4 de agosto de 2013

CORNO AZULEJO : DEPREDAÇÃO NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Sobrou para um ex-mega empresário ligado ao clã Sarney. Investigações paralelas as da Polícia Federal apontam a participação do ex-endinheirado no furto/receptação de azulejos.

São Luís é considerada a "Cidade dos Azulejos". Segundo levantamento 423 imóveis possuem azulejaria oriunda da Europa do séculos XVIII, XIX, XX alvos de cobiça dos ladrões/receptadores.

Cada azulejo dependendo do estado/século de fabricação custa uma pequena fortuna, quando encontra  um aficionado no exterior. Somente os "do ramo" são capazes de diferenciar "osso do filé".

O ex-mega empresário ligado ao clã Sarney viajava constantemente para o exterior. Para agradar o tuxaua trouxe uma peça de azulejo colonial(século XVIII) da Europa.

Para surpresa do ex-mega-empresário, um "atravessador" conhecido como "Bacana" informou da existência de dezenas de azulejos daquele tipo na Praia Grande. "Prá quê"!

Ex-mega não descansava atrás da "joias". Comprava/ doava até que azulejos/renda passaram a minguar. Resultado: depredaram o casario da Praia Grande e o ex-mega empresário virou corno azulejo. 

Corno azulejo? É aquele careca, quadrado e liso.



Um comentário:

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...