O pernambucano Vitorino Freire confessoua em sua autobiografia - Lajes da Raposa - que veio para o Maranhão a pedido de Getúlio Vargas.
O Presidente Getúlio Vargas de certo queria "livrar-se vivo" da incômoda companhia de Vitorino Freire e dos seus métodos truculentos.
Vitorino Freire assessorou no início da década de 40 o Capitão Martins de Almeida, o Bala na Agulha na tarefa de por ordem no Maranhão.
Vitorino Freire aproveitou a "moleza"/"ordem" elegeu-se deputado federal/ senador por três mandatos e mandou por 24 anos no Maranhão.
José Sarney toma o poder e desmanda em ordem geométrica(em dobro) por 48 anos, inicialmente com ajuda de grileiros oriundos de Pernambuco.
Uma força paralela - capangas/jagunços - auxiliava o governo Sarney na distribuição das terras públicas. Desta força advieram vários mandatos eleitorais.
José Gerardo/ Davi Alves Silva repetiram mandatos - deputado estadual/ federal respectivamente - por décadas como correligionários do grupo de Sarney.
O grupo Sarney identifica-se pela origem hereditária/ forma de agir com os pernambucanos. O delegado Uchôa é o mais novo "candidato-pernambucano"?
Uchôa recebe nesta quarta-feira(11), título de cidadão ludovicense - de São Luís - por relevantes/cortantes/decepcionantes serviços prestados em Pedrinhas.
Uchôa comandou a Secretaria de Administração Penitenciária, durante seu período negro/bárbaro/violento. Foram mais de 80 mortes brutais em Pedrinhas.
O Maranhão adotou um novo Vitorino Freire ? Qual o critério para tamanha honraria ? Uchôa que já foi agraciado com título de cidadão do Maranhão é candidato?
Nenhum comentário:
Postar um comentário