12 de dezembro de 2011

CENAS DA PROVÍNCIA: GABINETE DE ANTIGUIDADES E OS "FINA ESTAMPA"

O Maranhão é um Estado provinciano. Capitaneado por um líder político que tem a mentalidade pautada em Getúlio Vargas. Populismo, messianismo somam-se a fisiologismo e patrimonialismo.

Durante os últimos 50 anos, o mando de Sarney moldou posturas pessoais e corrompeu a malha institucional. Nada escapa ao rígido controle que se assemelha aos exercidos por Sadam Husseim e Muhamar Kadafi.  

A comparação com o Cazaquistão é correta. Aqueles que apreciam autores como Máximo Gorki(A Mãe) e Dostoiévski(Pobre Gente), podem com a leitura observar semelhanças na ficção dos autores russos.

Honoré de Balzac na Comédia Humana em Gabinete de Antiguidades alerta que "um escritor toca em muitas chagas a fazer análise do seu tempo". Faço esse desfile literário pela semana do livro.

Em homenagem a José Chagas que não conheço, proponho semanalmente o Gabinete de Antiguidades e o "Fina Estampa".  São personalidades que se notabilizam por posturas bizarras e acocoradas.

O Gabinete de Antiguidades vai para a Procuradora Geral, Fátima Travassos, que não perde um lançamento de pedra fundamental, inaugurações de UPAS ou qualquer coisa em que estejam Ricardo Murad e Roseana Sarney.

O "Fina Estampa" fica com Caio Clôtilde. De tanto "pelar o saco" dos Sarneys e Ricardo Murad lembra  Elias Sócrates. Para quem nunca ouviu falar foi uma figura folclórica no meio político e intransigente defensor do Dr.Sarney.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...