11 de junho de 2018

TRE DETERMINA RETIRADA DE NOTÍCIAS OFENSIVAS E MENTIROSAS CONTRA DUARTE JR DO BLOG MARANHÃO DE VERDADE



O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Wellington Cláudio  Pinho de Castro, determinou, nesta segunda-feira (11), a retirada de  notícias falsas do blog Maranhão de Verdade, sobre o professor, advogado e pré-candidato a deputado estadual pelo PC do B, Duarte Júnior. De acordo com o relator do processo, as postagens são consideradas ofensivas e extrapolam os limites da liberdade de  expressão.
Na representação, Duarte Júnior alega, em síntese, que o titular do  blog, veiculou três postagens no referido site cujo conteúdo aborda informações supostamente inverídicas e que ofendem a sua dignidade e  imagem.
Para o juiz, além de frequentes, as “fake news” sustentam afirmações  que induzem os leitores a associar a imagem do pré-candidato a uma  pessoa agressiva.
Os próprios títulos das postagens deixam em evidência que Duarte  Júnior concorrerá ao pleito de 2018 ao cargo de Deputado Estadual e,  em alguns pontos, levam a crer, ainda que esta análise inicial seja  precária, que as conquistas pessoais do referido pré-candidato se  deram mediante prática de apadrinhamento.
Com a decisão, fica evidente o uso de notícias falsas como um antigo e  eficaz mecanismo para elevar o alcance da informação e, como  consequência, enfraquecer a pré-candidatura de Duarte Júnior, que vem  demostrando, ao longo dos meses, trabalho diante dos adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WESLEY SOUSA ASSUMIRÁ COMO VEREADOR EM SÃO LUÍS

  O professor, músico e ativista social  Wesley Sousa  assumirá nesta quarta-feira, 24, a partir das 8h30, o mandato de vereador na Câmara M...