20 de novembro de 2011

NEM PÃO NEM CIRCO: VAIA CANTOU A DIREITA E A ESQUERDA NA IMPEROSA

O marasmo político do Maranhão tem como marco o ano de 1965. O governo de José Sarney casa-se com a ditadura militar.  O ufanismo desenvolvimentista era capa  do enriquecimento sem causa.

Sarney havia chegado ao governo pela divisão entre os situacionistas(Newton Bello e Vitorino Freire). Cercou-se de intelectuais sem pretensões políticas.

Esta estratégia adredemente estudada permitiu-lhe as rédeas do poder. Para esse resultado dezenas de lideranças  foram castradas.

Sarney escolhia "a dedos" vereadores, deputados e Senadores. Eurípedes Bezerra, Costa Ferreira e João Alberto são exemplos de "estropícios", apontados pelos dedos sujos do tuxaua. 

As oposições também contribuíram com escolhas dos "meia dúzias". De coligadas passaram a amigadas do poder. Suseranos e soberanos mantém as aparências na planice e entendem-se no planalto.

Nos municípios a repetição do discurso e das "diferenças" tornam a atividade política abominável. Foi por esta razão que em Imperatriz foram simultaneamente vaiados Lobão e Madeira.

Urge a mudança de mentalidade com o expurgo do fisiologismo, clientelismo e patrimonialismo. É preciso encarar a profissão de político como sacerdócio.

Assim fez o Senador por Imperatriz, Henrique de Laroque Almeida, mesmo ao lado  de José Sarney. Da mesma forma, Gervásio Protásio dos Santos, como autêntico oposicionista.

É necessário resgatar os bons exemplos na história política do Maranhão. A empulhação nos diversos quadros partidários serve somente para emascular as novas gerações.

A história política do Maranhão deve ser retratada com fidelidade a verdade. Os blogueiros na sua maioria jovens deveriam estudá-la, evitando comerem no cocho da subserviência e do medo.

3 comentários:

  1. Anônimo16:27

    Caro Cesar,é muito oportuno lembrarmos deste assunto.O Sarney,nunca foi de direita e nem de esquerda.No inicio de 1950,ele saiu do Psd e foi para a Udn,pois não quiz ficar debaixo das asas do Vitorini,quando ele saiu do Psd.E ele tinha razão,pois no Psd ,ele teria que se submeter ao Vitorini.O grande chefe politico no maranhãode 1945 para cá,foi o Vitorino,que era o homem de confiança dos militares,e era um pessoa sem maiores pretensões em ser governador.
    O Sarney,queria o poder,e sentiu de 1966 para cá,que era possivel chegar perto das chaves dos cofres,para ele poder realizar os seus sonhos pessoais ,mas não os sonhos do m povo.
    Todos os governadores,só foram indicados,com o OK do Vitorino,e no caso do Nunes Freire,o Sarney teve que engolir ,pois o Vitorino ainda era o grande chefe politico do estado.E só para lembrar,que o Vitorino mandava,pois era amigo pesoal e conselheiro politico do ex presidente Geisel,pois eram amigos desde os anos 50.
    Então o Sarney,não era de direita,como tambem não é de esquerda,quando desde o governo do Lula,está no front politico.Tambem é para ficar perto da chave do cofre,coisa que sabe usufruir ,para si e para seus parentes e amigos.E o pior,ainda ensinou aos atuais pseudo esquerdistas,como usufruir e manipular as tais chaves.
    Sarney não tem nenhuma ideologia politica.O que ele tem é um faro excepcional para sentir e poder usufruir destas chaves.E sabe muito bem manipular estas questoões.
    Em 1964,se naquela disputa pelo poder,tivesse saido vitoriosa a esquerda,ele ,se apresentaria ao camarada Luiz Carlos Prestes,com o livro O Capital, debaixo do braço,dizendo e jurando que era comunista desde criancinha.Em 65 foi eleito governador,por um descuido do Vitorino.
    Agora pior do que o grupo politico do Sarney,é o povo do Maranhão.O povo que não se beneficia destas eleições,vota em pessoas do grupo,que só querem ficar com as contas bancarias mais poupadas,e o povo mais pobre,e com um detalhe,com uma dor nas hemorroidas,que não tem proctologista que jeito.
    O Grupo do Sarney,é o legitimo,fiel e real ,representante do povo do Maranhão e se ele é rui,é porque o povo do Maranhão,é igual.
    Por respeito a lógica ,não se ve faar de um sem lembrar do outro.O povo do Maranhão é irmão siames do grupo Sarney, e a reciproca é verdadeira.Espirito do amigo de Urbano Santos

    ResponderExcluir
  2. LUISA17:12

    CESAR BELLO
    LENDO OS COMENTARIOS DOS BLOG DO AUGUSTO NUNES ,REINADO AZEVEDO E O TWITER QUANDO DIGITAMOS A PALAVRA SARNEY E MUITOS OUTROS ,OBSERVAMOS QUE O BRASIL ODEIA A OLIGARQUIA SARNEY,E DEBOCHAM DOS MARANHENSES POR ELEGER ESSA OLIGARQUIA.
    ENTAO A PERGUNTA QUE ME FACO,POR QUE ELES CONTINUAM NA POLITICA
    SERA SE SEUS PARENTES,NETOS E BISNETOS NAO LEEM ESSES COMENTARIOS?E UMA VERGONHA PARA O SARNEY COM ESSA IDADE E PARA SEUS FILHOS SER TAO ODIADO PELO POVO

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:41

    Luiz a minha amiga se deixar eles ficam 100 anos, roubando,matando, fazendo tudo que não presta. Eles não tem vergonha nem caráter o que interessa é poder e dinheiro. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir