NOVA POLÍTICA : SISTEMA DE FEUDOS/ALAS COM OS DIAS CONTADOS

A Secretaria de Articulação Política do Estado tem a mais importante função neste governo- transformar a mentalidade(feudos/alas) em territórios livres/democráticos. São 217 municípios com 4 alas políticas.

O patrimonialismo - onde não há distinção entre o público e privado - ainda é realidade. Basta ver como entram/saem os prefeitos no começo/fim das péssimas gestões. A maioria dos alcaides "quer é se arrumar"

O fisiologismo - as decisões políticas são tomadas em trocas de favores - esbarra no respaldo eleitoral de Flávio Dino(65% votos), na sua postura política e proposta de gestão. Dino só deve obrigações ao povo.

O clientelismo - proteção em troca de favores - não deve prosperar no governo de Dino. A longa formação/atuação dentro da lei - advogado/ juiz - dificultará o "escambo". "Não vou roubar, nem deixar que roubem".

A "política dos prefeitos" foi superada ainda no medievo Sarney pela formação de alas. A do prefeito com Roseana Sarney. A do ex-prefeito com Zequinha Sarney. A em ascensão com Fernando Sarney. A ultrapassada com Sarney/Lobão.

Era tudo "uma só família". Agora o trabalho/articulação é devolver ao povo a escolha dos líderes autênticos. Os "Diálogos" são as principais fontes de formação dos novos líderes. Fortalecer a base é a garantia da mudança.

8 comentários:

 
Tecnologia do Blogger.