SENADOS/ SENADORES : O MARANHÃO PRECISA DE MEMÓRIA

O maranhense gosta de opinar/ discutir/ falar sobre a política - com p maiúsculo/ minúsculo. Entre os anos 60/70/80 o "Senado da Praça João Lisboa" reunia juízes/ desembargadores/ promotores/ empresários/ os do povo e políticos com mandatos.

O "Senado da Praça João Lisboa" fora estimulado pelo senador Clodomir Milet, que o frequentava quando estava no Maranhão. O governador Ivar Saldanha - anos 80 - deixava o Palácio dos Leões para  reunir-se no com os "senadores da Praça".

A "instituição" era forte e respeitada, tendo como único requesito para frequentá-la o conhecimentos de causa - da política em seus maiores/ pormenores detalhes. Infelizmente perdemos essa preciosa referência. Frequentei no seu final, aprendi muito.  

Foi no "Senado da Praça João Lisboa" que escutei muitos depoimentos das "testemunhas da libertação"/ relatos dos bastidores dos governos. Aprendi pelo verbo/ sem verba/ despretensiosas lições sobre o que se repetia a cada mandatos/ governos.

O Maranhão precisa urgentemente de memória política independente/ popular/ democrática, senão o "senador papel higiênico", Roberto Rocha e outros enrolados/ sujos/ descartáveis irão reeleger-se/ elegerem-se. Vamos a luta parceiros.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Tecnologia do Blogger.