O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Wellington Cláudio Pinho de Castro, determinou, nesta segunda-feira (11), a retirada de notícias falsas do blog Maranhão de Verdade, sobre o professor, advogado e pré-candidato a deputado estadual pelo PC do B, Duarte Júnior. De acordo com o relator do processo, as postagens são consideradas ofensivas e extrapolam os limites da liberdade de expressão.
Na representação, Duarte Júnior alega, em síntese, que o titular do blog, veiculou três postagens no referido site cujo conteúdo aborda informações supostamente inverídicas e que ofendem a sua dignidade e imagem.
Para o juiz, além de frequentes, as “fake news” sustentam afirmações que induzem os leitores a associar a imagem do pré-candidato a uma pessoa agressiva.
Os próprios títulos das postagens deixam em evidência que Duarte Júnior concorrerá ao pleito de 2018 ao cargo de Deputado Estadual e, em alguns pontos, levam a crer, ainda que esta análise inicial seja precária, que as conquistas pessoais do referido pré-candidato se deram mediante prática de apadrinhamento.
Com a decisão, fica evidente o uso de notícias falsas como um antigo e eficaz mecanismo para elevar o alcance da informação e, como consequência, enfraquecer a pré-candidatura de Duarte Júnior, que vem demostrando, ao longo dos meses, trabalho diante dos adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário