1 de junho de 2013

O INTRICADO JOGO POLÍTCO PARA A REPRESENTAÇÃO DO MARANHÃ NO SENADO

A eleição para governador ganha contornos mais nítidos neste início de junho. Flávio Dino é o candidato em destaque das oposições. Segue-o o médico Hilton Gonçalo, com a proposta do empreendedorismo político.

Elisiane Gama jogou a toalha com a perda do comando do Movimento Democrático. Gama segue carreira solo para deputada federal com possibilidade de eleger-se. Ela deve costurar a esquerda e a direita.

Pela situação firma-se Luís Fernando Silva. Sarneizista  praticante, itinerante não perde inauguração, diálogos que tratem de eleições. Ele deve ser ungido até julho com o aval de Lobão.

O problema da oposição e da situação é o Senado. Só tem uma vaga na eleição casada com as de governador em 2014. Roseana tem 40% das intenções de votos. Reinaldo, Rocha e Dutra 45%.

O "calcanhar de Aquiles" da Sarney é o sucessor no governo. Ela sabe que entregar o governo para Washington Oliveira(PT), é "dar uma de avestruz"(a cabeça enterrada na terra e a bunda exposta).

O "busílis de question"(x da questão) das oposições é a união em torno de um só candidato. Reinaldo diz  que Rocha tem um "passivo grande"(atrapalhou), das eleições para o Senado em 2010.

Entre a calça de veludo(governo) e a bunda do lado de fora, Roseana pode optar pela calça de veludo(ficar no governo), mas não dispõe de nomes com chance para o Senado.

O "x da questão" da oposição é o momento da discussão para a composição(vice-governador/senador). Discutir a vaga vice-governador, senador  em 2013, esfacela o "articulado" para 2014.

Roseana pode ficar no governo ou lançar-se senadora, mas não tem confiança no vice, Washington Oliveira, que não vê vantagens funcionais para abdicar do governo para ser Conselheiro do TCE.

Roberto Rocha é vice-prefeito em São Luís até 2016, José Reinaldo está sem mandato desde 2006. Rocha tem pressa para definição do seu nome, Reinaldo prefere esperar momento mais adequado

Os oposicionistas tem liberdade para jogar com as opções(vice-governador e senador). O governo está preso no "pacto  passado"(PMDB-PT), sem opções para o Senado. "A sorte está lançada"?

Um comentário:

  1. Anônimo20:50

    Por falar em falta de confiança, quem não gera nenhuma é o tal de Roberto Rocha. Soube que o Flavio e ninguem da oposição confia nesse sujeito por conta de seu histórico de traiçoes e individualismo. Em 2010 foi este que praticamente destruiu o projeto da oposição ao Senado, dando mais uma sobrevida ao grupo Sarney. Espero que candidato da oposiçao seja o Ze Reinaldo, Dutra, menos esse Roberto Rocha que é um profissional de política.

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA