30 de maio de 2015

EXPLOSÃO DA VIOLÊNCIA NO MARANHÃO : GRILAGEM/PISTOLAGEM/AUSÊNCIA DA FORÇA PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS

A explosão da criminalidade no Maranhão- principalmente no interior do Estado- tem como marco inicial a grilagem estimulada pelo governo de José Sarney(1966/1970).

Os grileiros amigos de Sarney trouxeram os pistoleiros da Região do Bico do Papagaio- Pará - que juntaram-se aos jagunços de Vitorino Freire oriundos do Agreste de Pernambuco.

Sarney a pretexto de estimular o desenvolvimento doava ilegalmente milhares de hectares para os empresários do sul/sudeste e recebia  apoio financeiro do banqueiro Olavo Setúbal.

Essa "Força Nacional"- grileiros do Sul/Sudeste; pistoleiros do Bico do Papagaio(Pará); jagunços do ageste pernambucano juntou-se aos guarda costas dos prefeitos/deputados maranhenses.

Essa gente fez mais sucesso do que Zeca Diabo. Alguns se elegeram a cargos eletivos, montaram empresas, ganharam muitos milhões. A novela "O Bem Amado" é uma cópia da nossa realidade.

Volto com outros capítulos, mostrando que capangas/justiceiros/pistoleiros/grileiros sempre estiveram muito próximo da família Sarney. Eles atuaram como o braço armado dos governos Sarney.

3 comentários:

  1. Anônimo01:08

    Cesar Bello, és um um poeta, caboclo sonhador. Trazes na cabeça coisas de repentista mas, sabemos que és advogado do diabo, defendes o "teu" da forma mais vil, o tirando-o do foco, criando fatos, estórias, contos de fadas. Quantos anos levará para que vejas, percebas que esse procedimento não mais convém? A insegurança que reina hoje no Maranhão só tem um responsável: Quem dá as ordens, ou seja, quem governa. Numa batalha quase perdida, a simples troca do comandante pode resultar numa vitória. Flavio Dino cansou de babar os microfones afirmando que tiraria o estado dessa situação. É cedo? pode ser mas, tudo que vier agora é responsabilidade dele. Agora se sua "paixão" por Sarney é mais forte que a razão...
    Abreu.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:43

    Meu caro Joaquim Haickel a violência tem suas origens/fatores. Grilagem/pistolagem/ Sarney/lei das Terras/êxodo rural fazem parte. Dino nunca disse que ia acabar com o inacabável. Ele pode e vai melhorar a Segurança Pública. Tudo agora é pensado/planejado/executado de acordo com a lei/conhecimento e interesse público. De início Dino acabou com tuas mordomias e de outros confrades teu. Vai comer/dormir gordo burro.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:16

    Carcará enterrou 90% dos "Zecas Diabo" da matéria, os outros 10% já morreram de velho. Quem mata hoje são muriçocas de moto, que socam, socam, socam, no fiofó dos Maranhenses.

    ResponderExcluir