23 de novembro de 2010

Sarney e os perus da Assembléia.

Depois de desviar a atenção da mídia, com o balão da reeleição na Assembléia, o governo se diverte com as especulações sobre o Secretariado de Roseana Sarney. O jogo de esconde e mostra é estratégico, para tirar do foco duas questões de desconforto no momento.

A primeira é paroquial e envolve as eleições na UEMA, nada que preocupe tanto,mas o resultado é imprevisível. Embora o candidato da governadora tenha ganho sobrevida, por meio de recurso jurídico a decisão é eleitoral. Caso a comunidade acadêmica não coloque José Augusto entre os três mais votados, Roseana sofreria desgaste político e na esfera jurídica. Isso é pouco provável de acontecer, mas não é impossível.

A segunda e a principal, com prazo também para quarta-feira (24.11.2010) é no plano federal. Estava marcada audiência de Edson Lobão com a Presidenta, segundo a "Coluna Estado Maior". Tem tudo para não acontecer, adiando a definição de Edson Lobão para o Ministério das Minas e Energias.

A divulgação em blocos dos Ministérios é tática de Dilma, para cozinhar os "galos" mais resistentes. A discussão da vez é o titular do Banco Central, permitindo a Presidenta ganhar tempo em relação as outras áreas de governo. É quase certo de início, as escolhas dos ministros de casa.

Quanto mais o tempo passa, melhor para o governo. A nova composição do Congresso facilita pela renovação, os entendimentos de acordo com o interesse do Palácio da Alvorada. A posse e a circunstância de já ser Presidenta, muda muita coisa, inclusive o critério de escolha dos Ministros. Esse é o medo do ex-inquilino do Palácio da Alvorada, José Sarney.

Quanto mais rápida a definição para o Ministério das Minas e Energia, melhor para Edson Lobão. Sarney joga todo seus prestígio e interesse na volta do aliado Lobão. Do contrário o desgaste é grande, com reflexo no Maranhão.

Tudo leva a crer que Sarney não quer morrer politicamente, como peru na véspera do natal.

A propósito dos 25 Deputados Estaduais que assinaram a PEC da reeleição, 15 não foram reeleitos em 201o. Veja a relação dos perus da Assembléia Legislativa, que querem votar para definir os critérios de reeleição na nova legislatura.

Eles foram utilizados por Ricardo, para o governo fazer o "teste da tapioca". Agora por exceção Roseana sabe dos eleitos que votaram contra ela, dando um tiro no pé por interesses contrariados.

Carlos Alberto Milhomem- Não vale mais nem meio homem-político. Faz teatro para Ricardo Contrariado por não ter sido chamado para nada no Governo mete fogo nos índios da Assembléia. Pode se acalmar se Roseana chamar Max Barros. É provável, senão vai ter que voltar para a Barra do Corda e aprender a dançar com os índios, a dança dos suplentes.

Pavão Filho- Empreendeu voou em várias direções, indeciso foi acertado pelo eleitorado. Vai cuidar da renca de imóveis que comprou desde vereador. É uma carteira vasta que lhe permite esperar com calma as eleições de vereador. Experimenta do próprio veneno,mas cai atirando.

Alberto Franco- Este não tem nada a ver como nome. Vai voltar para as praias de Cururupu, lá ele é conhecido como o Príncipe de Guajeritiua. Espera depois da ressaca voltar as boas com ET, ela VINHA já dizendo que dor de barriga não dar só uma vez. A ex-Des. é prima de Castelo. De volta ao passado, é outro que quer voltar a Câmara de Vereadores. Também cai atirando para todos os lados.

Fátima Vieira- De bronca com a Branca por causa do pai. Volta para o Bacabal como veio, sem nenhuma expressão.

Carlos Braide. É puro blefe. Atira para valorizar a eleição de Eduardo Braide. Acerta tudo com João Alberto no carteado.

Fufuca Dantas- Atira por trás do filho, André Fufuca. É surfista de governos.

Irmão Carlos- Atira até em Cristo para se dar bem.

Joaquim Haickel- Traido de tudo quanto foi jeito. É bala de festim, usado como passa boi passa boiada.

Jura Filho- Jura que vai ser chamado para Secretário de governo. Atira com autorização do Tigre para se valorizar.

Paulo Neto- Esse é só desgraça no fim de mandato.

Chico Leitoa- Pelo nome corre de fogueira, mas abana quando é para queimar Roseana.

Professor Lima- Não serviu nem para fazer do filho laranja.

Nonato Aragão- Sósia de João Alberto, atira na direção da Câmara Municipal de São Luís.

João Batista- Com medo de Salomé, prefere a cabeça de Roseana a sua.

Penaldon Jorge- Quer mudar o nome para Jorge Penaldon e virar super em Presidente Sarney.

Carlinhos Amorim- Faz o que Gardeninha não apareceu pela segunda vez para fazer. Votar contra Roseana.

Depois verifico se faltou algum peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...