4 de janeiro de 2015

COMUNISTAS E EX-SARNEIZISTAS NO GOVERNO DINO

Li no começo dos anos 80 Anarquistas e Comunistas no Brasil de Jonh W Foster Dules. Minha opção pelo anarquismo era anterior, com as leituras do agitador incorrigível Mikhail Bakunin e Pierre Prodhon.


A obra permite corrigir discursos, posto que informa que o Partido Comunista Anarquista instituído em 1919, precedeu o Partido Comunista(1922). Isso faz diferença além do cronológico?


Qual a diferença entre ser anarquista/comunistas. A fundamental está na hierarquia. Os anarquistas são contra qualquer ordem hierárquica que não seja livremente aceita. Os comunistas veneram os Conselhos.


Faço a digressão em epígrafe para assumir minha posição anarquista diante do positivo/inovador momento político no Maranhão. Portanto aceito como muitos de forma livre/voluntária o governo de Flávio Dino. 

Aproveito para alertar sobre a principal diferença entre ser comunista e ex-sarneísta no governo de Flávio Dino. Os primeiros lutaram a vida toda contra os segundos. Não é correto confundi-los "para todo sempre".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...