6 de janeiro de 2016

ARAKEM BEM NA BOCA DO POVO

Em entrevista a Rádio Educadora do Maranhão, o prefeito de Alcântara (MA), Domingos Araken (PT), destacou alguns dos principais destaques de trabalho da sua gestão, falou da importância da Unidade Odontológica Móvel (Uom), que recebeu nesta semana dos governos estadual e federal e deixou a sua mensagem para o ano de 2016. A entrevista foi realizada em Palácio dos Leões, sede do poder executivo estadual, com transmissão ao vivo para milhares de ouvintes.

Resultado de imagem para PREFEITO DE ALCANTARA DOMINGOS ARAKEN

Sobre a nova Unidade Odontológica Móvel que o município recebeu, o prefeito enfatizou que é um benefício com valor estratégico gigantesco à saúde pública municipal, em função das peculiaridades de Alcântara. O município é essencialmente rural, com muitas comunidades e o novo consultório odontológico móvel facilitará as ações estratégicas de saúde bucal para a população dos povoados quilombolas.

Segundo o petista, a administração municipal ainda não tem condições de colocar um gabinete odontológico em cada um dos 207 povoados de Alcântara. “Essa Unidade Móvel facilitará muito as nossas ações de saúde bucal”, disse Araken. Ele destacou ainda que no centro urbano da cidade a Prefeitura disponibiliza as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que providenciam o atendimento odontológico à população.

A nova unidade móvel será essencial aos pequenos povoados e povoados mais distantes. “Graças a Deus nós já temos estradas em Alcântara para todos os 207 povoados”, disse Araken. Perguntado sobre os principais destaques de trabalho da atual administração, o petista respondeu que, com a crise estabelecida, “a grande conquista, além dos avanços materiais à população é ter hoje o município com nome limpo e o salários pago em dia, inclusive o décimo terceiro”, disse Araken.


Resultado de imagem para PREFEITO DE ALCANTARA DOMINGOS ARAKEN 

A diminuição do ensino multiseriado foi outro avanço em destaque. “Vários alunos estudando com o mesmo professor, no mesmo ambiente escolar e no mesmo horário não conseguirão ter um aprendizado de qualidade. Por isso trabalhamos para erradicar o multiseriado”, disse o prefeito. Alcântara também avançou na qualidade da merenda escolar com a integração da agricultura familiar, o selo de sanidade animal e a implantação de um abatedouro de galinha caipira com controle sanitário.

Resultado de imagem para PREFEITO DE ALCANTARA DOMINGOS ARAKEN

Foram construídas e recuperadas mais de 400 km de estradas, novas barragens, que hoje geram renda e alimentos às comunidades quilombolas, novos sistemas de abastecimento de água e casas populares. “Tudo isso gera um conjunto de atividades que implantamos e depois vieram embaladas, nos últimos dois anos”. São avanços em parcerias com os governos estadual e federal, Sebrae, Senai e Pronatec. Alcântara também está inscrita no Prêmio Prefeito Empreendedor.

O município tem ainda duas novas escolas, em fase final de construção, para serem entregues neste ano. “Reformamos, adequamos e fizemos serviços em 60 das 66 escolas municipais. São avanços que em época de crise se mostram muito mais essenciais do que na época das vacas gordas”, lembra. Sobre as parcerias com o Governo do Estado, Araken respondeu que as coisas estão acontecendo muito bem.

Em Oitíua, a população ganhou asfalto, um sonho antigo da comunidade. Nas vilas próximas ao centro urbano de Alcântara, onde é permitido pelo IPHAN, o asfalto está chegando. “Nós temos tido uma boa atenção do governador Flávio Dino. Sabemos que está difícil pra todo mundo, para o governo federal, para o governo estadual, mas os resultados das parcerias estão chegando”, enfatiza o prefeito.

Por meio das secretarias de Esportes e Lazer, o Governo do Estado destinou um ginásio poliesportivo para Alcântara, uma conquista inédita, e firmou parcerias para a realização de ações sociais nas comunidades quilombolas, através das Secretarias de Igualdade Racial, Saúde, Direitos Humanos e da Mulher. “Todos esses benefícios vêm sendo feitos em parceria com o Governo Flávio Dino e tem sido muito produtivos”.

“Agradeço a Deus, agradeço a atenção, a credibilidade e a vibração da população alcantarense a cada conquista da nossa administração. Conseguimos realmente um avanço muito grande na zona rural. Agora estamos dando uma grande atenção para a sede do município, recuperação do Centro histórico, fizemos melhorias no estádio de futebol. A UBS está funcionando. Estamos levando asfalto e um ginásio poliesportivo para a sede. São conquistas importantes que nos deixam otimistas em saber que vamos poder prestar contas pelos três anos de muito trabalho”.

Resultado de imagem para PREFEITO DE ALCANTARA DOMINGOS ARAKEN

3 comentários:

  1. Anônimo14:41

    Eita release doido Belo.
    E desse jeito que você chama teus colegas de jabazeiros, defendendo uma gestão corrupta e condenada por corrupção por um pixulequinho de mil reais?
    Faça a diferença, amigo. Não seja hipócrita, deixando que a sua conduta de ético e honesto se resuma ao discurso, pois não são essas referências que temos de você.
    Pelo contrário...

    ResponderExcluir
  2. Justiceiro o que foi postado é mentira. Todas as realizações aconteceram. Eu não tenho o dever/ direito de divulgar ? Porquê ? Você tem acesso para externar sua visão sobre a gestão, mas não pode esconder as realizações da atual gestão. A minha boa referência - ética/ honesta - continua. A prova é o espaço para criticar.

    ResponderExcluir
  3. As obras relatas na matéria foram postadas/ comprovadas em outras edições e você não contestou.Porquê só agora?

    ResponderExcluir