5 de setembro de 2014

ELEIÇÕES EM 3 TURNOS LEMBRA 1990(CASTELO X LOBÃO): IBOPE FAZ A "BAINHA" E DEIXA DINO COM 47/49%

A eleição para o governo estadual ganhou mais um turno : o das pesquisas. Dino lidera acima de 51% as intenções de votos em todas as pesquisas.

Uma manobra estatística à ser martelada no feriadão(6/7/8) pelo IBOPE/ESCUTEC, cozinha os números para forçar um improvável  2° turno. 

A "sopa dos números" (IBOPE/ESCUTEC) fazem a "bainha eleitoral"- diminuí as intenções de votos válidos em Flávio Dino, deixando-o entre 46/49% .

Repetirão o fenômeno Edson Lobão em 1990? Castelo venceu o 1° turno com 46% dos votos válidos. Lobão virou e venceu no 2° turno com 53%.

A orquestração(IBOPE/ESCUTEC) comete um erro primário. Anunciam indecisos como 51% do eleitorado. O erro é grosseiro, posto que não alcança 10%(9,8%).

Mas a vigília no 1° turno real- o da eleição de governador, recai sobre votos brancos/ nulos. É daí que sai a linha para fazer a bainha para mais/menos.

Ao anunciar Flávio Dino abaixo de 51% e indecisos na mesma faixa, IBOPE/ESCUTEC podem estar cozinhando/preparando justificativa para mais um golpe. 

Se liguem no : "uma pra tu, outra pra mim, outra pra mim, outra pra mim, outra pra mim, apenas uma pra tu. Uma mim, outra pra mim, uma pra tu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...