Blogs representam a maior expressão de liberdade no Maranhão/ por essa razão conseguem audiência que deságua na formação de opinião/ em uma terra aonde os feudos se espalham por todas as linhas de atividades.
Rádios/ jornais/ televisões mantinham monopólios a direita/ esquerda com linhas editoriais pautadas nos soldos dos governos/ poderosos. Os blogs apareceram como "mosca na sopa" das mídias tradicionais locais.
A reação foi rápida com a participação massiva dos jornalistas com blogs em nomes próprios/ alimentados pelas mídias tradicionais. O que não podia ser feito em um local era praticado no outro/ as vezes em conjunto.
Os "doutores/ senhores das mídias" não esperavam a participação de "intrusos" na edição dos blogs. A abolição do diploma de jornalista incentivou as pessoas a escreverem em linha independente.
Os ambientes restritos perderam para as opiniões livres/ independentes. O número de blogs se multiplicou/ criando a atmosfera saudável da verdadeira liberdade de expressão/ praticada pelos que se habilitaram.
Apesar do ambiente irreversível dos blogs livres/ independentes ainda se fala em "sociedades secretas". Homicídios/ feminicidios/ suicídios de blogueiros(as) marcam este triste periodo inicial que vai passar em breve.
Infelizmente por motivos comerciais ainda misturam opinião com propaganda/ noticia/ tornando a leitura difícil. Discordo do modelo por entender blogs como de opinião essências para aperfeiçoar as notícias.
Antevejo os blogs no cabalístico décimo terceiro andar/ caindo treze anos após o assassinato de Décio Sá/ com o sepultamento de Luís Cardoso no dia 13/ depois de ser encontrado morto no décimo terceiro andar do Dubai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário