31 de outubro de 2012

EQUIPE DE TRANSIÇÃO NÃO TEM CARÁTER EMINENTEMENTE TÉCNICO

"Ele não vai gorvernar, será governado", palavras de um professor da rede municipal que dividia assento comigo na Lan House do Castro, no Posto de Gasolina de Fernando Casal, localizado na Avenida Beira-Mar. Ele referia-se a Edvaldo Holanda Junior, o Holandinha.

Concordo em gênero, número e grau com o desconhecido lente(professor). A prova dos nove(somam-se os algarismos e cada vez que a soma superar a nove, diminui-se nove)  é a composição da equipe de transição marcada por filhos de empresários e políticos.

Vamos somar e tirar a prova dos nove :

Roberto Rocha Filho(filho do ex-governador sarneista Luís Rocha) +  Pedro Guedelha(o "centenário" diretor do IBGE no Maranhão) + Rodrigos Marques(Filho de Cidinho, dono do Colégio COC) + Felipe Camarão(filho do ex-vereador Phil Camarão) + Welington Resende( funcionário da CGU e candidato a candidato a prefeito em Icatu) + Bernardo Pires Leal ( filho da tradicional família Pires Leal) + Délcio Neto + Edvaldo Holanda Junior( prefeito eleito e filho do ex-vereador, ex-deputado federal, ex-secretário de governos, Edvaldo Holanda).

A soma "a prima face"(primeira vista) é igual a nove, incluindo o prefeito Holandinha. No entanto cada membro tem um padrinho com origem na política tradicional ou no empresariado local, que financia para auferir maiores lucros. Portanto ao diminuir nove de nove resulta zero. Não existe nada de significativo, mas algo manipulado em mais uma circunstância por Roberto Rocha.

Durante a transição, Roberto Rocha será o prefeito de fato. Só este significativo fato político tira o perfil eminentemente( no mais alto grau) técnico da equipe de "transação". Durante a futura administração a composição será  no modelo do primeiro triunvirato, estabelecido 59 anos antes de Cristo na República Romana, daí a comparação com a República dos Holandas.

Por este modelo o comando do governo era exercido por três homens. Júlio César - acabado de ser eleito cônsul, embora fosse um out-sider político; Pompeu - extremamente popular junto dos cidadãos devido às suas conquistas militares, mas desprezado pela classe empressarial pela falta de sangue azul da sua família; Crasso - considerado o homem mais rico de Roma, mas a quem faltava influência política. Uma vez que César não tinha aliados políticos, Pompeu não conseguia obter terras de cultivo para os veteranos das suas legiões e Crasso não era levado a sério na sua ideia de conquistar o Império Pátrio, os três juntaram-se para unir esforços.

Entre a matemática composição da "prova dos nove"(equipe de transição) e o Triunvirato(Roberto Rocha, Flávio Dino e Holandão) tem uma boa maquiagem. Ocorre que a expectativa é tão grande, quanto a do primeiro governo de Roseana Sarney. Naquele tempo a Sarney apresentou uma tal "Sorboninha", nos mesmos moldes desta equipe de transição. Todos conhecem os resultados dos governos de Roseana Sarney.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA INOP : DR. MILTON GONÇALO SEGUE NA LIDERANÇA PELA PREFEITURA DE SANTA RITA

0 WhatsApp Facebook Twitter Messenger Telegram Comparti O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida elei...