10 de junho de 2012

BOMBRIL FALIU: NOVAS TÁTICAS ELEITORAIS OU VELHAS PRÁTICAS ELEITOREIRAS?

PARTIDOS POLÍTICOS: ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DOS CLÃS
Os partidos políticos descendem  das facções que dividiam as repúblicas antigas. Desde a Itália de Maquiavel existe a importância dos clãs que se agrupavam em torno de um condottiere(mercenário que controlava uma milícia).

ASSEMBLEIAS HEREDITÁRIAS E COOPTADAS: DA ITÁLIA A SÃO LUÍS
Até 1850, somente os Estados Unidos conhecia partidos políticos no sentido moderno. Em 1950, estes funcionavam na maior parte das nações, mas nunca nos livramos das assembleias hereditárias ou cooptadas da Itália à São Luís do Maranhão.

SUBLEGENDAS NA DITADURA MILITAR
Durante a ditadura militar no Brasil foi criado o instituto da sublegenda. A estratégia tinha o objetivo de permitir a Arena abrigar a extinta UDN e o PSD. Este procedimento inspirado na "ley de lemas"(Uruguai) dava maioria aos governos militares.

ARENAS SE JUNTAVAM PARA DERROTAR O MDB
Arena-1 e a Arena-2 juntavam-se e derrotavam o MDB mesmo que tivesse mais votos individualmente. O grande problema político das legendas continua, haja vista a impossibilidade das candidaturas avulsas no Brasil.

COALIZÃO OU COLIGAÇÃO UM ERRO HISTÓRICO
Uma coligação ou coalizão como quer Márcio Jerry é um pacto entre dois ou mais partidos, normalmente com idéias afins para governar um país(Brasil), um estado(Maranhão) ou uma prefeitura(S.Luís). Existe essa afinidade entre PC do B e PSC?

RAZÕES DO CONSÓRCIO SEM SÓCIOS?
Não ocorre este pacto na federação, nos estados e nos municípios. Pela simples justificativa de que as instituições funcionam normalmente. Qual seria então a razão do pacto proposto pela direção municipal do PC do B?

PACTO PLEBISCITÁRIO(CONTRA OU A FAVOR DE SARNEY) TEM GARANTIDO AS VITÓRIAS NA ILHA
O pacto a ser proposto é o plebiscitário(contra ou a favor de Sarney), que tem garantido em todas eleições livres vitórias às oposições em São Luís. João Castelo enquadra-se neste perfil  há trinta anos. Trabalhar em contrário é dar azo as pretensões da oligarquia.  

NOVAS PRÁTICA COM PRESSÃO DOS DIRETÓRIOS NACIONAIS?
Ademais fica difícil entender como novas práticas eleitorais, a pressão sobre os partidos políticos em São Luís a partir da interferência dos diretórios nacionais, intervenções estas tão combatidas nas prévias de governador em 2010.

CONVENÇÕES UNIFICADAS TOLHEM AS ESCOLHAS PARTIDÁRIAS LIVRES
Por fim a pressão sobre os partidos para "convergencia" de convenções únicas. Fica claro o objetivo de "garrotear" as liberdades de escolhas partidárias. O PP de Tadeu Palácio, ao adiar a convenção marcada para este domingo(10) cedeu as novas táticas eleitorais?

VELHAS PRÁTICAS ELEITOREIRAS: O FUTURO VAI REPETIR O PASSADO?
Ou seriam as velhas práticas eleitoreiras? Clãs, condottieres, facções, assembleias hereditárias ou cooptadas, legendas, sublegendas, coligações, convenções, pressões. intervenções. Não vamos deixar o futuro repetir o passado.

2 comentários:

  1. Anônimo02:45

    " saber articular a politica partidaria depende de conhecer a arte da enganação ". alguem ou alguns pensar que sabe é bem diferente de acreditar que sabe .

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:36

    Não existe mais espaço para a "arte de enganar'. A palavra de ordem é transparência em tudo. Posturas e atitudes devem ser claras. Agora estratégias são feitas dentro de parâmetros éticos. Do contrário é tudo ultrapassado.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...