26 de setembro de 2013

MARANHÃO "CAPITAL" DOS AGIOTAS E TERRA DE IDIOTAS : AGIOTAGEM E POLÍTICA

Diz o provérbio maranhense : "por trás de um grande político sempre tem um grande agiota". Quanto mais distante do poder, maior é a proximidade do agiota. "Mais cedo" ou mais tarde eles aparecem. É só "ter voto".

A relação mútua(político/agiota) é vantajosa. Os políticos "bons de voto" são previamente agraciados pelos agiotas com empréstimos, os usurários com as verbas do Fundo da  Saúde/Merenda/Transporte Escolar.

O assunto sagrado foi rasgado pela respeitável Polícia Federal. Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan preso em vários operações nunca dormiu na cadeia, sempre livra-se solto no mesmo dia. Quem pode pode, quem não pode se fode.

Dedé Macedo pai de do prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo(PDT) foi acusado pelo blogueiro Marcos Deça de financiar Flávio Dino. Mas tudo terminou em empréstimo e cerveja(veja a foto com Eliziane no fundo a espera dos fundos?). Deça atravessador de agiota?

IMG-20130915-WA0007

Deça não escreveu uma linha sobre a detenção de Pacovan. Dizem as "candinhas" que o "danado" vai coordenar a campanha de deputado estadual de Fábio Macedo, filho de Dedé Macedo. Esse Deça é uma "peça, joga em todas as pontas.

Eles( os agiotas ) são umas pragas, "mais cedo" ou mais tarde eles sempre aparecem nos governos ou fora deles, independente de grupo político ou classe social.  Basta ser bom ou boa de voto e precisar de uma grana. Imagina Elisiane Grana? "O problema é compatível com a realidade", sacou.

Tem até agiota moto-táxi. Na Rosana/Zero Um e na Base do Kaluca foi lançado o crédito "tribucetário" para prefeitos/vereadores/deputados/autoridades civis e eclesiásticas. Tudo pago com os Fundos da Saúde/Merenda.

Alguns parlamentares são acusado da suposta prática de usura. Eles emprestariam para prefeitos das próprias bases, garantindo a eleição fácil, com larga margem de lucros provenientes da pratica da agiotagem.

Maranhão "Capital" dos agiotas e terra de idiotas. Seriamos nos maranhenses idiotas(inadaptados), no sentido do Romance "O Idiota"(Dostoiévski)? Não confunda agiota com idiota/ nóis vai pedalar na sua porta(Funk do agiota).

6 comentários:

  1. Carlos Eduardo da Maia09:11

    Meu caro Bello. Seu post me fez viajar no tempo. O relógio girou os ponteiros ao contrário freneticamente, e me vi na São Luís de outros tempos. Não, não tem nada a ver com essa turma de políticos chinfrins e blogueiros esbulhadores. Mas ao Kaluca. Não sei se é o mesmo que eu conheci há muito tempo atrás. Um gay que puxava da perna e conseguia todas as meninas de que se precisava. Perdi a conta das festinhas animadas pelas garotas do Kaluca. E lá me vem à cabeça a Base da Madá, Costa do Sol... Cara, você tem que lançar em livro uma coletânea dos seus posts.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:22

    Caro César! Tem certeza que Eliziane tá na foto? Mulher com tatuagem, blusa sem manga e cerveja na mesa. Acho que tá vendo coisas...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:52

    Tatuagem? Aonde?Aprece só a ponta da cerveja no isopor, só que está mais para o olhão que acompanha. Quem tá vendo coisa é tu. Quer dizer que Elisiane não usa blusa de manga? E a lipoescultura que ela fez em Belém no último fim de semana é pra que? As turbinadas de silicone não são vaidades frívolas? De onde menos se espera é de lá mesmo que vem. Um abraço . Não te ilude é tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, com o nosso amigo acima falou, vc tem que fazer um livro. Sou novo, ainda tenho 32 anos, mas muita coisa que vc fala no blog das antigas eu me lembro da época de guri, quando os mais velhos comentavam sobre a vida noturna da ilha do amor. Show de bola! Por favor, faça alguns posts sobre as antigas daqui de São Luis

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:55

    Olha esse era um tempo de boemia com caldo político/filosófico/literário. Não era só os prazeres da carne. Lá no Kaluca(realmente é este negro que puxava da perna esquerda) todos eram "amigos do rei/as mulheres escolherei"(Drumond) discutíamos política de Spinosa à Noberto Bobbio, declamávamos Baudelaire, Rimbaud, Verlaine . No Recanto da Mada na Rua Boa Esperança-Turu o ambiente bucólico, o contato com a natureza,as mulheres obrigavam a internação de pelo menos dois dias. Um abraço e vou pensar na possibilidade de reviver este momento político/filosófico/literário/boêmio.

    ResponderExcluir
  6. Se tiver alguma coisa da época dos reggaes das antigas (época dos melôs) é uma boa tb, tipo coqueiro na ponta d'areia e outros.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...