9 de novembro de 2010

PEDRINHAS É O RETRATO DO MELHOR DE ROSEANA SARNEY.

A gestão na Segurança Pública tendo a Penitenciária de Pedrinhas como mostra, retrata o que vem de melhor em mais um governo de Roseana Sarney. Despreparo, incompetência, corrupção, tráfico de influência são alguns itens que patrocinaram a chacina na tarde de 9 de novembro de 2010.

As razões apresentadas são apenas a ponta do iceberg, que motivam uma série de crimes ocorridos no interior da Penitenciaria.

Mostram os efeitos como falta de estrutura, de celeridade processual e disputa entre as facções criminosas. As causas não são reveladas à opinião pública, posto que são cópias de um modelo de governo, que prioriza amizades em detrimento da competência. O virtual é o que aparece como justificativa ao interesse coletivo. O real é o que há de pior, em termos de administração pública.

Pedrinhas como o Maranhão são administrados por incompetentes, que estimulam os embates como meio de continuarem no poder, usando a velha tática de dividir para reinar.

Esse é um modelo que se reflete em todos os setores da vida pública, onde para garantir o espaço homem é lobo do próprio homem. A história mostra que o absolutismo monárquico usou e abusou desta fórmula, para legitimar a força de um grupo. Thomas Hobbes elenca no Leviatã, os argumentos desta legitimação.

Centenas de anos após a falência deste sistema, o Maranhão lhe faz cópias distribuindo-as por toda a malha institucional com reflexo na social. Para piorar instalou-se o retrocesso à Inquisição, com guilhotinas nas mãos de todos, ante a ausência de um Estado Moderno à prevenir delitos, com Políticas Públicas afeitas a cada área.

Cabeças são arremessadas como moeda de intimidação. O governo boquirrôto em nota oficial, remete o problema a convivência entre os presos.

Diante do espetáculo de selvageria que supera aos romanos e a Inquisição, sobra a postura de indiferença da Governadora Roseana Sarney, que a semelhança de Catarina de Sforza, lava as mãos com o sangue do povo.

O Maranhão com mais este governo Sarney, supera o que há de pior na história da humanidade.

2 comentários:

  1. Thiago Silva13:27

    Isso é só um pouco da terrível realidade que nos assola no dia a dia. Creio que também o povo tem o governo que merece. Deus não seria tão injusto. Muito bom o texto Cezar, devia ser usado nas provas do ENEM para se interpretar a fundo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:50

    Obrigado Thiago, pena que tentem dar outro sentido a verdade. Pedrinhas é fonte de renda. Nada mais interessa aos que de lá se beneficiam.Um abraço.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...