15 de dezembro de 2012

FUNÇÃO DOS BLOGS E DOS BLOGUEIROS : ANALÍTICA E OPINATIVA

O jornalista Aquiles Emir definiu de maneira objetiva as principais funções dos blogueiros- análise e opinião. Sem as amarras das linhas editoriais a contribuição é contagiosa e contagiante.

Infelizmente não são essas as funcões precípuas dos blogueiros ludovicenses. Fala-se de sequestro, corte de pênis, venda de virgindade, capa de revista, brechós, Luís Gongaga e Sarney.

O conteúdo analítico/opinativo quando brota, na maioria das vezes está a serviço deste ou daquele grupo. Tenho aprimorado estas funções(análise/opinião) com as leituras Michel Foucault.

Em "Ética, Sexualidade, Política" (Editora Forense, 2a edição, págs, 37 e seguintes) o texto "A Filosofia Analítica da Política" cabe como uma luva, ora de pelica,ora de 8 onças.

Diz o lente(professor) que diante do poder o comportamento analítico/opinativo é antidéspota por três formas. Tomei a liberdade de adaptar estas formas ao exercício diário nesta coluna eletrônica.

A primeira é definindo os limites da produção sem o perigo do aviltamento pelo soldo. O texto pode ser contratado como qualquer serviço. A opinião pode ou não ser exposta, mas é pessoal.

A segunda é o propositado estilo irônico com base em Platão, que invadiu o espaço de Dênis, o Tirano. As críticas tem o fito(objetivo) tocar os governantes e políticos, independente de partido.

A terceira é uma cópia literal dos ensinamentos de Michel Foucault  " sejam quais forem os abusos que o poder possa execer, sobre o analista ou sobre os outros, deverá ele manter-se independente".  

A grande dificuldade é que a maioria dos blogueiros são vinculados aos jornais, portanto obedecem indiretamente as linhas político/editorial dos grupos que pululam e rodeiam os governos.

       

3 comentários:

  1. Anônimo20:47

    Caro cesar belo.

    O Elogio da filosofia, que leva ao Discurso da Servidão Voluntária- ETIENNE DELA BOÉTIE, é um bom exercicio para que possamos ser analíticos como você se propõe, pois na tardução: Laymert garcia, Marilena Chauí e outros propõe uma leitura desta de forma que a gente se sente envergonhado de tanta servidão voluntária diante de politicas e politicos sem escrupulos, que nos fazem de ratos e rastejantes diante do seu pseudo e transitório podre poder que estes usama para enriquecer, eles e seua ASSECLAS, ainda por cima humilhando o tão desgraçado povo que se deixa ser usado pór pequenas SINECURAS e favores, se sentindo honrados, mas que na verdade estãosendo humillhados comendo do resto que sobra das mesas fartas do ´s seus algozes ienvestidos de uma falasa ética e moralidade que está longe de ser exercidas por estes pulhas, enfim a servidão pública no discrso de ETENNE é o retrato malfadao dos pobre deserdados de caráter que se cercam também de mais safados pára saitsfazer suas bestiais vontades de ter e não ser digno e reconhecidamente éticop, preferindo apocilga dos conchavos aos desideratos para eles erigidos para serem seguidos com a seriedae dos homens PROBOS.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:33

    Tenho certeza que boa parte dos blogueiros jornalista ou jornalistas blogueiros não conhecem os grandes pensadores da humanidade como Foucaul. Vou buscar a leitura do "Discurso da Servidão" de Etienne Dela Boétie. Agradeço a colaboração, fico satisfeito pela existência de pessoas como você, que através do entendimento intelectual multiplica o saber no sentido do esclarecimento das massas. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo01:40

    ENTÃO CEZAR, VC CRITICA AS HEREDITARIEDADES NA POLITICA, PASSANDO DE PAI PARA FILHO, NETO E NORA.
    MUITO BEM, SO QUE, VC DEIXOU DE CITAR UMA DAS MAIS DESASTROSAS: A DE cASTELO, DELE PARA A MULHER (A PIOR PREFEITA QUE SAO LUIS JA TEVE) E PARA A FILHA GADERNINHA - OUTRA NEGAÇÃO. DIZEM QUE COM SUA ARROGANCIA E INCOMPETENCIA (É QUEM MANDA NA PREFEITURA), AJUDOU NA DERROTA DO PAI.
    MARIA

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA