O messianismo(soluções proféticas/ mágicas/ rápidas), o maniqueísmo (divisão constante entre o bem e o mal) são os maiores problemas dos nossos pensadores.
Acha-se soluções rápidas para problemas de 400 anos. Difere-se o bem do mal como se não coexistissem no mesmo ser. Alguns são apolíneos(racionais) outros dionisíacos(instintivos).
É comum abrir os blogs e deparar-se com postagens messiânicas/maniqueístas. Critica-se planejamento, plano de ação, calendário de execuções como se fossem poesias de Joaquim Haickel.
Marilena Chaui no excelente livro "Política Em Espinosa"(Companhia das Letras), mostra o quanto se confunde de forma premeditada os contrários.
O pensamento político espinosano revela o desejo dos seres humano "de governar e não ser governado". Esse é o maior obstáculo a vida democrática-republicana.
A leitura nos liberta da inveja juvenil/senil, devendo ser obrigatória para aqueles que se propõe a formar opiniões. No entanto preferem serem "temíveis, quando não temem".
É necessário exorcizar amadorismos/messianismo/paliativos. O Maranhão, São Luís principalmente precisa de planejamento presente, para resultados permanentes no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário