9 de novembro de 2010

PEDRINHAS É O RETRATO DO MELHOR DE ROSEANA SARNEY.

A gestão na Segurança Pública tendo a Penitenciária de Pedrinhas como mostra, retrata o que vem de melhor em mais um governo de Roseana Sarney. Despreparo, incompetência, corrupção, tráfico de influência são alguns itens que patrocinaram a chacina na tarde de 9 de novembro de 2010.

As razões apresentadas são apenas a ponta do iceberg, que motivam uma série de crimes ocorridos no interior da Penitenciaria.

Mostram os efeitos como falta de estrutura, de celeridade processual e disputa entre as facções criminosas. As causas não são reveladas à opinião pública, posto que são cópias de um modelo de governo, que prioriza amizades em detrimento da competência. O virtual é o que aparece como justificativa ao interesse coletivo. O real é o que há de pior, em termos de administração pública.

Pedrinhas como o Maranhão são administrados por incompetentes, que estimulam os embates como meio de continuarem no poder, usando a velha tática de dividir para reinar.

Esse é um modelo que se reflete em todos os setores da vida pública, onde para garantir o espaço homem é lobo do próprio homem. A história mostra que o absolutismo monárquico usou e abusou desta fórmula, para legitimar a força de um grupo. Thomas Hobbes elenca no Leviatã, os argumentos desta legitimação.

Centenas de anos após a falência deste sistema, o Maranhão lhe faz cópias distribuindo-as por toda a malha institucional com reflexo na social. Para piorar instalou-se o retrocesso à Inquisição, com guilhotinas nas mãos de todos, ante a ausência de um Estado Moderno à prevenir delitos, com Políticas Públicas afeitas a cada área.

Cabeças são arremessadas como moeda de intimidação. O governo boquirrôto em nota oficial, remete o problema a convivência entre os presos.

Diante do espetáculo de selvageria que supera aos romanos e a Inquisição, sobra a postura de indiferença da Governadora Roseana Sarney, que a semelhança de Catarina de Sforza, lava as mãos com o sangue do povo.

O Maranhão com mais este governo Sarney, supera o que há de pior na história da humanidade.

2 comentários:

  1. Thiago Silva13:27

    Isso é só um pouco da terrível realidade que nos assola no dia a dia. Creio que também o povo tem o governo que merece. Deus não seria tão injusto. Muito bom o texto Cezar, devia ser usado nas provas do ENEM para se interpretar a fundo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:50

    Obrigado Thiago, pena que tentem dar outro sentido a verdade. Pedrinhas é fonte de renda. Nada mais interessa aos que de lá se beneficiam.Um abraço.

    ResponderExcluir