15 de dezembro de 2011

SAÕ VICENTE DO FERRO, DA FOME, DA MISÉRIA, DA POBREZA E LAMENTAÇÕES

Estive em São Vicente de Ferrer em várias ocasiões. Espantou-me a pobreza imposta ao povo pelos administradores. Como em todos os  municípios do Maranhão a cidade tem uma família espoliando o povo. Na época eram os Figueiredos.

Luís Figueredo  sucedia ao pai, conhecido como "Chiquitinho"(Francisco Figueredo) que por sua vez herdara o bastão da política em São Vicente de Ferrer do avô. O Jornal Nacional divulga dados do IBGE, colocando São Vicente com o menor PIB do Brasil.

Produto Interno Bruto é a soma de todas as riquezas de uma cidade. São Vicente é como tripa de burro só tem uma entrada e uma saída. Não tem indústria nenhuma ou previsão de investimentos para gerar empregos e renda.

A agricultura de subsistência é o meio de vida de 7 entre 10 moradores de São Vicente. Apenas 170 lojas comercias  estruturam a economia urbana. São Vicente do ferro, da fome, da pobreza, da miséria e do analfabetismo.

São João Batista ao lado não muda muito. A desgraça rola solta nestes pobres municípios, que geralmente tem família ostentando riqueza de primeiro mundo. Não seria interessante uma CPI para ver os destinos da verbas públicas?

4 comentários:

  1. Anônimo14:19

    é elementar meu caro john. a grande maioria desses nossos prefeitos da baixada e litoral ocidental maranhense não sabem nem o que é PIB. na verdade os novos prefeitos geralmente medicos reconhecem o sinificado apenas do comprometimento financeiro do municipio gerado pelo endividamento publico resultante do somatorio de autorizações da camara para contratar novos emprestimos em nome da municipalidade. divida essa mensalmente paga apenas o valor correspondente aos juros, deduzida do FMP. daí porque nenhum interesse há dos novos prefeitos em discutir tal endividamento, melhor segundo eles tocar o “barco” deixando a margem da administração municipal mais pobre e mais miseráveis que dessa forma são domesicados pelo assistencialismo a cada dois anos durante as eleições. só para que v tenha uma ideia, o endividamento publico de sao vicente ferrer compromete algo em torno de 75% do fpm. e o que sobra desses recursos transferidos pela união federal, só dá para enriquecer ainda mais prefeitos e vereadores subservientes. pior é que algo identico ocorre com o palacio dos leões. e a grande maioria dos pilantras deputados, hó…

    ResponderExcluir
  2. Esses dados miseráveis só podem ser lidos usando-se máscaras de proteção para evitar intoxicação por gases putrefatos. O pior de tudo é que essa ignomínia é praticada de forma consciente e consentida. Os 8 milhões da Beija Flor fariam uma grande diferença (eterna) em São Vicente de Férrer. A injustiça e a indiferença com que esses assassinos tratam aquele povo serão correspondidas, nem que seja através do fogo do inferno.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:09

    Na verdade, o prefeito da cidade mentiu para a equipe de reportagem ao afirmar que não existem fazendas na região. Existem fazendas, terras férteis e produtivas, açudes, babanais, etc. Contudo as riquezas daquela terra possuem apenas alguns donos, a saber, a família Fiqueiredo. Por um lado, um de seus membros "sugou" a cidade durante décadas controlando a política local, se elegendo e ajudando seus aliados para não perder o controle do poder. Inclusive este cidadão elegeu sua esposa, que, segundo investigações feitas a alguns anos atrás, desviou muito dinheiro público, mas teve como punição apenas um afastamento temporário do cargo, voltado a mandar e desmandar naquela pobre cidade até o fim do mandato. Por outro lado, temos outro membro da citada família que foi durante décadas dono do cartório e que hoje é o dono da maioria da cidade e das terras da região, inclusive fazendas. Seus filhos também são os donos da maioria dos estabelecimentos comerciais da cidade (farmácias, lojas, restaurantes, etc.). O cartório da cidade ficou para um de seus filhos (como se fosse extensão de sua herança), enquanto ele se dedica à atividade pecuária. Aliás, o médico também é da família, assim como todos aqueles que ocupam os melhores empregos. Se o IBGE fosse fazer um estudo mais detalhado das riquezas de São Vicente de Férrer e afastasse todo o dinheiro que "pertence" à família citada, o PIB da cidade seria muito menor do que o apresentado. Por ter raízes em São Vicente e visitar a região quando pequena (ocasiões em que via muita pobreza e miséria),
    é que eu me envergonho desta liderança, pois vejo que nada mudou e pelo jeito vai continuar assim por muito tempo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13:00

    sao vicente ferrer cidade do maranhão, não é a mais pobre e miserável do brasil. é sim o nascedouro para alguns atraves da prefeitura e camara municipal, de riquezas bem como fazendas de gado. estou listando algumas fazendas que coincidentemente tem como dono gestores e ex-gestores de prefeituras e camaras pelo do municipio da baixada ocidental do maranhão.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...