22 de setembro de 2013

O MUNDO POLÍTICO MARANHENSE EM TORNO DAS FAMÍLIAS, TRADIÇÃO E PROPRIEDADES

Vitorino Freire perdeu o poder pela birra(maneira insistente) de manter a candidatura de Renato Archer(PTB). O governador Newton Bello tencionou com Costa Rodrigues(PTN), prefeito de São Luís.

O resultado do racha dos então poderosos(Senador Vitorino Freire X Governador Newton Bello) colocou José Sarney(UDN) no governo em 1965. De 1965 a 2013, muitas adesões/inversões/contradições no mundo político do Maranhão.

Renato Archer(PSD) vitorinista empedernido foi eleito vice-governador na chapa de Eugênio Barros(1950), levou taca na eleição para o governo em 1965(3° lugar). Em 1984 vai para o colo de Sarney (Ministério da Ciência e Tecnologia).

A família Archer da mesma forma que os Freire/Sarney/Rocha/Lobão inicia os filhos na política usando o Palácio dos Leões como trampolim. Renato Archer entrou na vida publica como oficial de gabinete dos pai(Sebastião Archer) em 1947, quando este governava o Maranhão.

Agora é Ricardo Archer, ex-prefeito de Codó quem assume cargo no governo de Roseana Sarney. Archer assumiu a Articulação Política depois de ameaçar pular para o barco de Flávio Dino. Ricardo Archer tem um filho deputado federal, Ricardo Archer Filho, o "Ricardinho Riquinho".

As adesões/contradições/guerras políticas ainda não terminaram. Luís Fernando Freire( que já foi Vitorino Filho) promete emprestar apoio político a Flávio Dino em troca de um mandato de deputado federal. "Vitorino Filho" contaria com o apoio financeiro do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O Maranhão é a Capital da TFP(Tradição, Família e Propriedade). Até quando vão abusar de nossa paciência?(Quosque tandem abutere patientia nostra). Será que desde 1947 não "archam" ou "racham" outras opções na vida pública deste estado? 

Eles detestam a volta ao passado e a análise do presente. Geralmente respondem de forma rebuscada com postagens "laudatórias". Mas alguém tem que mostrar como andamos tão rápido e permanecemos no mesmo lugar.



4 comentários:

  1. Anônimo10:47

    Cesar.

    No meio disto tudo que você fala ai no seu comentário, tem um fato histórico do ASSASSINATO do JORNALISTA E ADVOGADO VILELA DE ABREU que foi morto pelo desnbargador vieira fontes, que na época um dos mais COPRRUPTOS magistardos do nosso T¨J-MA, que não apssou um dia treso e ainda por cima o artigo que deu origem ao assassinato VILELA DE ABREU não foi escritpo por ele, pois tem um livro sendo escrito por um grande literato maranhense que vai revelar quem es creveu o artigo que vitimou VILELKA que tinha no jornal pequeno uma coluna, que se intitulava NO PALCO DA POLÍTICA, e no IMPARCIAL outra coulna Chamada FLORES E LAMA, enfim o mistério de que escreveu o artigo que levou à morte de VILLELA será revelado breve e muitos vão saber porque dizem que a memóiria do povo é curta, sendo que comprida é a preocupação dos que assinaram um artigo que levou amorte de um inocente, premiou as esculhambações que até hoje assolam o jornaliso mranhense, foi VILELA DEA ABREU que deu estrutura a toda imprensa maranhense, inclusive foi um dos idalizadores da`RÁDIO TIMBIRA. VITORINO foi um pulha todos sabem mas os áulicos remotos que se tornram eternos e contemporaneos já perderam o prazo de validade eles já receberam em vida o que pedioram dinheiro público fácil para fazer fortuna e poder, agora é esperar e não muito o PODER DIVINO tovar neles com aforçã da mão pesda e justiceira de suas próprias consciencias, pois eles são JUIZ e R´´EUS de les mesmos e não atentampara isto, pois estão CEGOS pela adoração ao deus dinheiro e a MAMON.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:14

    Vilela é preciso reescrever a história da política do Maranhão com a verdade. Quem se dispôs até então não fez mais do que defender a estrutura da TFP(Tradição, Família e Propriedade). É só abrir os livros de Cesar Marques, Benedito Buzar entre outros que abusam das mentiras em defesa dos poderosos. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13:33

    Cesar,

    Tem muitos hipócritas, puxa-sacos dos poderosos herdeiros dos TFP que te chamam de louco. Quer saber de uma coisa: louco é todo aquele que não compartilha da hipocrisia e fala a verdade doa a quem doer. Vc a meu ver está começando a cobrir a lacuna que o saudoso Walter Rodrigues nos deixou. Não sei se concorda com essa observação, mas mesmo assim, Parabéns! Te mandarei um email pessoal.

    Batista

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:17

    Obrigado Batista.Quero te dizer que quando Walter Rodrigues chegou ao Maranhão(década de 80)trocávamos impressões sobre a política do Maranhão. Walter dedicou-se com o talento tornou-se uma referência. Falar do jornalismo político-investigativo-analítico é falar de WR. O importante não é só passa a informação. Os blogs não foram feitos com este fim. Assim fosse bastaria os jornais "on line". A função dos blogs é dar opinião fundamentada(passado, presente, futuro) essa história de "a meu ver", eu acho" desacredita os blogs. É preciso dedicação, estudo, reflexão, tempo, talento, conhecimento, imparcialidade. Veja a confusão que o filho de Vitorino Freire criou quando mostramos a verdade sobre a pobreza franciscana do pai. Vamos continuar desta maneira, com a consciência de ainda temos muito a aprender. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...