26 de março de 2011

CASO TAMIRES: A PERÍCIA É CONTRADITÓRIA


A perícia no caso da jovem Tamires Pereira Vargas tem um dado contraditório. "A ausência de escoriações ao redor dos pescoço(área de contato com a pele) e pele embaixo das unhas denota que a vítima não teve ação de impedir o ato de enforcamento".

Manuais e livros dos mais experimentados mestres em Medicina Legal ensinam que a reação de todo suicida é tentar retirar o instrumento que o sufoca. Daí as escoriações em torno do pescoço e a presença da pele embaixo das unhas, indícios de suicídio ausente no caso Tamires.

O resultado da perícia com as ausências das escoriações em torno do pescoço e pele embaixo das unhas deveria fornecer dados para outra linha de investigação, voltada para homicídio por estrangulamento.

Sulcos, lesões na laringe e a profusão da língua além da arcada dentária são aspectos que podem ocorrer tanto no enforcamento, quanto no estrangulamento. Portanto não definem o suicídio.

Sinais como a lesão contusa extensa e oblíqua envolvendo o pescoço não podem ser conclusivas para atribuir ao caso suicídio. Nada foi dito sobre a profundidade das lesões, se as lesões incidiram sobre as artérias ou sobre as veias.

A posição do cadáver não busca só o indicativo da perda da gravidade, mas acima de tudo qual a posição da cabeça sempre voltada na direção contrária ao nó, com o mento voltado para o tórax. Outra omissão é não relacionar rigidez cadavérica e horário provável da morte. No enforcamento sempre é mais lenta.

Existem outros fatores externos e internos à serem considerados no caso. Afora o exame de conjunção carnal de que até agora não se ouviu falar, pesa ainda o tratamento desproporcional ao delito, a conduta, a imperícia no aspecto carcerário, a omissão do Delegado Plantonista com preso custodiado pelo Estado.

Como diria o poeta Jorge Nascimento no seu belíssimo livro "Os Mortos não lêem os epitáfios das manhãs" .

Epitáfios são frases escritas sobre o túmulo.

Para Tamires se possível lapidaria na catacumba: "Acorda ou a corda vai dizer quem te matou".

8 comentários:

  1. Anônimo12:07

    E muito vesgonhoso pra nossa região um fato desse grau ainda ter alguen tentando acoberta pois os laudos deveriam mostra a verdade e não deixa duvidas

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:19

    E se a comunidade de campestre não se manifesta mesmo sobre reprezaria da policia militar tentando acoberta o barbaro crime cometido pelo seus subordinados o caso tamires iria fica como outros ja ocorrido na mesma delegacia

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:47

    um homem jogou um sapato no presidente dos estados unidos e não foi condenado a morte tamires desacatou um policial militar ai foi julgada condenada e executada em menos de duas horas essa e a lei imposta pelos ditadores que são pago pelo estado para da segurança a populacão isso e uma vergonha PM-MA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:53

    se a justiça do homem não for feita esperamos que a de Deus seja feito por que essa jovem sofreu muito nas mãos desses que lhe prenderam e torturarão e a matarão covardimente se direito de se defender

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:31

    Anônimo p médico deitou e rolou em cima dos deputados que sem os conhecimentos técnicos não tiveram como contestar. Eles tem de se socorrer da ajuda de profissionais que entendam do assunto. Na inauguração da nova sede do PC do B eu até me ajoelhei nos pés da Eliziane Gama para mostrar que a questão da posição (ela estava ajoelhada) não é o principal enfoque, mas a ausência dos indícios de suicídio. Fotos foram tiradas quando eu explicava para dados técnicos. Agora eu não posso é forçar a barra dos nobres e das nobrezas. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16:40

    Anônimo se os deputados e as deputadas perderem o foco, o tempo faz com que o caso entre no esquecimento. Sei que a polícia de Roseana Sarney deu muita porrada e usou até projéteis que poderiam matar nas manifestações em campestre. Quando ela foi jogada no camburrão o procedimento com violência já demonstra o despreparo. Sabe-se lá o que fizeram com essa jovem no trajeto. Porque o médico não procedeu o exame de conjunção carnal? Dentro de uma cadei só com homens, bonita e fragilizada? Um abraço e se quiserem a minha presença é só pagar as despesas de transporte, alimentação, hospedagem, fornecerem os laudos que eu compro a briga. Porque ainda não foi pedida a exumação do cadáver diante de tantas falhas? O direito não socorre a quem dorme.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16:50

    Anônimo um outro na Itália deu com um cinzeiro na cara do Silvio Berlusconi e naão foi executado. No Maranhão de Roseana Sarney uma jovem de 19 anos é presa por desacato em pleno carnaval e morre no dia internacional da mulher.Tudo isso reproduz nas devidas esferas o modelo do mando, posso e faço. Se a governadora faz o soldado repete. Ele faz uma vítima, ela centenas. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo09:16

    teria que colocar a força nacional a frente dese caso por se trata de bandidos perigosos e ainda por cima uzando a farda da PM-MA para matar as pessoas simplismente alegando desacato a autoridade

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA