16 de setembro de 2025

BRANDÃO INAUGURA COMPLEXO EDUCACIONAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO(UEMA), EM SÃOLUÍS

 



Nesta segunda-feira (15), o governo do Maranhão deu início a uma nova etapa de expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a inauguração do prédio do Centro de Ciências da Saúde, no Campus Paulo VI da universidade, em São Luís, que abriga o curso de Medicina. 




Durante a solenidade de inauguração do prédio, o governador Carlos Brandão destacou que a entrega é um marco histórico para a Uema, o que vai refletir na formação de novos profissionais de saúde para atender a população do estado.




“Hoje, a gente inaugura um complexo educacional na área da saúde. Já temos o curso de Medicina, ano que vem teremos também o de Psicologia e vamos poder oferecer outros cursos da área. É um prédio moderno e nosso objetivo é que este curso se torne referência no estado. Então, é um momento histórico que vai contribuir para reduzir o déficit de médicos para atender a população do Maranhão”, assinalou Brandão.



Por ano, 80 alunos do curso de Medicina ingressarão no centro, que também abrigará outras graduações da área da saúde. O governador do estado informou que 50% das vagas são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.


Segundo o reitor da Uema, Walter Canales, a nova estrutura representa um avanço significativo na consolidação da formação em saúde da universidade.


"Este espaço moderno, bem equipado e integrado fortalece de forma decisiva as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aqui teremos 80 novos alunos de Medicina por ano. A partir de 2026, também já teremos a primeira turma de psicologia, e em breve outros cursos da saúde, de modo que possamos ocupar de forma plena essas instalações, propiciando o desenvolvimento de metodologias específicas de ensino e aprendizagem modernas”, afirmou Walter Canales.


O diretor do CCS, Af Ali Uthant, parabenizou a determinação do governo do Maranhão e da Uema em entregar o prédio. “A implantação deste complexo educacional vai formar com responsabilidade profissionais nas áreas de Medicina e Psicologia, voltados às necessidades da população maranhense, e isso representa um avanço na prestação dos serviços de saúde pública no estado”, avaliou.


Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina

A construção do Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina, da Uema, em São Luís, foi executada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e teve um investimento de R$ 26.279.153,45. 


O espaço oferece oportunidade de formação na área da saúde, com ensino de alta qualidade.


O complexo possui um total de 3.960,37 metros quadrados de área construída. Além do curso de Medicina, o local abrigará o curso de Psicologia, previsto para ser iniciado em 2026.


O espaço é formado por três segmentos principais: o prédio educacional, o prédio ambulatorial (clínica-escola) e o prédio do laboratório de anatomia humana, além de anexos que incluem setores técnicos e operacionais.


O prédio educacional conta com oito salas de aula, 12 salas de tutoria, duas salas de simulação realística, dois laboratórios morfofuncionais, dois laboratórios de habilidades médicas, 10 consultórios práticos, três salas de atendimento aos alunos, uma sala de estudos e uma sala destinada aos professores.


O espaço ainda terá a sala do Núcleo Psicopedagógico (NEXO), uma sala para diretórios acadêmicos, uma sala de reunião, um laboratório de informática, além de gráfica, cantina e ambientes administrativos, como direção de centro, secretaria, departamentos e direções dos cursos de Medicina e Psicologia.


O prédio ambulatorial (clínica-escola) será destinado à prática clínica e conta com 15 consultórios, sala de eletrocardiograma e sala de reunião de clínica médica, além de ambientes de apoio administrativo e operacional.


O prédio do laboratório de anatomia humana conta com duas salas de aula prática, uma sala de preparo das peças anatômicas e uma sala de paramentação, compondo um ambiente adequado para o estudo das disciplinas básicas da área médica.


UPA

Também será construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a população do entorno do Campus Paulo VI, ampliando os serviços de saúde a todos, além de garantir a prática dos alunos e tornar a formação mais completa. 


Uma parceria com o Hospital dos Servidores (HSE) vai permitir residência médica aos formandos e aumentar a oferta de serviços médicos ao funcionalismo público estadual.


Alunos comemoram a conquista

O curso Medicina do Campus Paulo VI foi iniciado em setembro de 2024. Com a entrega do novo Complexo Educacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), os 80 alunos que já estão cursando a graduação passam a contar com toda a estrutura necessária para a sua formação.


Amiel Alencar, 21 anos, disse que o Centro vai garantir uma melhor prática acadêmica durante a formação. “É fundamental que a gente tenha esse tipo de contato prático que só uma clínica-escola pode oferecer. Pois é por meio dela que vamos nos adaptar à realidade que enfrentaremos depois de formados. A gente estava muito no aguardo desse prédio, desde que iniciamos o curso e ficamos muito satisfeitos com toda essa estrutura”, contou.


Asafe da Costa, 22 anos, falou sobre os espaços construídos no Centro. “Aqui a gente tem uma biblioteca completa, laboratórios, sala de prática com as estruturas específicas. Isso tudo vai impactar na melhora das nossas avaliações, fazendo que a gente avance os períodos com maior qualificação até o fim do curso”, disse.


