31 de janeiro de 2026

O JOGO DO PODER EM BRASÍLIA REFLETE NO MARANHÃO ? KASSAB FECHOU COM O BOLSONARISMO DE TARCISO ISSO OBRIGA BRAIDE A SAIR DO PSD PARA O PSB BUSCANDO APOIO DE LULA SEM CONTROLE DA LEGENDA NO ESTADO?

As candidaturas majoritárias no Maranhão são decididas em Brasília - isso fica evidente desde o tenentismo de Getúlio Vagas/ Eurico Gaspar Dutra/ Café Filho/ Juscelino Kubistchek/ Jânio Quadros/ Jango/ toda ditadura militar/ presidentes civis até a data presente com Lula presidente.

Getúlio Vargas se suicida e Café Filho determina a pedido de Vitorino/ Assis Chateaubriand Senador pelo Maranhão

     Chatô em campanha a senador por Caxias/ no Maranhão fez até as finas damas irem até o chão



A mais escandalosa das manipulações ocorreu em 1955. A pedido de Vitorino Freire/ o presidente Café Filho determina ao  senador Antônio Bayma e o suplente Newton Bello renunciarem os mandatos/ para em eleição suplementar beneficiar o paraibano Assis Chateaubriand.

Vitorino Freire/ "quero/ posso e mando"
Newton Belo/ o "Cara de Onça"




Depois de uma década - 1965 - Newton Bello briga com Vitorino Freire. Bello queria eleger governador o prefeito de São Luís/ Costa Rodrigues e Freire queria Renato Archer/ filho do aliado e ex-governador Sebastião Archer. José Sarney venceu com apoio da ditadura e da oposição. 

Sarney com o general Médici/ um dos presidentes da ditadura que lhe ajudou a ser governador
Castelo vence a "guerra dos bigodes" e é indicado por Geisel para governar o Maranhão




Quase duas década depois - em 1978 - a pedido do então governador Nunes Freire/ Vitorino Freire indica como governador do Maranhão o deputado federal João Castelo ao Presidente Geisel  e derruba outro deputado federal/ Luís Rocha que era o indicado  de José Sarney.

Com a volta das eleições diretas - 1989 - Sarney voltou a ter o poder de eleger sucessivos governadores/ mas com a participação decisivas dos recursos federais/ autorizados pelos presidentes civis. Isso ocorreu até seu afastamento da política partidária. Contudo ainda tem influência. 

Na presente quadra política Brandão/ Dino rivalizam pelo estabelecimento dos ciclos sob seus comandos. Brandão tem a máquina estadual e parceria com Lula/ governo federal. Dino é Ministro do STF/ embora tenha influência junto a Lula/ estaria em tese impedido de fazer política partidária.



O jogo de hoje não é diferente do passado/ a solução obedecerá o pragmatismo que beira a eleição de Chateaubriand a senador - tem candidato  necessário a defesa do governo federal - bem como governador aliado que consiga de 70 a 80% dos votos válidos ao presidente Lula.





Kassab fechou com o bolsonarismo paulista de Tarciso/ isso obrigaria Braide a sair do PSD para o PSB dinista no Maranhão/ em busca do apoio - neutralidade de palanque - de Lula ? Sim. Mas com o controle do PSB/ hoje sob a direção da senadora Ana Paula/ esposa de Othelino? Complicado.



Orleans largou empatando/ vai perder para quem? Agora é saber se arrocha para vencer no 1º turno/ ou aguarda para "abrir a caixa de ferramentas" no 2º turno. Lula não vai largar parceria certa e ficar com quem divide com o bolsonarismo. Os dinistas estão no DF/ para convencer Lula do contrário.

Como é que vão botar Braide aí no meio? "Difice"


Que fique bem claro que a análise é sobre as candidaturas majoritárias. Quanto as campanhas é necessário obedecer o tempo/ a dinâmica. As redes sociais são novos componentes/ capazes de influenciar a decisão dos eleitores/ independente das indicações presidenciais .O jogo vai ser jogado.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JOGO DO PODER EM BRASÍLIA REFLETE NO MARANHÃO ? KASSAB FECHOU COM O BOLSONARISMO DE TARCISO ISSO OBRIGA BRAIDE A SAIR DO PSD PARA O PSB BUSCANDO APOIO DE LULA SEM CONTROLE DA LEGENDA NO ESTADO?

As candidaturas majoritárias no Maranhão são decididas em Brasília - isso fica evidente desde o tenentismo de Getúlio Vagas/ Eurico Gaspar D...