19 de fevereiro de 2026

CRISE DE SUSPEIÇÃO NO STF PODER LEVAR O MINISTRO FLÁVIO DINO A SE AFASTAR DO CASO SOBRE NOEMEAÇÕES DOS CONSELHEIROS DO TCE-MA?

O Supremo Tribunal Federal(STF) estava acuado diante das denúncias de suspeição de seus ministros - Alexandre de Moraes/ cuja esposa teria recebido 130 milhões para eventualmente advogar Daniel Vorcaro / Dias Toffoli que teria recebido 300 milhões via Resort Tayayá do mesmo Daniel Vorcaro/ o Midas do Supremo/ pois todo ministro que ele encostava a família "virava ouro". Mas "do tudo" exposto/ Vorcaro virou cerca velha/ ministro que ele encosta familiares caem na boca da mídia nacional.

De investigado o STF - Alexandre de Moraes - passou a investigador. A reação com pedidos de investigações contra o vazamentos de dados da Receita Federal/ decretando uso de tornozeleira/ afastamento das funções dos funcionários terminou por aumentar o grau de insatisfação/ antipatia contra a instituição em toda a mídia nacional. Tudo indica que a nitroglicerina do relatório da PF - considerado lixo jurídico por Dino - se misturou com gasolina. A prisão de jornalistas será o pavio da bomba.

Dino depois de declaração corporativa - "em caso de suspeição sou STF Futebol Clube" - comparada a de Castor de Andrade/ Presidente do Bangu - Sociedade Anônima Futebol /"SAF antes da SAF existir" - evita exposição/ entrevistas sobre o assunto. Diante da atual crise de suspeição no STF/ Dino continua como relator sobre a a nulidade das nomeações dos Conselheiros do TCE-MA? acho que sim. Dino foi aliado e hoje é adversário do governador Carlos Brandão/ que nomeou os 3 Conselheiros em questão.

Para resolver essas questões - amigos íntimos/ adversários - de forma mais objetiva sobre suspeições - a decisão voluntária é subjetiva/ foro íntimo e do próprio ministro e sem dever de justificativa - só o Código de Ética Fachin? Deveria prevalecer o bom senso de cada ministro. Tem situações que "saltam aos olhos"/ mas o que fazer quando o togado não quer ver? Escrever. Por quê a maioria da Primeira Turma - alguns sobre fogo cruzado da mídia nacional - não quer a tutela do Código Fachin? Melhor calar?

"suspeição jurídica é um conceito importante no direito processual, especialmente no Brasil, onde visa garantir imparcialidade do julgador. Ela é regulada pelo Código de Processo Civil (CPC) se refere situações em que um magistrado pode ser considerado suspeito devido vínculos subjetivos com as partes envolvidas no processo. As hipóteses de suspeição incluem relações íntimas ou inimícias com uma das partes, amizades íntimas ou inimícias, outros interesses que possam comprometer imparcialidade do juiz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRISE DE SUSPEIÇÃO NO STF PODER LEVAR O MINISTRO FLÁVIO DINO A SE AFASTAR DO CASO SOBRE NOEMEAÇÕES DOS CONSELHEIROS DO TCE-MA?

O Supremo Tribunal Federal(STF) estava acuado diante das denúncias de suspeição de seus ministros - Alexandre de Moraes/ cuja esposa teria r...