Participaram da solenidade de entrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além do governador Carlos Brandão, o reitor da Uema, Walter Canales; o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; o diretor do CCS, Af Ali Uthant; os secretários de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira; de Administração, Guilberth Garcês; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; deputados federais, estaduais, vereadores, além de estudantes e professores do curso de Medicina do Campus Paulo VI, na capital

15 de setembro de 2025

ÚLTIMOS DIAS DO MOBILIZA SLZ SERÃO MOVIMENTADOS POR MÚSICA, DANÇA, FEIRAS CRIATIVAS EAÇÕES DE SAÚDE E BEM-ESTAR



 Mais de 40 atividades serão oferecidas ao público nesta sexta-feira, sábado e domingo na capital maranhense, muitas delas gratuitas; a agenda encerra no domingo.


Ainda dá tempo de aproveitar a programação do Mobiliza SLZ 2025, que finaliza neste domingo, 14 de setembro. Iniciada no sábado (6), a agenda dos últimos três dias do movimento será intensa, totalizando 46 atividades, sendo 16 nesta sexta-feira (12), 23 no sábado (13) e 7 no domingo (14). Feiras criativas, apresentações musicais, oficinas de dança e ações focadas na saúde e na sustentabilidade são algumas opções.

Fim de semana na Ilha terá agendas nas quais a musicalidade é protagonista



Música e dança — Na sexta (12), a programação musical contempla o "Baile do TG", evento com mais de dez artistas, que começa às 17h, com acesso grátis até às 18h30, no Creole Bar, Ponta d'Areia; e a oficina gratuita "Bailando com o Reggae Mania", das 16h30 às 18h, no Museu do Reggae, Centro, que requer inscrição prévia por meio do WhatsApp (98) 98823-7335, devido à capacidade limitada do espaço.

Aulas de reggae gratuitas estão sendo disponibilizadas ao público durante o Mobiliza SLZ




Na tarde de sábado (13), o público aprenderá a dançar a seresta maranhense no "Vem MoviDançar", que acontece na Praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio dos Leões, com entrada livre para alunos da Movidance Escola de Dança e cobrança de tarifa social para outros interessados. Também será oferecida aula de dança durante a "Oficina AfroReggae em Movimento", na sede do GDAM, no Parque do Bom Menino, Centro, atividade gratuita na qual haverá ainda surpresa para os participantes, segundo a organização.

Ainda no sábado (13) e também no domingo (14), o "Roots, Rock, Reggae e Samba" vai trazer música, arte e delícias culinárias das 17h às 23h, na Bodega Central, localizada na Rua da Palma, Centro, com cobrança de entrada. Nas mesmas datas, haverá vivência de dança, movimento e expressão exclusiva para as mulheres. A ação "Corpos que Falam" será realizada das 15h às 17h, na Maison Lumière & Hub Cultural, no bairro Cohab Anil IV, mediante pagamento. Inscrições devem ser efetuadas no link disponível na bio do Instagram da Maison Lumière & Hub Cultural (@hubmaisonlumiere).

Feiras criativas — A "Feirinha Cultural e Criativa da Madre Deus" ocorre na sexta-feira (12), a partir das 16h, no Largo de Santo Antônio, bairro Madre Deus, território de resistência, cultura e ancestralidade. A feira contará com mais de 25 expositores que comercializarão peças de artesanato, moda, design, literatura e outros. Na sexta (12) e sábado (13), a feira "Encontro de Brechós" vai ocupar a praça do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA), no Centro, das 16h às 20h, com mais de 100 negócios locais e artistas independentes expondo seus produtos, talentos e ideias.

Feiras criativas apoiam empreendedores de vários bairros da cidade



No sábado (13), a "Expo Angelim" vai acontecer das 16h às 21h, na quadra poliesportiva do Viva Angelim, e a "Mobiliza Expolojas” será das 17h às 21h, na Lagoa da Jansen. No domingo (14), a feirinha de empreendedorismo do evento "Maranhão Ancestral 'Raízes Indígenas'" será uma vitrine para produtos locais na Praça Negro Cosme, bairro Fé em Deus.

Neste fim de semana, a Avenida Litorânea vai receber mais uma ação que promove sustentabilidade e saúde 



Saúde e bem-estar — No sábado (13), o Espaço Saúde do evento "Trilhas para a Prosperidade" vai disponibilizar gratuitamente serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinação, saúde mental e autocuidado no Clube CB 450, situado na Vila Embratel, das 9h às 17h. Ação semelhante vai acontecer no mesmo dia, das 8h às 12h, no Viva da Cidade Operária, durante o "Cofo Criativo – Feira Popular do Território da Cidade Operária", que vai incluir ainda serviços de estética, atendimentos comunitários no trailer do Ministério Público e atendimento da Ouvidoria e Defensoria Pública.

Também no sábado (13) pela manhã, a "ECOWOD – Corrida Consciente 2025" vai promover ações gratuitas de limpeza da praia com cerca de 100 voluntários. Com saída da Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, a agenda vai iniciar às 6h com credenciamento e orientações. Às 7h, os voluntários começarão a limpeza para que, às 8h, seja dado início à corrida e exercícios de crossfit com os competidores inscritos. Todos poderão participar da corrida, contudo somente os atletas previamente selecionados concorrerão ao pódio. Às 10h, está previsto momento de premiação e encerramento do evento.

Mais informações sobre essas e outras atividades que fazem parte do Mobiliza SLZ 2025 podem ser obtidas no site oficial do movimento, em mobilizaslz.com.br, e no Instagram @mobilizasaoluis.



12 de setembro de 2025

BOTAFOGOOO : DINO DESCARTA ATIVISMO POLÍTICO "PELAS PORTAS E JANELAS DO STF" MAS TEM CASOS EM QUEM BATE O ESCANTEIO CABECEIA AGARRA A BOLA NO GOL É BANDEIRINHA E JUIZ

O Ministro Flávio Dino deixou médicos preocupados - a perda da memória recente sinaliza para o "alemão"/ o Alzheimer.

Dino ainda citou Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ele julga duas há dois anos  - como "anomalias da democracia".

Mas tem casos em que é a mesma pessoa que bate o escanteio/ cabeceia/ agarra a bola no gol é o bandeirinha e juiz.




10 de setembro de 2025

MOBILIZA SLZ CONTA COM ATIVIDADES EXCLUSIVAS PARA MULHERES



Encontro de empresárias, oficina de produção de vídeo, workshop de inglês e imersão em dança para o público feminino estão entre as agendas do movimento, que encerram neste domingo (14).

Público feminino tem comparecido em peso às agendas do Mobiliza SLZ



 Um movimento no qual, no ano passado, as mulheres representaram 75% dos produtores dos eventos e atividades que integraram a programação não poderia deixar de falar sobre empoderamento feminino. A quinta edição do Mobiliza SLZ, iniciada no sábado (6), está trazendo agendas voltadas especificamente ao desenvolvimento de mulheres, seja no âmbito pessoal ou profissional. Com vagas limitadas, as ações acontecem nesta sexta (12), sábado (13) e domingo (14), nos bairros Cidade Operária, Alto do Calhau, Centro e Cohab Anil IV.


Todas as cinco edições do Mobiliza SLZ tiveram como marca o estímulo ao empreendedorismo feminino 


Na sexta-feira (12), das 14h às 18h, o Sebraelab, no Multicenter Sebrae, vai receber a "Oficina de Videomaker para Mulheres", uma iniciativa da Matraca Filmes que visa inserir cada vez mais mulheres no audiovisual. A agenda segue no sábado (13), no mesmo horário, e no domingo (14), das 8h30 às 11h30. Nas aulas, ministradas pela cineasta Rafaela Gonçalves, as alunas aprenderão a operar câmeras da linha Sony, terão noções de iluminação para vídeo e uma introdução à edição de vídeo no software DaVinci Resolve. 

No Mobiliza SLZ do ano passado, a Matraca Filmes também ofereceu oficina exclusiva para as mulheres, em ação da Escola de Cinema


"A Potência – Encontro de Mulheres Empresárias da Cidade Operária" acontecerá na sexta (12), a partir das 18h, no Viva da Cidade Operária, e será um evento gratuito, porém fechado, com entrada liberada para as mulheres que confirmaram presença antecipadamente. Realizada pela Potência Social, a proposta da atividade é ser uma noite de gala para celebrar as empresárias da Cidade Operária e fortalecer o ecossistema empreendedor do território, potencializando mulheres criativas e fomentando o networking.

No sábado (13), será o momento de as empreendedoras entenderem as bases para se comunicar em outra língua. O "Workshop Meu Produto, Minha Voz: inglês básico para empreendedoras e comunidades criativas" é gratuito e ocorrerá das 9h às 12h, no Centro. A ação pretende fornecer uma introdução prática, acolhedora e contextualizada do inglês, trazendo frases e vocabulário básico voltados ao cotidiano de quem produz, vende ou apresenta produtos e experiências ligadas à cultura local e ao turismo, além de fortalecer a autoestima e reconhecer a potência criativa das mulheres.

A atividade "Corpos que Falam – Vivência de Dança e Expressão para Mulheres" está marcada para sábado (13) e domingo (14), das 15h às 17h, na Maison Lumière & Hub Cultural, Cohab Anil IV. Será uma vivência de dança, movimento e expressão criada especialmente para mulheres que desejam se reconectar consigo mesmas, explorar novas formas de se expressar e viver a potência do corpo em movimento. Na oportunidade, haverá roda de conversa e serão apresentadas diferentes linguagens de dança e movimento.

Como participar — A "Oficina de Videomaker para Mulheres" e o evento "A Potência" já estão com vagas esgotadas. No entanto, ainda é possível se inscrever no workshop de inglês gratuitamente e na imersão "Corpos que Falam" mediante pagamento, por meio de link disponibilizado na bio do Instagram da organização de cada agenda: Mulheres Aprendendo Inglês (@mulheresaprendendoingles) e Maison Lumière & Hub Cultural (@hubmaisonlumiere), respectivamente.




MICKEY OU CORINGA? DINISTAS CONFUNDIRAM QUEIMA DE CALORIAS COM QUEIMA DE ARQUIVO NO CASO GIBSON CUTRIM PELO FATO DO APENADO ESTÁ MAIS MAGRO ENTRE A PERMANÊNCIA DE 24 HORAS NA CENTRAL DE CUSTÓDIA E MESES DO CUMPRIMENTO DE PENA EM PEDRINHAS? ?

Li nas redes sociais locais que o motivo  da transferência do apenado Gibson Cutrim para presídio de segurança máxima em Brasília/  teria sido a possibilidade de "queima de arquivo".

O absurdo é o cotejo apresentado entre a aparência de Gibson nas 24 horas na Central  de Custódia e meses depois de julgado/ condenado nas dependências da Penitenciária  de Pedrinhas. 

Gibson Cutrim está magro  - queima de calorias para muitos  parece saudável - seria motivo para pensar que o "definhamento corporal" precederia o " falecimento total/proposital".

Teria sido essa "viagem teatral/ corporal"  capaz de motivar a transferência para Presídio de Segurança Máxima em Brasília? Chama o Mickey ou o Coringa? Tem coisas difíceis de acreditar.

A criatividade tartarinesca dos dinistas seria  responsável pela confusão entre queima de calorias e "queima de arquivo"? Tem mais coisas além da magreza que  Justiça  Superior possa apurar ?

9 de setembro de 2025

" SEM XURUMELAS" : MORAES E DINO DEVEM VOTAR AINDA HOJE PELA CONDENAÇÃO DE BOLSONARO/ CRISTIANO ZANIN/ CARMEM LÚCIA E LUIS FUX SEGUEM A TODA DO APOCALIPSE DA DIREITA NO BRASIL

Os votos pela condenação de Bolsonaro/ aliados próximos   serão longos para evitar recursos que procrastinem a execução das penas impostas.

O STF é o último grau da Justiça para arguição de recursos. O que ainda se especula é sobre a unanimidade que permitiria ou não recursos.

O lenitivo - alívio - dos réus seriam os votos de Fux/ Zanin que sinalizaram aplicar penas mais brandas que as de Moraes/ Dino e Carmem Lúcia.



8 de setembro de 2025

EVENTO VOLTADO À BIOECONOMIA NO CERRADO MARANHENSE INTEGRA MOBILIZA SLZ 2025 2025

 


Negócios que utilizam recursos da biodiversidade do Cerrado maranhense de forma sustentável vão compartilhar conhecimento e divulgar seus produtos e serviços durante o "Inova Ilha".

“Inova Ilha” ocorrerá na Agência Marandu, localizada na Largo do Carmo, 432, Centro 



Nesta quinta-feira (11), a agenda do Mobiliza SLZ 2025 vai contar com evento dedicado à bioeconomia no Cerrado maranhense: o "Inova Ilha". A ação vai apresentar boas práticas, experiências, produtos e serviços de empreendedores atuantes no segmento, que são atendidos pelo programa Inova Cerrado, do Sebrae. Promovido pelo Sebrae Maranhão, Fapema, Tropos Lab e Agência Marandu, o evento acontecerá o dia todo, a partir das 9h, na Agência Marandu, no Centro. Pela manhã, haverá programação fechada para as startups participantes do programa, mas durante a tarde e início da noite serão oferecidas atividades gratuitas e abertas ao público.

Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA, a Marandu, está entre os organizadores do “Inova Ilha” 



Agenda aberta ao público — Das 14h às 15h, estão previstas quatro ações simultâneas: a "Exposição científica da matéria-prima ao produto", que vai mostrar, de forma interativa, a jornada de um material até a sua transformação em produto final; o painel "O impacto da indústria da beleza no meio ambiente", com quiz sobre o assunto e premiação para o primeiro colocado; o "Laboratório de Compliance", que oferecerá consultorias individualizadas nas áreas de Propriedade Intelectual, LGPD e Proteção de Dados, Contratos Empresariais e Direito Societário; e a oficina "Do resíduo à solução funcional".

 Empreendedores do Inova Cerrado vão realizar exposições e oferecer oficinas, workshops, painel, palestra e laboratório 



Das 15h às 16h, será a vez da "Oficina de Perfumaria Ancestral", que propõe um encontro sensorial e sagrado por meio dos aromas; o "Workshop de laço de fibra de buriti"; a oficina "Banho de Floresta", que vai unir ciência e sensorialidade para integrar corpo e natureza; e a palestra "Saneamento Rural: Desafios e Soluções Sustentáveis", abordando a importância do saneamento básico no meio rural e os impactos da falta de infraestrutura na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida das comunidades.

Das 16h às 17h, serão realizados o workshop "Inovação Sustentável na Agropecuária: Resíduos como Recursos", com palestras e exposição de banners para apresentar soluções de startups que transformam resíduos agroindustriais em matérias-primas valiosas; a exposição "Empório Colaborativo de Produtos Naturais", onde o público experimentará produtos inovadores, apresentados de forma colaborativa por pequenos produtores e marcas criativas; a "Oficina de pintura intuitiva"; e a oficina "Acessibilidade agora: como usar recursos acessíveis em sistemas e sites em produção".

Das 17h às 19h30, na área externa, ocorrerá um happy hour com mostra e exposição de produtos, serviços e soluções da bioeconomia do Cerrado, apresentação cultural e coquetel, além de momento de intercâmbio cultural com o vencedor da Expo Favela Innovation Paris, o empreendedor Oury Barry, fundador da empresa francesa MédiLiv. O intercâmbio é fruto de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).

Sustentabilidade — "O que deixamos fala por nós" é a mensagem que o Mobiliza SLZ deseja reverberar nesta quinta edição. A proposta é gerar reflexões sobre o impacto dos resíduos produzidos pelo ser humano e mostrar como, com criatividade, é possível encontrar soluções que reduzam efeitos danosos ao meio ambiente e às pessoas, a fim de deixar um legado positivo para as próximas gerações. Isso será feito não somente por meio dos programas oferecidos ao público, mas também pela conscientização dos produtores das atividades acerca da importância de escolhas mais sustentáveis dentro e fora do movimento.

Além do Inova Ilha, o movimento contará com outras ações com foco na sustentabilidade, a exemplo da oficina de sacolas recicladas, uma das agendas do evento "Trilhas para a Prosperidade", que será realizada nesta sexta-feira (12), às 9h30, na região do Itaqui-Bacanga; da tradicional feira criativa "Encontro de Brechós", sexta (12) e sábado (13), das 16h às 20h, na Praça do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA), Centro; e da "ECOWOD – Corrida Consciente 2025", sábado (13), com início às 8h, na Avenida Litorânea.

Feira “Encontro de Brechós” participa do Mobiliza SLZ desde a primeira edição do movimento 



A programação completa do Mobiliza SLZ 2025 pode ser consultada diretamente no site oficial do movimento, em mobilizaslz.com.br, ou no Instagram @mobilizasaoluis.



O ESTADO JURÍDICO E O FANATISMO POLÍTICO NO MARANHÃO DO PERSONALISMO SOB A ÓTICA LITERÁRIA DE ALBERT CAMUS(ESTADO DE SÍTIO) E JOSUÉ MONTELO( OS DEGRAUS DO PARAÍSO )

Impressionado com  o soneto "Vênus" comprei na década de 80 o acervo cultural do esquecido poeta maranhense Assis Garrido.

O romancista Josué Montelo tomou conhecimento da compra e me procurou para saber do meu interesse em revender o acervo.

Para espanto do Mestre/ doei à Casa de Cultura Josué Montelo. A minha impressão sobre Montelo vem da leitura "Os Degraus do Paraíso". 

Do acervo ficou a leitura de "Estado de Sítio"(Camus) - a instalação do mêdo - de Montelo( Degraus do Paraíso) - o fanatismo religioso.

O suposto "Estado Jurídico" no Maranhão na ótica literária das obras citadas se resumiria a "instalação do medo e o fanatismo político"?

Não. Existem cargos de desembragadores/ conselheiros/ deputados/ senadores que garantiriam a influência personalista na área de controle.

A ambição não é crime/ sublimada torna-se virtude. Quando "veste-se de autoridade" quase sempre ocorre contradições entre a fala e o agir. 

São Luís à Vênus de Garrido - linda/ sensual - a "despertar amores/ louvores/ produzir sóis de liberdade". "Oh minha cidade deixa-me viver....".

Deusa, a teus pés a flor das minhas crenças, ponho!
Mulher, eu te procuro, eu te amo, eu te desejo!
Para a tua nudez, — a gaze do meu Sonho,
Para a tua volúpia, o fogo do meu beijo.

Divina e humana, impura e casta, o olhar tristonho,
Cabelos soltos, corpo nu, como eu te vejo,
Dás-me todo o calor dos versos que componho
E enches-me de alegria a vida que pelejo.

Glória a ti, que, do Amor, cantaste, aos evos, o hino,
Que surgiste do mar, branca, leve, radiante,
Para a herança pagã do meu sangue latino!

Glória a ti, que ficaste, à alma dos homens, presa,
Para a celebração rubra da carne estuante
E a régia orquestração da Forma e da Beleza!




5 de setembro de 2025

LÍDER DE BRAIDE NA CÂMARA DIZ SOBRE A CANDIDATURA AO GOVERNO : "BRAIDE NÃO TEM MAIS QUERER. É O POVO QUE QUER"/ MAS O ORÇAMENTO DE 6 BILHÕES/ 2026 É BEM MAIOR QUE A VONTADE POPULAR

O líder do governo municipal disse em relação a candidatura de Braide ao governo: " Braide não  tem mais vontade. Agora é o povo que quer".

Joel esqueceu o Orçamento/ 2026 no valor estimado  de 6 bilhões que seriam bem maiores que a vontade popular ? Ele é estreante na política. 

Será  que ele sabe o que é  "carcamano"? Carca mano ou agarra meu irmão? Com o tempo aprende? No momento   age como inocente útil?

Larga nada. Bom jogador de pif-paf/ Braide não  blefou para evitar pressões e administra o cacife eleitoral. Até o PT admite aliança com ele.


PROGRAMAÇÃO DO MOBILIZA SLZ COMEMORA DIA MUNICIPAL DO TAMBOR DE CRIOLA



Com início neste sábado, algumas das atividades do movimento exaltam um dos maiores símbolos da cultura maranhense.

Coreto do Cais da Sagração, no Avenida Beira-Mar, será novamente palco de roda de Tambor de Crioula no Mobiliza SLZ deste ano 



 Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Tambor de Crioula será celebrado durante a quinta edição do Mobiliza SLZ, movimento que estimula o turismo, a cultura e a economia criativa da capital maranhense. A primeira ação voltada a essa manifestação afro-brasileira tipicamente maranhense ocorre neste dia 6 de setembro, quando a cidade comemora o Dia Municipal do Tambor de Crioula.

Oficina de Tambor de Crioula organizada pelo Laborarte fez parte da agenda do Mobiliza SLZ no ano passado (


No sábado (6), a "Festa de São Benedito de D. Rosa Barbosa" vai fazer tremer o chão do Museu Casa do Tambor de Crioula, no Centro, das 15h30 às 20h30. O festejo devocional é promovido há mais de três décadas pela mestra que dá nome ao evento, e nos últimos sete anos a festividade foi transferida para o museu. A festa consiste em ladainhas, salvas de caixas do divino, procissão, levantamento de mastro devocional e muita roda de Tambor de Crioula.

Eventos do Mobiliza SLZ oportunizam ao público aprender sobre a dança e tradições do Tambor de Crioula 


A União dos Moradores do Bairro Sá Viana receberá três grupos tradicionais em uma grande roda de Tambor de Crioula no domingo (7), das 16h às 18h. Realizada em espaço aberto, a atividade contará com estrutura simples, valorizando a ancestralidade e a cultura popular. Além das apresentações dos grupos, haverá momentos de roda coletiva com a participação do público presente e falas breves sobre a importância histórica e cultural do Tambor de Crioula, de modo a fortalecer seu papel como manifestação de resistência negra, fé e identidade cultural.

Na quarta-feira (10), das 16h às 18h, uma imersão sensorial unirá a dança e a música do Tambor de Crioula aos sabores da culinária maranhense. O "Degusta São Luís - Cachaça, Pimenta e Tambor de Crioula", no Coreto do Cais da Sagração, Centro, vai convidar o público a aprender os passos da dança e a vivenciar os toques e cantos tradicionais enquanto experimenta bebidas energéticas artesanais, molhos de pimenta e outras iguarias preparadas com ingredientes orgânicos e matérias-primas locais.

Nos dias 12 e 13 de setembro, será a vez de o Museu Casa do Tambor de Crioula abrigar o evento "A Salvaguarda do Tambor de Crioula Arte Nossa". Das 14h às 18h, mestres e mestras de Tambor de Crioula vão ministrar oficinas divididas em dois módulos: o primeiro, teórico, consiste em palestra sobre a política de salvaguarda do Patrimônio Imaterial e em roda de conversa com os mestres; e o segundo, prático, é composto por oficinas de canto, ritmo e dança do Tambor de Crioula. As inscrições serão realizadas no local. O projeto faz parte das ações do Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa.



EQUILÍBRIO INTERNO DE FORÇAS NAS CORTES SUPERIORES DE JUSTIÇA E O MARANHÃO : BRANDÃO COM SARNEY NAS POSSES DO STJ E A AUSÊNCIA DE DINO/ GILMAR TERIA SIDO "REBORDOSA" DO ATUAL PROCESSO DE ESCOLHA DO QUAL NEY BELLO/ ROGÉRIO FAVRETO FORAM PRETERIDOS AINDA DURANTE A FORMAÇÃO DA LISTA?

O governador Carlos Brandão participou das posses dos novos ministros do STJ - Marluce Caldas e  Carlos Pires Brandão - presente o ex-presidente José Sarney e os ministros do STF Edson Fachin/ Luis Fux, Cássio Nunes, Cristiano Zanin,  Alexandre de Moraes. 

A ausência de Flávio Dino/ Gilmar Mendes foi rebordosa do processo de escolha? Dino/ Gilmar apoiavam os desembargadores Ney Bello/ Rogério Favreto. Ambos ficaram de fora na lista anterior a escolha feita pelo presidente Luís Inácio da Silva/ o Lula.

O processo de escolhas do STJ é considerado a oportunidade para medir influência de políticos/ ministros dentro/ fora da Corte. O equilíbrio interno de forças teria frustrado Dino/ Gilmar/ padrinhos de Bello/ Favreto pretridos ainda no processo de formação da lista.

O equilíbrio interno de forças no STJ/ STF é importância para o estado/ cujo governador vem sendo acossado pela suposto afastamento articulado pelos dinistas/ que teriam anunciado oprazo de 90 dias para a posse de Felipe Camarão em substituição a Brandão.




4 de setembro de 2025

JULGAMENTO DE BOLSONARO/ ALIADOS MAIS PRÓXIMOS : DEFESA FEZ EXCELENTE TRABALHO AUMENTANDO A DÚVIDA MAS CÁRMEM LÚCIA DEMOVE A ARTICULAÇÃO COM UMA SÓ PERGUNTA

A defesa de Bolsonaro/ aliados mais próximos fez um excelente trabalho/ aumentando a dúvida quanto a autoria dos crimes - Golpe de Estado/ Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito - que fogem ao entendimento dos leigos.

Após a leitura do Relatório por Alexandre de Moraes com dicção em "ceceio" - entre os dentes - dando a fala aspecto raivoso e a esclarecedora denúncia de Paulo Gonet/ a Ministra Cármem Lúcia "demoveu" a articulação da defesa com uma pergunta.

A defesa vinha negando tudo como estratégia para dar entendimento da inexistência de vínculos/ coordenação nas ações/ quando um advogado afirmou por 5 vezes que seu cliente  - ex-ministro da Defesa - tentou "demover" o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Cármem Lúcia com a sua "navalha" questionou de imediato : "Demover de que? Até agora ninguém pensou nada". O advogado ainda tentou ajeitar - "demover de qualquer ato que levasse a ruptura". Já era tarde. Cármem Lúcia já o havia "demovido e demolido".

Cármem Lúcia fez a leitura do inconsciente do advogado e questionou em cima do ato falho/ cujo significado velado era "demover o ex-presidente do Golpe de Estado/ da Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito. O julgamento foi definido nesta pergunta. 



  

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECORRE AO STF CONTRA DECISÃO DE FLÁVIO DINO REFORÇA A DEFESA DA CELERIDADE PROCESSUAL



 A Procuradoria da Assembleia Legislativa do Maranhão ingressou, nesta quarta-feira (3), com Agravo Regimental a fim de reformar a decisão monocrática proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, no âmbito das Ações Direta de Inconstitucionalidade n⁰ 7603, 7605 e 7780, que tratam da composição do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Na prática, o recurso pede a revisão do despacho que determinou o desmembramento de petições e o envio de documentos à Polícia Federal. Também requer que o processo seja levado ao plenário do STF para julgamento das medidas cautelares e dos agravos pendentes. 


Entre os pontos destacados na petição, a Alema reforça que, em momento algum, requereu ou sequer insinuou a abertura de investigações contra o governador Carlos Brandão (PSB), até porque o procedimento acarretaria demora ainda maior na apreciação da ADI e por não ser a instância correta para julgamento de autoridade com foro privilegiado. “A Assembleia, em momento algum, requereu ou sequer insinuou a abertura de investigações contra o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, conforme já amplamente demonstrado nos autos, por meio de recurso próprio ainda pendente de apreciação por esta Suprema Corte”, destaca o documento.


A Assembleia também expressa que trabalha, desde o princípio, pela celeridade no julgamento da ação. “É, portanto, absolutamente descabida e ofensiva à institucionalidade a tentativa de imputar ao Legislativo estadual qualquer conduta procrastinatória. Se há, no curso do processo, iniciativas que atentam contra a boa-fé processual e buscam obstruir o regular exercício da jurisdição constitucional, estas não têm origem no Parlamento maranhense, mas na atuação de terceiros que, sem legitimidade adequada, procuram transformar a Suprema Corte em arena”.


Ressalta, ainda, que as medidas cautelares anteriormente deferidas nas ADIs n⁰ 7603, 7605 e 7780, todas sobre a escolha de conselheiro para o TCE-MA,  permanecem pendentes de apreciação pelo plenário do STF. 


“Tal ausência deliberativa, por mais que derivada da dinâmica própria do processo, não pode ser perpetuada diante das graves repercussões institucionais envolvidas, especialmente quando se constata, como no caso concreto, que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão permanece desfalcado de dois membros efetivos, situação que fragiliza sua capacidade funcional e compromete o desempenho de sua missão constitucional de fiscalização e controle externo da Administração Pública”, reitera.


O FUTURO CONSTRUÍDO COM RESPONSABILIDADE/ ORGANIZAÇÃO/ PALNEJAMENTO/ CREDIBILIDADE : HILTON GONÇALO PARTICIPA DE REUNIÃO COM EXECUTIVOS DA OIL GROUP PARA INÍCIO DAS BRAS DA REFIARIA DE BACBEIRA

 

Orçado em US$ 600 milhões, projeto tem previsão de cinco anos para ser concluída e terá capacidade para refinar cerca de 50 mil barris por dia

 

Na manhã da segunda-feira, 1º, o pré-candidato ao Senado, Hilton Gonçalo participou de uma reunião estratégica com a comitiva de executivos da OIL Group, que esteve na cidade de Bacabeira para tratar do início das obras da refinaria. O empreendimento, orçado em aproximadamente US$ 600 milhões, tem previsão de cinco anos para conclusão e capacidade projetada para refinar 50 mil barris de petróleo por dia.

De acordo com a empresa, a refinaria deverá gerar milhares de empregos diretos e indiretos ao longo da construção e, posteriormente, durante sua operação, o que deve transformar Bacabeira em um dos polos de desenvolvimento mais importantes do Maranhão.

O encontro contou também com a presença da prefeita de Bacabeira, Naila Gonçalo; do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; do presidente da Investe Maranhão, Cauê Aragão; do presidente da ZPE de Bacabeira, Rocha Neto; do deputado estadual Ariston; vereadores do município; além da ex-prefeita Fernanda Gonçalo.

Hilton Gonçalo destacou a relevância do projeto para a economia maranhense e ressaltou que a instalação da refinaria em Bacabeira representa não apenas um avanço para o município, mas também para toda a região.



3 de setembro de 2025

 


MOBILIZA SLZ ABRE ESPAÇO PARA CRIATIVIDADE PULSANTE DO ITAQUI-BACANGA E ZONA RURAL DA CIDADE

 Feiras criativas, oficinas, aulas de dança, ação de saúde e discussões temáticas serão oferecidas gratuitamente ao público; atividades revelam potencialidades de locais muitas vezes invisibilizados.


Aulas de dança vão movimentar o público nos bairros Sá Viana, Vila Embratel e Anjo da Guarda 


Não existe prosperidade sem respeito à natureza e às diversas existências. É isso que defende o evento "Trilhas para a Prosperidade", uma das agendas do Mobiliza SLZ 2025, movimento que reúne iniciativas de turismo, cultura e economia criativa desenvolvidas na capital maranhense por empreendedores criativos e instituições. A partir deste sábado (6), o "Trilhas para a Prosperidade" vai ofertar mais de 20 atividades gratuitas, entre elas, oficinas variadas, na região do Itaqui-Bacanga — que é um dos cinco territórios criativos priorizados pelo Mobiliza SLZ — e na zona rural de São Luís.

Mobiliza SLZ é uma vitrine para atividades organizadas por empreendedores criativos em diversos pontos da cidade 


As ações são focadas na sustentabilidade, tanto na esfera ambiental quanto social. "O cuidado com o planeta começa em cada quintal, em cada prato cheio, em cada escolha consciente. Todo morador, criança, ancião, artista e agricultor é protagonista da mudança. Por isso, neste encontro de múltiplos caminhos, saberes e afetos, reafirmamos: o futuro que buscamos é justo, vivo e começa em nós. A prosperidade anda de mãos dadas com o bem viver coletivo", destaca Déborah Arruda, coordenadora de Programas e Projetos do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), responsável pelas atividades.

Déborah Arruda é representante do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável 


Feiras criativas — Feira de empreendedorismo feminino ocorrerá neste sábado (6) e domingo (7), das 8h às 15h, na Avenida Principal do Residencial Amendoeiras, no bairro Maracanã. No sábado seguinte, 13 de setembro, o bairro Vila Embratel vai receber uma feira de empreendedorismo dedicada à gastronomia e ao artesanato, das 9h às 17h, no Clube CB 450. No mesmo dia, a Feira Cultural e Social dos Artesãos do Bairro do Sá Viana vai acontecer das 16h às 22h, no ponto final do ônibus Sá Viana.

Diversas opções de oficinas de artesanato estão sendo oferecidas pelo evento “Trilhas para a Prosperidade


Oficinas — No sábado (6), o público vai aprender a criar biojoias a partir de caroço de juçara, na União de Moradores de Alegria Maracanã, e na terça-feira (9) será apresentado a técnicas para fazer diferentes tipos de tranças, na União de Moradores de Camboa e Nova Camboa dos Frades, no Itaqui. Ambas as ações iniciarão às 14h.



No dia 11 de setembro, às 9h, o Estaleiro Escola, no bairro Alto da Esperança, abrigará oficinas de pesos de porta, de biojoias e de fabricação de agendas e sacolas de papel. Às 14h30, na Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão, será oferecida oficina cultural de bonecos para teatro.

O dia 12 será repleto de agendas, com a maior parte delas concentradas no turno da tarde. Às 9h30, haverá oficina de sacolas recicladas no Instituto Rosa Dália, no Residencial Paraíso. Às 14h, será realizada oficina de cestas recicladas, na União de Moradores de Argola e Tambor, e de culinária utilizando a juçara como matéria-prima, na União de Moradores de Alegria Maracanã. Às 14h30, a Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão receberá mais uma oficina de confecção de boneco para teatro. Por fim, às 15h, uma oficina de costura ocorrerá no Clube de Mães da Vila Verde.

Marketing digital com foco em pequenos negócios e reaproveitamento de alimentos serão assuntos abordados por duas oficinas programadas para começar às 9h30 do dia 13 de setembro, no Clube CB 450. No mesmo dia, o Grêmio Cultural e Recreativo do Anjo da Guarda vai sediar ação denominada "Rota das Sensações", que vai trazer oficinas de grafite, precificação, marcenaria básica, brinquedos, água perfumada para tecidos, escalda-pés e defesa pessoal, das 16h às 19h.

Dança — Aulas de reggae e zumba prometem agitar a programação! No sábado (6), às 14h, a União de Moradores do Bairro do Sá Viana será palco de oficina de reggae roots. No dia 13, será a vez da zumba, com aulão no Clube CB 450, às 8h30, e aula voltada a idosos no Grêmio Cultural e Recreativo do Anjo da Guarda, a partir das 16h, como parte da "Rota das Sensações".

Passeio guiado — O "Projeto APA Maracanã: Sua História em Trilha Ecológica, Cultural, Arte e Versos de Cordel" vai compartilhar saberes, manifestações culturais, histórias, lendas e fazeres do território do Maracanã em cordel durante trilha com exposição de objetos que marcam o passado e o presente da comunidade. A atividade está marcada para o dia 10 de setembro, às 8h, saindo do Recanto Turístico da Companhia Juçara com Farinha, no Maracanã, e demanda inscrição prévia por meio do número (98) 98486-8014.

Ação de saúde e mesa redonda — No último dia do "Trilhas para a Prosperidade", 13 de setembro, serão disponibilizados serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinação, saúde mental e autocuidado, no Clube CB 450, Vila Embratel, das 9h às 17h. Também no local, às 10h30, uma mesa redonda vai discutir os fundamentos para a conservação dos mangues e o papel da coleta seletiva nos ecopontos de São Luís para o desenvolvimento sustentável.

A programação completa do Mobiliza SLZ 2025 pode ser verificada diretamente no site oficial do movimento, em mobilizaslz.com.br, ou no Instagram @mobilizasaoluis.



ORLEANS BRANDÃO REÚNE PREFEITOS DE TODO O MARANHÃO EM DOIS DIAS DE DIÁLOGOS E FORTALECE A MAIOR ALIANÇA MUNICIPALISTA DO MARANHÃO

  Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB)...