5 de junho de 2013

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Nos dia 6 e 7 de junho, será realizada a Conferência Intermunicipal de Educação em São Luis. Com a realização desta etapa será concluída o ciclo de 28 Conferências Intermunicipais realizadas em todas as regiões do estado. A partir daí, terão início os preparativos para a Conferência Maranhense de Educação (Comae). A etapa estadual será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).


Secretário Pedro Fernandes durante abertura da Conferência Intermunicipal em Balsas
Secretário Pedro Fernandes durante abertura da Conferência Intermunicipal em Balsas

A Comae é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da secretaria adjunta de Gestão Institucional (SAGI), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE).

Durante a realização da Comae, serão analisadas as dificuldades identificadas nos encontros intermunicipais e avaliadas as sugestões apresentadas pelos diversos segmentos sociais que participaram dos encontros em 28 municípios e São Luís. Os temas irão subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Educação.

Os debates da etapa estadual também terão como objetivo melhorar nível de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino, universalizar o ensino médio, combater o analfabetismo e institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios. "É necessário fortalecer a parceria com a sociedade para avançarmos na construção da melhoria do sistema educacional brasileiro", sentencia o secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro.

Os temas que serão debatidos na etapa estadual foram definidos no planejamento estratégico da Seduc, a partir do diagnóstico sobre a realidade da educação maranhense. O olhar clínico foi elaborado com a assinatura do acordo cooperação técnica, firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

O projeto de cooperação técnica, firmado pela governadora Roseana Sarney junto ao MEC, tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos indicadores educacionais no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pela equipe técnica da Seduc e técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A exemplo das etapas regionais, a Conferência Maranhense de Educação estará focada na discussão de sete eixos e terá como tema central "O Plano Nacional de Educação na articulação do sistema de educação - Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

Temas

Os eixos temáticos são o PNE e o sistema nacional de educação - organização e regulação; educação e diversidade - justiça social, inclusão e direitos humanos; educação, trabalho e desenvolvimento sustentável - cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; qualidade de educação - democratização do acesso, permanência, avaliação, condição de participação e aprendizagem.

Serão discutidos ainda os temas focados na gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais de educação - formação, remuneração, carreira e condição de trabalho; e financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

Para o secretário Pedro Fernandes a Conferência Estadual será transformada em um momento ímpar de reflexão ao afirmar que "somente com educação de qualidade poderemos construir uma sociedade melhor e mais justa". Ele defende o debate democrático com a comunidade nas conferências sobre propostas e soluções, a fim de construir coletivamente um novo modelo de educação.

Segundo o secretário, a conferência maranhense terá a missão de determinar e acompanhar as políticas públicas com o foco voltado para a oferta de educação de excelência nas redes estadual e municipais de ensino. Disse que há muito ainda para ser feito e é preciso a união de todos - alunos, professores, gestores, famílias e comunidade - para revertermos os indicadores educacionais do estado, ofertando ensino público de excelência.

Além do planejamento estratégico da Seduc com metas de curto, médio e longo prazos, Pedro Fernandes ressalta que a educação é um dever e uma política de Estado, mas é necessária a parceria da sociedade para avançar na construção da melhoria do sistema educacional brasileiro. "Nós só teremos cidadãos iguais através da educação, ofertada pela escola pública de qualidade", afirmou.

O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, explica que a Comae será um espaço democrático para debater o conjunto de propostas que ira subsidiar a definição de responsabilidade na implementação do Plano Nacional de Educação, envolvendo todos os entes federativos, no contexto da articulação do Sistema Nacional de Educação.

Segundo ele, a conferência objetiva construir proposições norteadoras do Plano Estadual de Educação, que orientarão a política nacional obedecendo à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas.

De acordo com Fernando Silva, as conferências serviram para discutir e conectar a elaboração do Plano Estadual de Educação, que será construído a por meio do dialogo direto do poder público com a sociedade civil organizada para elaboração do PEE. As propostas maranhenses para a construção de educação de excelência irão subsidiar na elaboração e construção do Plano Nacional de Educação, prevista para fevereiro do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÁRCIO JERRY ASSUME O "DANDO QUE SE RECEBE" E AINDA CHAMA O POVO COMO AVALISTA DO SEU FISIOLOGISMO

  “Só há acordo – na política e na vida – quando legitimamente todas as partes envolvidas têm interesses e projetos contemplados. E isso não...