O silêncio de Lhaésio Bonfim sinaliza candidatura a deputado federal. O "balão eleitoral" está calibrado para tal/ devido a lembrança recente como candidato a governador/ quando obteve quase 900 mil votos.
Bonfim tendo 25% dos votos obtidos para o governo está eleito federal. Eliziane utilizou essa estratégia - encheu o balão como candidata a prefeita da Capital(2012) para eleger-se deputada federal em 2014.
As próximas eleições majoritárias(2028) são para as prefeituras. Lhaésio vai se candidatar a prefeito de São Pedro dos Crentes? Nunca. Da Capital? A eleição para governo não produziria efeito suficiente na Ilha.
O problema do "recall" - da lembrança do eleitor - é que o balão tem prazo de validade. Se o político não souber oxigenar com mandatos proporcionais perde o espaço/ fica feito "Boi de Laurentino"/ vivendo da fama.
Lhaésio não conseguiria transferir nem 50% dos votos obtidos como candidato governador para o Senado - 450 mil votos. Contudo/ poderia transferir 25% - 200 mil votos - garantir tribuna para ascensão política.


Nenhum comentário:
Postar um comentário