PRIMEIRO RESULTADO DA VITÓRIA DE DINO : CRISE INSTITUCIONAL GOVERNO/TCE EXPÕE RELAÇÃO HISTÓRICA PERVERTIDA

O Tribunal de Contas do Estado tem sido ao longo dos anos- os 50 da era Sarney - uma bem remunerada sinecura para os filhos/parentes/correligionários mal empregados dos ex-governadores.

O TCE ganhou maior importância política/partidária como instrumento de controle- julgamento das contas dos prefeitos - com a entrada em vigor/rigor/execução da Lei de Responsabilidades Fiscais. De sinecura à órgão de controle dos prefeitos/vereadores.

Aí entra o ex-deputado estadual Edmar Cutrim. Nomeado por Roseana Sarney em 2000, Cutrim exerce a Presidência/poder de decisão desde 2005. São 15 "aninhos" de mando/ construção de um poder paralelo ao dos Sarney.

Ao debutar na Presidência do TCE Cutrim serviu zeloso/obediente a família Sarney/Lobão- Edinho disse que é uma só . Quanto viu consolidar-se a eleição de Flávio Dino, fez a transfusão do sangue azul(Sarney) para o vermelho(Dino). 

Cutrim se complicou quando resolveu presentear filhos/sobrinhos com mandatos eletivos- Gil Cutrim, o Gil Cupim prefeito de Ribamar, Glauber deputado estadual e Fredson Froz que barganhou a Secretária de Cidades.

Edmar Cutrim pretendia permanecer eterno na Presidência do TCE, construir a oligarquia dos Cutrim e esperar como muitos ex-aliados de Sarney/ Lobão que Flávio Dino "dê com os burros nágua"- faça uma má administração.

A crise Governo-arapongagem c/invasão de domicílio/TCE- tráfico de influência c/corrupção ativa/passiva expõe a histórica(50 anos) relação pervertida da malha institucional com o Poder Executivo.

Tenho dito, repito e os fatos recentes comprovam que a eleição isolada de Flávio Dino não resolverá de imediato os problemas do Maranhão. As malhas institucional/ social estão corrompidas na sua quase integralidade. 

Tem muito a se fazer política/administrativamente. O barraco Roseana Sarney/ Edmar Cutrim expõe a relação pervertida governo/ instituições, mas ao mesmo tempo é o primeiro resultado da vitória de Flávio Dino.

Vamos deixar o mar(deles) pegar fogo e comer os peixes fritos- de preferência bagres ensaboados. Deixa "cair tampa", toma tua gelada neste sábado. Não esquece teu compromisso com a mudança. O Maranhão vai se vestir de vermelho domingo. 

11 comentários:

 
Tecnologia do Blogger.