5 de maio de 2015

ALCÂNTARA : DOMINGOS ARAKEM/ANCHIETA LANÇAM CAMPANHA DE COMBATE A AFTOSA

O prefeito Domingos Araken (PT), o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participam nesta quarta-feira (06), às 9h, na Unidade de Ensino Básico do Goiabal, do lançamento da primeira etapa da campanha de combate a febre aftosa. A campanha terá ainda uma ampla programação técnica e formativa.
Um Termo de Cooperação Técnica inédito entre o Governo do Maranhão, Senar e a Prefeitura de Alcântara será assinado durante o lançamento. A parceria visa melhorar a defesa e inspeção animal e vegetal, beneficiando agricultores familiares, produtores rurais e orientando a população sobre a qualidade dos alimentos. “Essa parceria é mais um importante avanço para fortalecer a política municipal de desenvolvimento da produção rural e geração de empregos e renda”, disse Araken.
Durante o lançamento da campanha contra a febre aftosa haverá uma vacinação simbólica de animais e será anunciada a programação completa da campanha, que terá ainda palestras do Projeto Fazendo Educação, destinado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública municipal de Alcântara, palestras educativas e formativas e um curso inédito de capacitação de vacinadores para os criadores e vaqueiros alcantarenses.
Cursos – Segundo o secretário municipal de agricultura e pecuária, Aniceto Pereira, 15 trabalhadores rurais que trabalham com gado de corte e leite, na área quilombola do Goiabal, serão capacitados e receberão certificados para trabalhar com vacinação de animais. Aprenderão sobre o manuseio e manutenção de pistolas para vacinação animal, conservação de vacinas e condução de animais em currais apropriados para a vacinação.
“A formação de vacinadores e a comprovação da vacinação será acompanhada por fiscais da Aged”, disse Pereira. Serão destinadas duas mil doses de vacina para o rebanho do município. Entre as palestras que estão pré-estabelecidas no Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Alcântara e a Aged estão temas sobre uso correto dos agrotóxicos, recolhimento e descarte de embalagens e sobre raiva animal e brucelose.
“Agradecemos a parceria do novo Governo do Estado, que já esteve em visita ao nosso município e que por meio da Aged firma uma parceria importante para o desenvolvimento agropecuário de Alcântara”, disse Araken. “A Aged cuida da qualidade de vida e do desenvolvimento rural. Por meio desta parceria vamos fortalecer essas ações no município, beneficiarão áreas quilombolas, a grande maioria da Alcântara”, disse Araken.
Para o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, esta será a primeira entre muitas ações que serão realizadas em parceria com o município. “Precisamos capacitar novos vacinadores para formarmos uma mão de obra qualificada e preparada para atingirmos o índice de cobertura vacinal de febre aftosa de 100%, como também combatermos outras enfermidades, como a raiva, brucelose e tuberculose”, disse Anchieta.
Lançamento Estadual. Vale lembrar que nesta terça (5), às 10h, o Governo do Maranhão (Secretaria de Agricultura e Pecuária e Agência de Defesa Estadual de Defesa Agropecuária) realizarão a solenidade oficial de lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, na Fazenda Curitiba ((MA 106. Km 6, antes da entrada 3 Marias, em Pinheiro), de propriedade do criador Genival Abrão Ferreira. Participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...