (Lajeado Novo), Germano Coelho (Loreto), Jhulio Sousa (Poção de Pedras), Dr. Caçula Coelho (Presidente Médici), Cociflan Amarante (Ribamar Fiquene), Wallas Rocha (São Benedito do Rio Preto), Mecinho (São João Batista), Marcos Vinícius (São João do Paraíso), Rômulo Arruda (São Pedro dos Crentes), Kelson Richard (Tasso Fragoso), Edésio Cavalcanti (Turiaçu) e Clemilton Barros (Urbano Santos). Também participou o vice-prefeito de Senador Alexandre Costa, Jair Macedo, representando o prefeito Nilo Arouche.
FLORÊNCIO NETO REBATE OPOSICIONISTAS E APELA POR FIM DA "OBSSESSÃO" EM CITAR O NOME DO MINISTRO FLÁVIO DINO
O deputado Florêncio Neto (PSB) rebateu oposicionistas e fez um apelo para que o grupo de oposição ao governo reduza o que chamou de “obsessão” em citar o nome do ex-governador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Um apelo para que a gente diminua essa obsessão de trazer à baila, às discussões, o governador Flávio Dino, que tem o meu extremo respeito”, disse.
O parlamentar peessedebista rebateu o grupo oposicionista quanto à acusação indevida sobre supostos ataques coordenados visando o ex-governador. “Eu vejo o contrário. Da grande maioria da Assembleia, há uma defesa do trabalho desenvolvido pelo governador Flávio Dino no estado do Maranhão, que, a meu ver, foi muito útil em muitos pontos. Claro que, assim como todos os outros governadores, cometeu erros”, disse.
Florêncio Neto observou, ainda, a postura correta do governador Carlos Brandão (PSB) em relação ao antecessor. “Nunca falou um ‘ai’, e eu já vi algumas fotos do gabinete do governador Brandão, onde até hoje está a foto junto com o ex-governador Flávio Dino, num gesto claro de que não existe da parte do Carlos Brandão nenhuma determinação em diminuir ou em demonstrar um legado maior, ou até mesmo de competir, ao contrário”.
O deputado destacou que o governador Brandão, inclusive, fez foi executar a ampliação de iniciativas da gestão de Flávio Dino.
“A expansão feita pelo governador Carlos Brandão de vários programas deixados e criados pelo governador Flávio Dino mostra que ele não se interessa em quem é o ‘pai da criança’, o interessante é prestigiar programas que dão certo e de lançar outros programas para que melhore, porque o desafio de quem sucede é sempre ser melhor do que o antecessor. E essa inclusive é a minha torcida”, finalizou.
4 de julho de 2025
NETO EVANGELISTA AFIRMA QUE OPOSICIONISTAS TEM ÓDIO NO CORAÇÃO E FAZEM CRÍTICAS VAZIAS A AÇÕES DO GOVERNO
O tom de descontrole que marcou os recentes discursos de oposicionistas na Assembleia Legislativa do Maranhão foi apontado pelo deputado Neto Evangelista (União), em discurso na tribuna da Alema, na sessão de quinta-feira (3). “Estou preocupado aqui com o pessoal da oposição. O pessoal está muito nervoso, toda vez que vai falar no governo, fala assim de uma forma raivosa, com ódio no coração”, observou.
Neto Evangelista também enfatizou a falta de coerência de parlamentares oposicionistas, que fazem críticas vazias a proposições apresentadas no Parlamento pelo governo do Estado, como no caso do Programa Maranhão Livre da Fome. “Criticar um programa como o Maranhão Livre da Fome, é você, de fato, não conhecer a realidade do Maranhão”, observou.
Evangelista apontou que a oposição fica raivosa pelo simples fato de o governo estar apresentando no Parlamento proposições com ações efetivas para o estado, algumas esperadas há muito tempo pela população. “Nada pode ser feito no Maranhão que vocês se revoltam. O governo manda uma alteração simples no programa Maranhão Livre da Fome, que foi um pedido da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão), para que a Secretaria de Desenvolvimento Social possa reformar e equipar os CRAS, e isso vira um motivo de raiva, de ódio aqui neste plenário”, afirmou.
O deputado também alertou para o nível do debate que a oposição tenta travar, buscando até argumentos bíblicos que não se encaixam nas contendas políticas. “Eu assisti, meio perplexo, à fala da oposição aqui na Casa, fazendo referências até com à Bíblia, julgando quem era “Judas”, quem era “Pedro”, e naturalmente, na comparação, quem é “Jesus Cristo” aqui na Terra”, comentou.
Destacando o legado deixado pelo ex-governador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, também afirmou estranhar o fato de oposicionistas, sem argumentos, sempre buscarem trazer o nome de Dino, mesmo quando não há qualquer necessidade disso, até porque o campo de atuação do ex-governador agora é outro. “Me causa estranheza e confesso que, se fosse eu nesta condição de ministro do Supremo Tribunal Federal, eu pediria a meus aliados, digamos assim, que esquecessem o meu nome no debate político, porque é incrível como o nome do ministro vem o tempo inteiro para esta tribuna, trazido inclusive pelos deputados de oposição”.
3 de julho de 2025
BASE GOVERNISTA NA ASSEMBLEIA DECLARA APOIO A ORLEANS BRANDÃO COMO PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO MARANHÃO
O cenário político do Maranhão começa a ganhar novos contornos rumo às eleições de 2026. Em movimento articulado nos bastidores, parlamentares que integram a base do governador Carlos Brandão (PSB) na Assembleia Legislativa declararam, de forma unificada, preferência pelo nome de Orleans Brandão (MDB) como pré-candidato ao governo do Estado.
A sinalização pública foi feita durante conversas de articulação entre deputados da base aliada, que destacaram o papel estratégico de Orleans nas ações do atual governo e sua capacidade de diálogo com diferentes segmentos da sociedade. “Orleans representa a continuidade de um projeto que vem dando certo. Tem preparo técnico, sensibilidade política, humildade e conhece o Maranhão de perto”, afirmou a presidente da Casa, Iracema Vale (PSB), uma das parlamentares presentes à reunião.
Embora ainda não haja anúncio oficial de pré-candidatura, o nome de Orleans vem ganhando força entre lideranças do grupo governista, especialmente após sua atuação na articulação de políticas públicas e sua presença cada vez mais ativa nos principais eventos institucionais do estado.
Deputados estaduais avaliam que a escolha pelo nome de Orleans Brandão representaria uma candidatura de consenso dentro da base, unindo o apoio do Palácio dos Leões, o aval da Assembleia Legislativa e o respaldo de importantes lideranças municipais.
O gesto da base na Assembleia também é interpretado como um passo decisivo para a consolidação de um nome com perfil técnico e político, que mantenha a estabilidade da atual gestão e dialogue com o futuro.
A expectativa é que, nos próximos meses, o movimento ganhe adesões públicas de outras lideranças estaduais, fortalecendo o nome de Orleans Brandão como principal aposta do grupo do governador para a sucessão estadual.
Deputados
1. Arnaldo Melo
2. Enos Costa Ferreira
3. Adelmo Soares
4. Cláudio Cunha
5. Catulé Júnior
6. Osmar Filho
7. Júnior Cascaria
8. Neto Evangelista
9. Davi Brandão
10. Antônio Pereira
11. João Batista Segundo
12. Jota Pinto (suplente)
13. Florêncio Neto
14. Glalbert Cutrim
15. Guilherme Paz
16. Júnior França
17. Pará Figueiredo
18. Ariston
19. Cláudia Coutinho
20. Helena Duailibe
21. Janaina
22. Iracema Vale
23. Andréia Rezende
24. Daniella
25. Edna Silva
26. Mical Damasceno
Os deputados Dr. Yglésio, Solange Almeida, Ana do Gás, Dra. Vivianne, Eric Costa e Zé Inácio (suplente) já confirmaram presença no próximo almoço
2 de julho de 2025
DINISMO SE DISTANCIA DO LULISMO E JÁ TERIA SIDO ESTABELECIDA CONCORRRÊNCIA FUTURA DENTRO DO LEGALISMO E SEM RESÍDUO DE CORRUPÇÃO
O dinismo se distancia a cada dia do lulismo e em alguns temas já teria sido estabelecida concorrência futura entre Dino/ Lula/ Hadad/ outros destacados históricos seguidores. O perceptível afastamento/ desgaste já poderia ser notado nas relações entre o Presidente Lula e Flávio Dino que se projeta nacionalmente da cadeira do STF/ buscando carreira solo longe do histórico lulismo/ dentro do legalismo sem qualquer resíduo de corrupção.
Ao rígido/ correto posicionamento do Ministro Flávio Dino sobre emendas parlamentares lulistas teriam computado a reação contrária da Câmara dos Deputados sobre alíquota do IOF/ gerando contigenciamento de 12 bilhões/ interupção em programas socias/ corte na saúde educação. A suposta queimação lulista ao ministro não faz menor sentido/ Dino enquanto parlamentar foi ardoroso defensor de Imposto Sobre as Grandes Riquezas.
ASSEMBLEIA REAGE E PEDE AO STF O FIM DO TRAVAMENTO POLÍTICO NO TCE DO MARANHÃO
A Assembleia Legislativa do Maranhão protocolou uma petição forte no Supremo Tribunal Federal (STF), hoje (2), pedindo o fim da paralisia que impede a escolha de novos conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). Segundo a petição, o motivo que originou o processo já não existe mais: as leis foram corrigidas e até quem entrou com a ação, o partido Solidariedade, reconheceu que não há mais problema. A Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público também confirmaram isso.
Mas o processo continua travado. O motivo? A entrada de terceiros sem ligação com o caso, como uma advogada de Minas Gerais que tentou participar do processo mesmo sem representar nenhuma entidade ligada ao tema. A Assembleia afirma que isso virou um “palco político”, usado por adversários para tumultuar e impedir que o Estado funcione normalmente.
A petição também acusa o deputado Othelino Neto (Solidariedade), ex-presidente da Casa, de estar por trás dessa estratégia de travamento. Segundo o documento, ele estaria tentando influenciar a Justiça com discursos e ações que não têm base jurídica, apenas o objetivo de atrapalhar o governo e a Assembleia.
No final, a Assembleia pede que o STF reconheça que a ação perdeu o sentido e libere o processo para que os novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado sejam escolhidos. O recado é claro: a Constituição deve ser respeitada, e não usada como arma em disputa política.
O FICO DE BRANDÃO E O "PEGO NÃO PEGO" DA OPOSIÇÃO CAMARADADINISTA OU "KASSABRAIDINISTA"?
O governador já disse/ repetiu que fica até o último dia de governo outorgado pelo voto do povo maranhense/ provocando silenciosa/ sutil/ velada reação "suprema de teor ideológico"/ embutida no proposto - o rápido/ último ato de Othelino como presidente do Solidariedade-MA - debate nacional sobre o secular nepotismo nos TCE'S do Brasil.
A oposição estadual "camaradadinista" - a orientada/ silenciosa/ institucional de Camarão e dos camaradas abrigados nas siglas ditas esquerdistas - é descaradamente oportunista/ pois critica a gestão de Carlos Brandão/ mas também fica com centenas de cargos na estrutura do governo/ esperando as demissões para fazer-se de vítima alegar perseguição brandonista.
A reação "suprema"/ "camaradista" tem estratégia "por cima/ embaixo"/ ameaça filiar ao PSB de Kassab/ Braide a senadora Ana Paula - esposa de Othelino/ suplente de Dino - levar para o 2º turno a eleição de 2026. Tem 3 problemas : Camarão não pode ser vice novamente/ Braide só entra como candidato a governador e Lula não aceitaria a aliança "kassabraidinista".
1 de julho de 2025
LULINHA PACIFICAÇÃO OU ARTICULAÇÃO NEUTRALIZOU A "FORÇA SUPREMA " ? LULA SOLIDÁRIO A IRACEMA VALE ARTICULOU COM PAULINHO DA FORÇA QUE O SOLIDARIEDADE DESISTISSE DA AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE CONTRA A ELEIÇÃO DA ALEMA ?
Diz o ditado que se não vem pelo amor vem pela dor.Tudo indica que o deputado Othelino optou pela dor? Porque? Percebam a cronologia dos acontecimentos recentes no MA e DF :
A sintomática/ rápida opção da filiação da esposa/ a senadora Ana Paula ao PSD de Kassab/ Braide foi acompanhada da desistência da Adin contra eleição da Mesa Diretora da Alema.
A determinação para a desistência teria partido do Presidente do Partido/ Paulinho da Força. A "força" teria sido impulsionada pelo presidente Lula determinado a pacificar o Maranhão ?
Tem quem afirme o contrário ou seja que Paulinho da Força tenha decidido para contrariar Lula. Mas não faria sentido a decisão que favorece Iracema Vale/ aliada do presidente Lula.
O jogo é bruto. E nessa "igreja" a oração "dando se recebe"/ tem amplo sentido. Lulinha pacificação ou articulação entrou em ação e neutralizou a "força suprema"? É o desenhou que se forma.
A candidatura de Camarão é chamada "SEM A FORÇA SUPREMA"/ em analogia inversa à candidatura de Jaime Santana apelidada de "FORÇA TOTAL"/ que perdeu em São Luis para Gardênia nos anos 80.
Jaime/ o "FORÇA TOTAL" teve apoio do governador/ prefeito/ presidente e perdeu. Camarão/ "SEM FORÇA SUPREMA" não tem o apoio do governado/ tudo indica que não tem do presidente Lula. "Adeus Corina"! Fedeu?
30 de junho de 2025
COM AUMENTO ANUNCIADO POR BRANDÃO, SUBSÍDIO DO SOLDADO PASSA A SER O 3º MAIOR DO BRASIL E O 1º DO NORDESTE
O reajuste anunciado nesta segunda-feira (30) pelo governador Carlos Brandão (PSB) para todos os níveis da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), que chega a 20%, garante ganho salarial significativo às forças de Segurança. Com esse aumento, o subsídio do soldado passa a ser o 3⁰ maior do Brasil e o 1⁰ do Nordeste.
A remuneração do quadro de praças (de soldado a subtenente) passa a ocupar, na média, a 6ª posição nacional e a 2ª posição no Nordeste. Já o subsídio do quadro de oficiais (aspirante a coronel) passa a ocupar, na média, a 13º posição no ranking nacional e a 3ª no ranking do Nordeste. E o Maranhão passa de 17º para 11º no ranking nacional e para 3º no ranking do Nordeste.
Com base no subsídio de 2022, o reajuste acumulado corresponde a 26,07%, sendo que 5,1% já foram implantados em 2024, em duas parcelas: uma em janeiro e outra em julho daquele ano.
Vale destacar que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro de 2023 a maio de 2025 foi de cerca de 12,69%, o que representa, além da reposição inflacionária, um ganho real de aproximadamente 13,38%. Em março de 2022 foi concedido o último reajuste linear aos servidores militares, no valor de 7%.
O reajuste salarial ocorrerá em duas etapas: uma em julho e a outra em dezembro de 2025. O reajuste terá um impacto na folha de pagamento estadual de mais de R$ 36 milhões por mês e 483 milhões ao ano.
Proposta
De acordo com o governador Carlos Brandão, a proposta será enviada nesta terça-feira (1°/7) para a Assembleia Legislativa do Maranhão para análise e votação dos deputados.
“Esse é um passo importante na valorização de quem cuida da segurança do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão sobre o aumento.
DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI EM 30 DE JUNHO FOI INSTITUIDO POR LEI DE CARLOS BRANDÃO
Apaixonado pela cultura popular maranhense, não é de hoje que o governador Carlos Brandão (PSB) trabalha para incentivar as manifestações do setor no estado. Como deputado federal, é dele a Lei n° 12.103/2009, que instituiu o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado hoje, 30 de junho.
