12 de outubro de 2014

´NEUTRALIDADE DE DINO : RESULTADOS/ EFEITOS E PROJEÇÕES

A neutralidade - ficar em cima do muro esperando o vencedor - de Dino assemelha-se a postura histórica de Sarney com a ditadura/Collor/Itamar/FHC/Lula/Dilma e se bobear no futuro com Aécio Neves, em caso da provável eleição que se avizinha. Mas se Dilma se recuperar, Sarney é Dilma desde criancinha.


Qual a justificativa de ambos ? Não se incompatibilizarem com a Presidência da República. Porque qual motivo ? O Maranhão depende do governo federal para "subdesenvolver-se". Foi essa a justificativa durante o cinquentenário(50 anos) de Sarney no comando do estado.  


Qual a principal diferença entre Sarney/Dino ? Sarney usou a justificativa epigrafada, para em nome do desenvolvimento do estado desviar muito dinheiro. A cada década o Maranhão aumentava sua pobreza e Sarney a sua riqueza. Dino promete não usar a mesma tese para enriquecer : "não vou roubar, nem deixar que roubem".
Dino ganha/perde com a neutralidade. A qualquer um dos vencedores- Dilma ou Aécio - Dino a semelhança de Sarney fez gestos. Mandou o irmão para o encontro dos dilmista e o pai para o dos aecista. Ocorre que Dino não é mais mineiro do que Aécio e Dilma. Roberto Rocha já se apresenta como o mais mineiro dos aecistas, Gastão dos dilmista.

Como ensinou Foucault "o poder se exerce, onde tem poder tem reação". Digo o mesmo em relação a expectativa de poder que aureola Flávio Dino. Dino faz o jogo dentro do modelo passivo- para não desagradar o vencedor. A coerência lhe impõe votar em Aécio. A decência lhe indica Dilma .E a inteligência?

Entre a coerência/decência/inteligência qual a sua opção? Dizia Vitorino Freire : "quando você olhar um jabuti em cima de um coqueiro, foi enchente ou mão de gente". Flávio Dino pode ser considerado um jabuti ? O Maranhão é um coqueiro? É muito cedo para afirmar qualquer coisa a respeito de Flávio Dino. Mas sobre o Maranhão é tarde, muito tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...