24 de janeiro de 2013

CONTINUA O CLIMA DE GUERRA SANTA ENTRE OS CARNAVALESCOS E HOLANDINHA, O CRENTE-PREFEITO

Conversei na manhã desta quinta(24) com vários representantes da cultura popular. Na pauta as dificuldades de relacionamento com atual prefeito(Holandinha) e os movimentos culturais e sociais.

Foi criado um clima de "guerra santa" motivado pelo corte dos recursos do carnaval. A grande maioria reclama da forma abrupta como procedeu o prefeito Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha.

É verdade que existe um ciclo vicioso no Carnaval e São João. Governo e prefeituras financiam em troca de homenagens. São comuns sambas, marchinhas e toadas com pobres versos do tipo:

"Ana, Ana, Ana viva Roseana. Lei, lei, lei Sarney é minha lei. Ronda, ronda, ronda o dinheiro só vai para o bolso dos Holanda?".  Dino, dino, dino tu so faz coisa de menino".

Durante o carnaval são esperados protestos com argumentos religiosos. A imagem do mesianismo religioso de Holandinha, com o "dedinho na direção do céu" deve ser explorada a exaustão. 

Os partidários de Holandinha defendem oração, contrição e penitência nos dias de momo. A ordem é ficar no culto orando, no cul torando, no c. torando, no cu torando.

Já os carnavalesco cantam com Caetano Veloso com "Chuva, suor e cerveja". Não se perca de mim Holandinha// não se esqueça de mim Holandinha// não desapareça Holandinha/". Seja o que desu quiser.

 

Um comentário:

  1. Anônimo21:23

    Creio que o novo prefeito seja uma mistura do Beato Salu com Sassá Mutema e Odorico Paraguaçu.

    Arthur da Távola

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...