“Essa paixão me motivou a apresentar um projeto de lei para a instituição do Dia Nacional do Bumba Meu Boi, exatamente 30 de junho. À época, eu era deputado federal. A ideia foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, sob a Lei n°12.103/2009, que significa o reconhecimento da importância dessa manifestação popular para a cultura brasileira, considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’”, afirmou Brandão em artigo sobre o assunto.
A lei reforça nacionalmente a relevância da data, já marcada como Dia de São Marçal e do Encontro de Bumba Meu Boi de Matraca, que reúne uma multidão no bairro João Paulo, em São Luís.
“Quando propus a instituição da data comemorativa em alusão ao Bumba Meu Boi, que aliás é dia de São Marçal, não pensei apenas em homenagear a dança, o enredo. Pensei em valorizar as pessoas que fazem rodar essa grande máquina. Uma máquina de produzir beleza, alegria, satisfação e histórias que levaremos para tantas e tantas gerações. Uma homenagem àqueles que se dedicam em manter muito vivo esse elemento tão forte de nossa história, de nossa cultura”, assinalou o governador, que em 2025 também assegurou o ponto facultativo na data, para que todos pudessem celebrar o bumba-boi.
PARÓDIA PARA NÃO "DÁ BANDEIRA" E CITAR PESSOA
Vou me embora para o ramo do Direito lá eu sou amigo "Supremo".
Causas escolherei. Na rede que azerei o Flamengo jamais deitarei.
Vou embora para os escritórios de advocacia. Fui infeliz na política.
De tal modo consequente estarei perto do Rei do Narcisismo da Retórica Jurídica.
Pai na política que nunca tive. Quando estiver cansado tiro a máscara de menino.
Vou embora para o Direito/ quem sabe faço o certo estando tão perto de Narciso.
Para Manoel Bandeira não me acusar de falar em pessoa finalizo com Tabacaria.
Vesti a máscara que não me pertencia e quando tentei tirar já era tarde demais.
ORLEANS BRANDÃO LIDERA PESQUISA PARA O GOVERNO EM SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO
No município de São Domingos do Maranhão, pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) aponta que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) tem a preferência do eleitorado, com 40% das intenções de voto.
Os dados da pesquisa, em cenário estimulado, mostram que o segundo colocado é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 25%. Na sequência, aparecem o vice-governador, Felipe Camarão (PT), que tem 20%; e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 15%.
Já para o Senado Federal, a pesquisa em cenário estimulado mostra que Carlos Brandão (PSB) lidera, com 45%. Logo em seguida aparecem empatados, com 10%, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP).
Na sequência, também empatados com percentual de 5%, estão o deputado federal Pedro Lucas (União) e o ex-prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo. Além disso, 10% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 15% não sabem ou não opinaram.
De acordo com a pesquisa, 95% aprovam a gestão do prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Tratorzão, e somente 5% desaprovam. O governo de Carlos Brandão é aprovado por 70%. Um total de 20% desaprova e 10% não sabem ou não responderam. Ainda de acordo com os dados, 55% aprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 40% desaprovam e 5% não sabem ou não opinaram.
29 de junho de 2025
RIQUINHA LARGOU DR. PÊTA E ELE DIZ QUE QUEM SURTOU FOI RUBÃO ?
"Segundo bocas"/ a jornalista e blogueira "Riquinha" teria largado Dr. Pêta - não se sabe se antes da internação ou depois da alta médica/ quando Pêta teria voltado para seu luxuoso apartamento/ no Bairro do Calhau/ no mesmo prédio do vizinho de porta Márcio Jerry.
Pêta andou escrevendo no seu Colunaço que Rubão "surtou"/ ao falar que a briga entre os dinistas/ brandonista foi na esolha do vice. Parece que quem surtou mesmo foi Pêta/ depois do "escanteio" de "Riquinha". Esse torce secretamente pelo "Bayern"? Só pode.
Durante 2024/ 2025 Pêta escreveu "trocentas vezes" sobre reuniões e mais reuniões entre brandonista/ dinistas/ afirmando que Brandão/ Dino estavam unidos/ que Felipe seria o governador para evitar a "destruição do que fora construído pós Sarney e parari parará".
Pêta analisou errado os desdobramentos inspirado pelo vizinho "porta com porta"/ Márcio Jerry que tudo indica seja pela "verossimilhança" a inspiração sobre o surto de Rubão. A verdade é que o vice-brandonista de 2026/ seria forte candidato ao governo de 2030.
Brandão teve a capacida/ maturidade para de vice tornar-se governador contra a torcida da Rua do Cancão em Colinas/ que fazia zoada na cozinha do Palácio dos Leões. Camarão não teve a mesma habilidade/ "tá com pé frio"/ deitou na rede para torcer pelo Flamengo e deu Bayern.
"AMNÉSIA SUPREMA" : CAMARÃO DIZ QUE DIÁLOGOS PELA UNIDADE SÃO DESCONHECIDOS/ JERRY CLASSIFICA-OS COMO INVEROSSÍMEIS ENQUANTO TODA A IMPRENSA/ BLOGS/ SITES VEM DIVULGANDO A REITERADA/ ENJOADA PAUTA DESDE JANEIRO DE 2024
Tem coisas na política que para dizer/ fazer a cara deve está bem "menteolada" com "colônia óleo de peroba"/ para não correr o risco de tremer. Isso ocorre quando o mentiroso internaliza a patranha como verdade? Não precisaria tanto à alguns políticos.
Dinistas de todos os naipes foram acometidos de "amnésia suprema": Camarão diz que os diálogos pela unidade nunca aconteceram / Jerry classifica-os como inverossímeis/ enquanto a mídia estadual/ nacional os divulga desde janeiro de 2024.
Desde sempre esteve implícito que os diálogos pela unidade política governista tinha como pontos centrais/ pela ordem o Governo e Vice/ Senado nas eleições de 2026. Dezenas de reuniões neste sentido foram amplamente divulgadas em 2024/25.
Tartufo peça/ personagem de Moliere/ que por ser exímio mentiroso deu origem a "criatividade" tartarinesca. Camarão a la Tartufo seria capaz de afirmar/ que o nome dele após rabiscado na areia da Litorânea / ficaria boiando com a elevação da maré?
Jerry mais experimentado na "arte do desdobro" que Camarão/ chamado para responder se participou ou não das dezenas de reuniões informadas por "Rubão"/ visando a unidade diria : não dá para falar agora/ meu passarinho fugiu com gaiola e tudo? Afe!
28 de junho de 2025
EM ENTREVISTA, IRACEMA VALE REFORÇA LIDERANÇADO GOVERNADOR E PREFERÊNCIA POR ORLEANS BRANDÃO NO PROCESSO SUCESSÓRIO ESTADUAL
“Gosto de fazer política. É a vida que eu escolhi. Acredito que o melhor caminho para melhorar a vida das pessoas, de forma mais rápida, é através da política, da boa política. Eu gosto de construir. Enquanto uns gostam de fazer ação judicial, eu gosto de correr atrás do voto”. A afirmação é da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), ao falar sobre seu perfil em entrevista ao programa Ponto Continuando desta quinta-feira (26), na Rádio 92,3 FM.
A chefe do Legislativo reafirmou a força e unidade do grupo brandonista. “Eu tenho um líder político, e o nosso líder aqui no Maranhão chama-se Carlos Brandão”.
Na entrevista, Iracema Vale comentou sobre ter expressado sua preferência pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB) para disputar o governo do Estado. A parlamentar reuniu seu grupo, incluindo prefeitos, vereadores e outras lideranças, em sua casa em Urbano Santos, para falar sobre o assunto.
“Mesmo dentro de nossa ala existem preferências políticas, e eu não sou uma pessoa que me omito de opinar. E pela minha preferência pessoal, e dentro do meu grupo político, o nome para o governo é Orleans Brandão. É jovem, é trabalhador, acompanha o governo desde o início”, afirmou.
Sobre a ação que impede a escolha do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Washington Oliveira, Iracema observou que foi feito o mesmo processo já executado em outras eleições e que, quando foi questionada na Justiça, a Alema fez o dever de casa. Ela afirmou que o caso lhe causa tristeza.
“Vejo com absoluta tristeza. Não posso usar outra palavra, porque o Maranhão tem pressa. O povo do Maranhão precisa ter seu Tribunal com todos os membros, e hoje funciona com membros substitutos, sem necessidade. Já era para ter sido julgado há bastante tempo. O que a Assembleia quer hoje é uma resposta. Quer sair é desse molho, desse banho-maria em que está essa situação”, enfatizou. Ela fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que dê celeridade às ações que envolvem a Assembleia.
Iracema Vale também destacou a vitória do deputado Catulé Júnior (PP) para a terceira Vice-Presidência da Casa e que o resultado foi uma demonstração da unidade da base governista. “A eleição aconteceu com absoluta tranquilidade. É uma prova que o 21x21, do dia 13 de novembro, foi totalmente superado. Já estamos tendo esse resultado em todas as votações da Casa. A base do governo está recomposta há bastante tempo”, afirmou, referindo-se à eleição para. presidência da Alema, que terminou empate, com ela sendo consagrada vencedora pelo critério de mais idade.
A chefe do Legislativo reconheceu, ainda, o trabalho e destacou as ações desenvolvidas pelo governo do Estado.
“O governador é trabalhador e o êxito desse trabalho está nos números. O governador tem obras em todos os cantos do Maranhão e é um governador que enfrenta os problemas, que avança. É um governo de ótimos resultados”, assinalou.
Primeira mulher a presidir a Assembleia em 190 anos de história da Casa, Iracema Vale ressaltou que tem apoiado o trabalho de todos os parlamentares, independentemente de bandeira partidária. “Essa essência do Poder Legislativo, que é atender demandas indo mesmo ao encontro da população, nós apoiamos integralmente, e não importa se é deputado de oposição ou de situação. Todo deputado tem direito igual na Casa e existe esse entendimento da minha parte de que a gente tem que apoiar o trabalho legislativo de todos, e isto tem sido feito”, assinalou.
PESQUISA EM TIMOM MOSTRA QUE ORLEANS BRANDÃO É O PRIMEIRO LUGAR PARA O GOVERNO
No município de Timon, pesquisa para o governo do Estado aponta o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), em primeiro lugar, com 35,23% das intenções de voto. O Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão) realizou o levantamento.
De acordo com os dados, em cenário estimulado, aparecem empatados na segunda colocação, com 20,45% cada, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo). Depois, vem o vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 13,64%. A pesquisa também aponta que 1,14% afirmaram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados, e 9,09% não sabem ou não quiseram responder.
Para o Senado, também em cenário estimulado, o governador Carlos Brandão (PSB) soma 50% e tem a preferência dos timonenses. Na segunda colocação, está o senador Weverton Rocha (PDT), com 22,73%.
Em seguida, vem a senadora Eliziane Gama (PSD), que tem 6,82%; o ministro dos Esportes, André Fufuca, com 4,55%; o deputado federal Pedro Lucas (União) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) empatados com o percentual de 1,14%. Ao todo, 6,82% disseram não votar em nenhum dos candidatos e, também, 6,82% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também avaliou a gestão do prefeito Rafael (PSB), que teve aprovação de 69,32%. O índice de desaprovação foi de 23,86%, com 6,82% não sabendo ou não querendo opinar.
VICE AGORA SÓ VERSARIA MAS ELE NÃO ENTENDEU A CONVERSA NO TEMPO CERTO : RUBÃO DISSE QUE O DIÁLOGO TRAVOU NA ESCOLHA DO VICE/ FELIPE CAMARÃO NÃO ENTENDEU QUE NÃO "VERSA" OU SEJA NÃO PODERIA SER NOVAMENTE VICE E DESMENTE O ÓBVIO
“Chegou o momento de composição de chapa. O governador chegou e disse: ‘vamos indicar o vice’. E os interlocutores disseram que não aceitavam. E aí foi onde estancou todas as negociações que estavam sendo discutidas”, afirmou o Secretário de Articulação Política Rubens Pereira.
Em resposta, Camarão afirmou que a versão é “estranha” e “inexistente”, negando qualquer conversa prévia sobre composição de chapa com o governador. “Nunca houve qualquer diálogo entre o governador Carlos Brandão comigo ou com esse time vitorioso sobre o tema”, declarou, em publicação nas redes sociais.
O vice-governador Felipe Camarão desmentiu o óbvio nas conhecidas/ reveladas/ publicadas tratativas anteriores ou nas que poderiam ser posteriores - a escolha do vice - uma vez que nas eleições de 2026/ Camarão só poderia ser versa - governador - mas ele nao entendeu a conversa no tempo certo. Ficou bem mais difícil/ depois da insistência dos dinistas em tratareem a ordem política estadual na atmósfera "suprema" e não na democrática - pelo voto.
Camarão disse que está aberto ao diálogo : "sempre que houver identidade de objetivos, um time pode e deve seguir unido". O aceno de Felipe Camarão ocorre aos 40 minutos do segunto tempo/ quando o time do governador substituiu o atacante "Filho Maravilha" pelo Secretário de Assuntos Municipalista/ Orleans Brandão credenciado como protagonista da gestão Brandão/ aprovada por 65% da população do Maranhão.
Rubão destacou ainda que o nome do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, “está na boca das pessoas” e vem sendo fortalecido para 2026, reiterando que Brandão não cogita renunciar ao cargo antes do fim do mandato. “Está decidido a cumprir seu mandato até o fim”, afirmou o Secretário de Articulação Política Rubens Pereira / o Rubão.
26 de junho de 2025
CATULÉ DESTACA UNIDADE DA BASE GOVERNISTA NA ASSEMBLEIA AO AGRADECER ELEIÇÃO PARA TERCEIRA VICE-PRESIDÊNCIA
Após ser eleito e empossado Terceiro Vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (26), o deputado Catulé Júnior (PP) fez um discurso contundente e revestido de reconhecimento à força e à unidade dos deputados da base aliada ao governador Carlos Brandão (PSB). Também enfatizou a liderança da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB).
“Esse resultado representa o reforço na unidade da base do governo aqui na Assembleia e, mais que isso, da liderança da presidente Iracema Vale. Eu acho que esse resultado demonstra que, cada vez, a Casa confia na sua liderança, na sua presidência”, declarou Catulé Júnior.
A chefe do Legislativo destacou que o resultado da votação coloca no passado o cenário que, em novembro do ano passado, levou ao empate por 21x21, na eleição para a presidência da Casa - quando ela foi consagrada vitoriosa pelo critério de mais idade.
“Totalmente superado, base do governo recomposta, demonstração de força, de unidade. A base do governo Carlos Brandão demonstra, hoje, para o povo do Maranhão a sua unidade, a sua força, colocando uma maioria ampla na votação para o deputado Catulé Júnior”, afirmou Iracema Vale.
Apoio
O parlamentar agradeceu o apoio recebido da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), assim como a confiança dos 31 colegas de Parlamento que votaram nele. De forma especial, enalteceu o apoio da bancada do partido Progressista e dos parlamentares de Caxias, sua base, que esqueceram as querelas regionais e se uniram pela vitória de seu nome.
“Quero também agradecer os deputados que representam a minha amada e querida Caxias. Nós, numa forma de maturidade, colocamos as divergências locais de lado e mostramos a unidade do campo governista aqui na Assembleia”, declarou, citando nominalmente os deputados Adelmo Soares (PSB), Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT).
EM CAXIAS, ORLEANS BRANDÃO TEM PREFERÊNCIA DO ELEITORADO PARA O GOVERNO DO ESTADO
Primeiro colocado em pesquisa para governador do Estado no município de Caxias, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), tem a preferência do eleitorado na cidade, com 32,91%. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão).
Em cenário estimulado, o segundo colocado no levantamento é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 24,05%; seguido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), que tem 21,52%; e pelo ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), com 8,86%. De acordo com a pesquisa, 5,06% disseram não votar em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 7,59% não souberam ou não opinaram.
Para o Senado, em cenário estimulado, a pesquisa aponta o governador Carlos Brandão (PSB) em primeiro lugar, com 46,84%. O senador Weverton Rocha (PD) vem em segundo, com 24,05%.
Na sequência, vem a senadora Eliziane Gama (PSD), com 5,06%; e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), também com 5,06%. O deputado federal Pedro Lucas (União) e o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) aparecem com o mesmo percentual, 1,27%. Os dados apontam, ainda, que 3,80% não votariam em nenhum dos pré-candidatos apresentados e 12,66% não souberam ou não opinaram.
A HERANÇA MALDITA DE DINO COLOCA EM RISCO PERDA DA CONCESSÃO DO PORTO DO PORTO DO ITAQUI ? DÍVIDA GERADA POR REPASSES MILIONÁRIOS QUE SERIAM EXCLUSIVOS PARA MANUTENÇÃO E INVESTIMENTOS DA ATIVIDADE PORTUÁRIA TERIAM SIDO DESTINADOS DE FORMA INDEVIDA AO ESTADO ENTRE 2017/2018 NO CENTRALIZADO GOVERNO DINISTA
Eis que submerge das profundezas do Porto do Itaqui a herança dita maldita do governo ultra- centralizado - sempre que decidia era ele e meia dúzia de conselheiros - de Flávio Dino.
O Porto do Itaqui é conhecido por ser um dos portos mais profundos/ largos do Brasil - 25 metros e largura de 500 metros e tem ainda uma das maiores amplitudes de maré do Brasil.
O Ministério de Portos/Aeroportos enviou recentemente ofício ao diretor-presidente da Emap/ comunicando a necessidade de entendimento para pagamento de divida gerada entre 2017/ 2018.
Segundo o juiz Clodomir Reis, 141 milhões foram repassados pela Emap ao governo Dino - entre 2017/ 2018 - de forma indevida. Os recursos eram destinados a manutenção/ investimentos no Porto do Itaqui.
A defesa do governo Dino exercida de forma aguerrida pelo deputado Rodrigo Lago/ alega que a transação era válida e referente a juros sobre capital próprio da Emap considerado era excessivo.Logo Lago!
Quando Dino utilizou juros da Emap/ para os dinistas eram excessivos - sobrava - mas quando Brandão utiliza 40% dos juros do Fundef/ para própria área - estradas de acesso às escolas - é usurpação?
Surgirá outra "peça" da herança maldita do governo Dino? Não se sabe. Mas a "maré" subiu com a cobrança da Antaq e desceu pela decisão do mesmo juiz que botou/ tirar a cobrança da pauta de julgamento.
Coincidências a parte/ o Ministro do STF/ Flávio Dino ganhou pauta em concorrida palestra no TRE-MA/ na véspera da decisão do juiz Clodomir Reis de retirar o processo de cobrança da pauta de julgamenteo.
Nas eleições/2026 será possivel falar-se em acidente "automobilístico dentro Boqueirão" - na proximidade do Porto do Itaqui - entre uma Rural e um Jipe ou tubarões circulando com placas de Taxi na barbatana.
25 de junho de 2025
PESQUISA INOP - EM URBANO SANTOS , ORLEANS BRANDÃOÉ PREFERIDO PARA O GOVERNO DO ESTADO
Com 45% das intenções de voto, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), é o primeiro colocado em pesquisa para o governo do Estado no município de Urbano Santos. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão).
No cenário estimulado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) é o segundo colocado, com 30%. Em seguida, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), e o vice-governador Felipe Camarão (PT) aparecem empatados, com 5% cada. Um total de 15% não soube ou não quis opinar.
O resultado confirma a influência positiva da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), grande aliada de Orleans na região. A parlamentar, inclusive, já reuniu amigos em sua casa, na cidade, para declarar sua preferência pelo nome do secretário de Assuntos Municipalistas.
Em Urbano Santos, a pesquisa para o Senado também apontou que o governador Carlos Brandão (PSB) é o preferido do eleitorado, somando 65% das intenções de voto.
Logo após, estão o senador Weverton Rocha (PDT), com 20%; o deputado federal Pedro Lucas, que aparece com 10%; e o deputado estadual Dr. Yglésio com 5%.
RENDA DOS MARANHENSES CRESCE 20, 2% ENTRE 2022 E 2024, ALCANÇANDO RECORDE HISTÓRICO
O rendimento mensal real domiciliar per capita no Brasil chegou, no ano passado, ao maior valor da série histórica iniciada em 2012: R$ 2.020. A alta foi de 16,8% acima da inflação em relação a 2022, quando era de R$ 1.730 a preços de hoje. Todas as unidades da Federação tiveram incremento real no período 2022-2024, e em 19 delas houve recorde. As informações são do módulo anual PNAD Contínua: Rendimento de Todas as Fontes, divulgado no último dia 8 de maio pelo IBGE.
O Maranhão foi uma das UFs que alcançaram recorde histórico em 2024. No estado da região Nordeste, o rendimento mensal real domiciliar per capita chegou, no ano passado, a R$ 1.078, alta de 20,2% em relação a 2022, quando era de R$ 897 a preços de hoje.
