27 de novembro de 2016

MARANHÃO : HOMENAGENS/ RIGORES/ FAVORES

Durante mais de 50 anos ouvi/ vi/ assisti a ascensão de alpinistas sociais/ profissionais liberais/ políticos/ juízes envolvidos em desvios/ falcatruas/ golpes/ improbidades.

Ficava a impressão do "errado é que estava certo". A expressão o "mundo é dos espertos" povoava o inconsciente coletivo. Qual era a fonte deste errôneo sentimento?

O mando/ quero/ faço do truculento Vitorino Freire. A lei de Sarney com "favores aos amigos/ rigores para os inimigos". Foram 72 anos de impunidades/ mediocridades.

Venho da época em que as praias/ clubes sociais/ carnavais eram divididos - ricos/brancos/negros pobres. Quem tinha dinheiro podia matar/ viajar/ voltar como artista de Hollywood.

Isso aconteceu em 1984. Um jovem bem nascido assassinou uma moça com um tiro na vagina. O "bem nascido" foi levado de jatinho para Miami nos EUA/ voltou artista de Hollywood.

Por crime semelhante o desembargador Pontes de Visgueiro - 1874 - foi condenado  a prisão perpétua/ com trabalho sem os proventos da aposentadoria. Visgueiro apaixonado também matou a empregada.

Como compreender/ interpretar os dois crimes/ a punição/ a impunidade - do desembargador punido/ do ator prescrito ? O crime do "ator" foi abafado/ o do desembargador amplamente divulgado.

O momento é totalmente diferente do sarno-vitorinismo - sem proteção/ sem perseguição. A lei é para todos. A todos é assegurado o amplo direito de defesa. Mas algumas cabeças coroadas ainda pensam por manipulação.

Quando leio nos blogs sarno-rochistas "André Fufuca/ o Fufucunha como o melhor deputado federal maranhense" penso em Lucas Porto como "O Empresário do Ano". Começam a circular as "listas dos melhores do ano".

Tenho vaga na lista dos chatos. Importuno tanto que alguns mandam eu entrar por baixo/ quando bato nas portas fechadas. Lucas Porto encontrou a porta aberta/ tal qual o desembargador Pontes de Visgueiro vai arguir insanidade.

Passaram séculos/ mudaram sentimentos/ julgamentos. O desembargador foi condenado. O "ator" beneficiado. Os crimes são semelhantes. Mas o mando/ faço/ posso/ rigores/ favores foi mas forte do que séculos do direito no Maranhão.

2 comentários:

  1. Cesar Belo, Visgueiro foi levado de Sao Luis escoltado, foi
    condenado, mais fugiu.

    ResponderExcluir
  2. Cesar Belo, Visgueiro foi levado de Sao Luis escoltado, foi
    condenado, mais fugiu.

    ResponderExcluir

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...