23 de novembro de 2010

Reeleição na Assembléia é o "Teste da Tapioca"

A reeleição na Assembléia Legislativa do Maranhão é cortina de fumaça. Qual o objetivo de obtubilar as atenções políticas? A resposta a curto prazo está no embate que ocorre nesta quarta-feira (24.11.2010 ) na Universidade Estadual do Maranhão. O resultado pode levar um cardápio indigesto para a escolha de Roseana Sarney. Das urnas podem submergir entre os mais votados, três reitoráveis não alinhados com o governo. Assim a governadora poderá engolir a primeira derrota do atual governo, tendo que fazer escolha contrária ao seu apetite na área da educação.

A justiça impediu em sentença de primeira instância, a candidatura do atual Reitor José Augusto ligado a governadora Roseana Sarney, mas o Maranhão é um Estado pródigo em liminares de afogadilho, principalmente quando envolve eleições.

No mês de setembro já alertávamos sobre a estratégia de Ricardo. Naquela ocasião alguns analista simplórios minimizavam a possibilidade da reeleição. O argumento era o obstáculo jurídico da reeleição, como se no Maranhão isso fosse empecilho aos políticos .

Ricardo não é tolo de querer medir forças com Roseana, fora ou na Presidência da Assembléia. Tudo será feito em comum acordo. Qualquer cisão na base governista, envolvendo Roseana e Ricardo, fere de morte o "melhor" da vida de ambos. Portanto não esperem pelo choque, senão o de gestão.

Ricardo Murad como Presidente da AL no 1° biênio (2011 à 2013) já tem suas inconveniências, imaginem sua permanência no segundo biênio (2014 à 2016). Tal fato inviabilizaria qualquer pretensão política de Roseana. Ademais é preciso não esquecer que o Vice-Governador é Washington Oliveira, que na composição do atual secretariado de governo vem sendo esquecido.

Ocorrendo a aprovação da reeleição, com Ricardo Murad na presidência, o que acho difícil. Roseana daria ao Maranhão a grata surpresa, de cumprir promessa de não candidatar-se mais. Não acredito em renúncias políticas, muito mais se proveniente de um(a) Sarney.

A discussão em segundo plano é um balão de ensaio, tendo como protagonista o próprio governo. O objetivo seria peneirar na base aliada, os descontentamentos que precedem a formação do Secretariado. A radiografia da Assembléia é importante, para medir o impacto do anúncio dos novos Secretários, previsto para esta sexta-feira ( 26.11.2010 ).

Tem Deputado que embora reeleito, opina de forma primária em comentário de blogs. Atenção Marcos sai da CAUDA deste foguete. Será que os nobres parlamentares não enxergam que essa discussão é o "teste da tapioca"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...