9 de dezembro de 2023

REGIÃO DO MUNIM RECEBE II FESTIVAL DO TURISMO DE AVENTURA

 

São quatro dias repletos de emoção, descobertas e aventuras, proporcionando aos visitantes uma jornada esportiva e cultural por seis municípios da região: Rosário, Axixá́, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Morros. 



Em sua segunda edição, o II Festival de Turismo de Aventura não apenas celebra a aventura, mas também se destaca como uma iniciativa estratégica para integrar o Polo Munim em um circuito esportivo e turístico exclusivo. Com uma programação bem diversificada, que está encantando o público e empreendedores, o evento começou na quinta-feira e termina amanhã, domingo.



“Nós, empreendedores e empresários da região do Munim, agradecemos a iniciativa do Sebrae. São iniciativas como essa que aumentam o turismo na nossa região que é belíssima e dá oportunidade de gerarmos renda e trabalho para todos”, falou Matias Moreira, empresário local. 



A cerimônia oficial de abertura aconteceu na Praça Matriz e reuniu os parceiros locais, entre eles, representantes dos municípios, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Capitania dos Portos, Bombeiros e Sebrae.  Também esteve presente a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo, representando o Governador do Estado, Carlos Brandão. 



“É uma alegria imensa estar aqui, testemunhando essa iniciativa que coloca em destaque não apenas a beleza natural, mas também a rica história e cultura desta região maravilhosa. Este festival é uma estratégia inteligente para promover o desenvolvimento local e fortalecer o turismo como um vetor essencial para a economia da região do Munim”, destacou a secretária de Estado, Socorro Araújo.

Boas-vindas ao II Festival do Turismo de Aventura.

Um roteiro de boas-vindas foi preparado em Rosário, a quarta cidade mais antiga do Maranhão. Uma visita à Estação Ferroviária foi o ponto de partida. Lá, os visitantes foram guiados por Euvaldo Rodrigues, coordenador da Estação, que apresentou o equipamento turístico e seus espaços como o Memorial da cidade, a biblioteca e as salas dedicadas à realização de cursos, incluindo cursos de bordados e de elementos do universo do Bumba meu Boi, destacando a importância cultural preservada na região.

A visita continuou com uma parada à Olaria do Amarildo, onde os visitantes puderam observar de perto o processo de fabricação de peças em barro. Em seguida houve a travessia de catamarã até Itamirim, indo até o Forte do Calvário. Finalizando, foi realizada uma visita ao empreendimento Pousada Sossego dos Nascimentos.  

Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae, destacou a importância de eventos como o II Festival de Turismo de Aventura. “É inspirador ver eventos como esse que não apenas colocam o Maranhão no mapa turístico, mas também ressaltam o compromisso em preservar e promover o patrimônio cultural, histórico e natural que torna nossa região única. O Sebrae, prefeituras locais e parceiros estão de parabéns por essa parceria significativa e por fazerem parte desta jornada de crescimento e descoberta na região do Munim”, ressaltou.

Primeiras Competições 

Às 6h da manhã do primeiro dia do festival, também aconteceu a primeira competição do II Festival de Turismo. Cento e cinquenta corredores se reuniram na Praça da Matriz de Rosário para percorrerem a prova de 5km em uma corrida mista. 

Gesselma Andrade Mendes, vencedora em 1º lugar, na categoria Feminina, falou sobre sua vitória. “O percurso foi um pouco pesado com algumas curvas, mas segui firme. O Festival é um sucesso, nós desportistas aprovamos e ano que vem estaremos novamente no Munim. É um excelente trabalho do Sebrae e dos parceiros”, afirmou a atleta. 

Já no município de Axixá, aconteceu o Desafio Perijuçara, uma corrida de ciclismo mountain bike de 32km. Cerca de 25 participantes aceitaram o desafio entre o asfalto e a terra batida, num circuito sinuoso e com diversas ladeiras. Os atletas concluíram a prova em cerca de uma hora de duração. "Concluir a prova foi uma conquista. Para qualquer atleta, é uma demonstração, não apenas de habilidade técnica, mas também de resistência física e mental. A variedade de terrenos e as condições desafiadoras certamente testaram os nossos limites, tornando cada pedalada uma afirmação de dedicação ao esporte”, afirmou Raimundo Nonato Miranda, 1º Lugar do ciclismo na categoria master masculino.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALESSANDRO MARTINS CHEGOU A SÃO LUÍS "PUXANDO A CACHORRINHA" PARA DEPOIS SE TRANSFORMAR EM MILIONÁRIO

Alessandro Martins chegou em São Luís "puxando a cachorrinha"  - sem dinheiro - trabalhando como vendedor de carros na Dalcar Veíc...