5 de março de 2014

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO NO MARANHÃO(I)

Em apertada síntese a história política brasileira foi dividida entre o I/ II Império/ Velha/ Nova República. É interessante observar como saímos dos períodos para as eras. Qual o reflexo da contestada evolução do pensamento político brasileiro no Maranhão?  

I Império o liberalismo possessivo- votava quem tinha posses, distribuía-se os mandatos entre os burgos/condados. II Império o "aprimoramento" da representação. A presença da Corte por dez anos no Brasil peidou o processo para sempre. Tudo se resolve na Corte. 

Ricardo Vélez  Rodrigues resume a velha propaganda republicana no liberalismo, autoritarismo, conservadorismo. A nova propaganda republicana ficou sob os auspícios do personalismo de Vargas/Dutra. Eles transformaram os períodos em eras.

Das priscas eras à Sarney, Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula. É aceitável falar que as recentes eras, são tempos de experiências democráticas. Qual o reflexo de todo este processo no Maranhão? Como sair das "eras" para os tempo modernos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...