REGIÕES
A Região Sul foi a que apresentou o maior rendimento mensal real domiciliar per capita em 2024 (R$ 2.499), seguida pela Sudeste (R$ 2.381), a Centro-Oeste (R$ 2.331), a Norte (R$ 1.389) e a Nordeste (R$ 1.319). Entre as unidades da Federação, o Distrito Federal (R$ 3.276) liderava, com São Paulo (R$ 2.588) e Santa Catarina (R$ 2.544) a seguir. O menor valor foi do Maranhão (R$ 1.078), seguido por Ceará (R$ 1.210) e Amazonas (R$ 1.231).
RECORDES
Outros indicadores alcançaram seus maiores valores reais desde 2012: o rendimento habitualmente recebido em todos os trabalhos (R$ 3.225) é o mais alto da série histórica, assim como o rendimento de programas sociais do governo (R$ 836). A desigualdade de renda, medida pelo Índice Gini (0,506), também atingiu o nível mais baixo da série histórica na renda real domiciliar per capita, em expressiva redução comparada com 2023 (0,518) e ainda mais com o período pré-pandemia, em 2019 (0,544).
Também recorde, a população no Brasil com algum tipo de rendimento em 2024 chegou a 143,4 milhões. Já a população que recebe benefícios provenientes de programas sociais do governo cresceu de 18,6 milhões em 2023 para 20,1 milhões em 2024.
MAIS SOBRE A PESQUISA
A PNAD Contínua: Rendimento de Todas as Fontes (2024) traz dados de rendimentos provenientes de trabalho e de outras fontes, como aposentadoria, pensão e programas sociais. Entre os indicadores de destaque, estão a massa de rendimento médio mensal real domiciliar per capita, o rendimento médio real de todas as fontes, o rendimento médio de outras fontes e o Índice de Gini do rendimento médio mensal real domiciliar per capita. Há dados para Brasil, grandes regiões e unidades da federação.
LINK: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias-regionalizadas/pnad/renda-dos-maranhenses-cresce-20-2-entre-2022-e-2024-alcancando-recorde-historico
TUNTUM - ORLEANS BRANDÃO LIDERA PESQUISA PARA O GOVERNO DO ESTADO
No município de Tuntum, pesquisa para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (Inop Previsão), mostra liderança do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 50% das intenções de voto.
O segundo colocado, em um cenário estimulado, é o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), que aparece com 20%. Em seguida, empatados com 10% das intenções de voto, estão o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD) e o vice-governador Felipe Camarão (PT). Um total de 10% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa também traz uma avaliação do prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa. De acordo com os dados, 90% aprovam as medidas da gestão municipal e apenas 10% desaprovam.
Em cenário estimulado para o Senado, o levantamento da Inop Previsão mostra o governador Carlos Brandão em primeiro, com 65%. Na sequência, aparecem o senador Weverton Rocha (20%), o deputado estadual Dr. Yglésio (5%) e o ministro dos Esportes, André Fufuca (5%). O total dos que não souberam ou não opinaram foi de 5%.
24 de junho de 2025
UM RODRIGO E DOIS LAGOS OU UM LAGO E DOIS RODRIGOS? UM DIZ QUE DINO PODERIA NADAR DE BRACADA$ COM OS DIVIDENDOS DO PORTO DO ITAQUI E OUTRO FALA QUE BRANDÃO ESTARIA PEDALANDO COM OS JUROS DO FUNDEF
Diz o ditado que cachorro brabo morde o próprio rabo. Já o ser humano "morde a língua"/ quando perde a razão/ o equilíbrio e usa dois pesos para uma medida. Fica desproporcional/ mal - seja na fala que distorce para um lado ou que se contorce para o outro.
Vejam o contorcionismo verbal do deputado Rodrigo Lago ao justificar o uso indiscriminado dos dividendos da Emap e ao condenar o uso de 40% dos juros do Fundef em áreas afins da Educação - acesso às escolas/ construção/ manutenção de estradas .
O PIF-PAF DE BRAIDE E A ESCOLHA DA TRINCA : UM PARA O GOVERNO/ DOIS PARA O SENADO
Quase todo carcamamo cresce no entorno das mesas dos jogos de baralho/ sendo que o pif-paf - formação de trincas - é o preferido entre os "carca manos".
Quais as trincas do pif-paf de Braide para o Governo/ Senado. Braide se convencido que ganha/ sai para o governo 2026/ se perder/ volta para prefeitura em 2028.
Braide vencendo o governo em 2026/ tornar-se muito forte - tendo Governo por 8 anos/ Prefeitura da Capital por 10. O braidismo espanta o dinismo muito mais que o brandonismo.
Falta a dupla para Senado na formação da trinca do pif. Braide vai ser candidato para eleger Eliziane Gama? Seria a mesma coisa que Israel brigar com o EUA por causa do Irã.
O dinismo além de Colinas vai construir "bomba nuclear politica" para estourar o "yatolá supremo"? Não tem como essa aliança ir a mais do que cheiro de Camarão em 7 de paus.
ORLEANS BRANDÃO RECEBE APOIO DE LIDERANÇAS DO PRD
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas d...
-
O Blog do Cesar Bello interrompe seu período de merecidas férias juninas para desejar muita saúde do Dr. Pêta/ que acometido de uma pneneu...























